A Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas é uma competição cuja primeira edição em 2012, no Reino Unido. Inspirada na China Girls' Mathematical Olympiad, a EGMO foi criada com o objetivo de dar a mais meninas a oportunidade de participar de torneios internacionais, já que a porcentagem de garotas no meio olímpico é ínfima, e assim incentivá-las a permanecer nesse ambiente competitivo.
Participam do torneio países europeus e também nações de outros continentes (como Índia, Japão e Austrália). Em 2017, o Brasil levou sua primeira equipe, estando entre os 40 países convidados neste ano. Cada país é representado por um grupo de 4 alunas, um líder e um vice-líder.
A prova é realizada nos moldes da IMO: dois dias de teste, cada um com três questões e um limite de 4 horas e meia de duração.
São distribuídas medalhas (ouro, prata e bronze) para 50% das participantes, e menções honrosas para aquelas que fizeram ao menos um problema completo.
O time é selecionado em uma prova durante a Semana Olímpica oferecida pela Olimpíada Brasileira de Matemática, a OBM. O teste de seleção geralmente coincide com o primeiro teste seletivo para a CPLP e Cone Sul.
Para mais informações, acesse:
Site da EGMO