Olimpíada Matemática Rioplatense

rio

Todos os anos, no início de dezembro, a Argentina sedia a aclamada Olimpíada Matemática Rioplatense. É um encontro cativante que reúne os vencedores de competições matemáticas realizadas em um país ou em uma região da América.  Além do Brasil, o único país representado por duas equipes, participam diversos países da América Latina, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia e México.

A equipe brasileira é formada pelos 3 primeiros medalhistas na Olimpíada Cearense de Matemática (time de Fortaleza), e os 3 primeiros no teste de seleção realizado na Olimpíada Paulista de Matemática (equipe de São Paulo). A competição consiste em 4 níveis: nível A (estudantes do 6º e 7º anos), nível 1 (estudantes do 8º e 9º anos), nível 2 (estudantes do 1º e 2º anos) e nível 3 (estudantes do 3º ano).

A comissão da olimpíada preza pelo compartilhamento de um ambiente amigável e favorável ao debate e discussão saudável acerca dos problemas dos dois dias de competição. Em cada um dos dias os participantes têm 3 horas e meia para solucionar 3 problemas dissertativos.

Para mais informações, acesse:
Site da OMA