A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma olimpíada científica para estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, abrangendo os temas de Geografia e das Geociências. Os competidores devem ter capacidade de analisar os fenômenos geográficos de forma integrada, ou seja, considerá-los como um todo e não dividí-los em questões geopolíticas e questões geofísicas.
A competição admite equipes, compostas por três estudantes e um professor-coordenador, de uma mesma escola. As provas da OBG são realizadas em 4 fases, sendo 3 online e uma final presencial: 1ª e 2ª fases com 20 questões objetivas cada e a 3ª com apenas 10 problemas de múltipla escolha.
A colocação final é dada com base no número total de acertos nas três fases iniciais, sendo definidos os 2 times finalistas de cada estado (pelo menos 1 de escola pública) para a quarta etapa do torneio.
A participação de representantes brasileiros em eventos internacionais, como a IGeO, está condicionada a disponibilidade de recursos financeiros.
Para mais informações, acesse:
Site da OBG e Site da IGeO