Olimpíada Internacional de Química

  • Informações Gerais

A Olimpíada Internacional de Química (IChO) é uma competição acadêmica anual para estudantes do ensino médio. É uma das Olimpíadas Internacionais de Ciências. A primeira IChO foi realizada em Praga, Tchecoslováquia, em 1968. O evento tem sido realizado todos os anos desde então, com exceção de 1971. As delegações que participaram dos primeiros eventos eram em sua maioria países do antigo bloco oriental e só em 1980 , a 12ª Olimpíada Internacional Anual de Química, que o evento foi realizado fora do bloco na Áustria. Cada delegação pode enviar até 4 alunos selecionados para participar nesta prestigiada competição. Na última edição da IChO, em 2023, 88 países participaram somando um total de 348 participantes. 

  • Programação

Durante cerca de 9 dias, os estudantes ficam no país-sede sob responsabilidade da organização do evento. A competição consiste em uma prova teórica e  uma prática, que se dão em dois dias diferentes (com um dia intercalando as duas), sendo a prática realizada primeiro. Nos dias restantes, há excursões e festas para os participantes e mentores que estão presentes.

  • Prova

A prova teórica vale 60% da nota final e a prática, os outros 40%. Cada prova é traduzida para a sua respectiva língua pelos mentores na véspera da sua realização; caso haja algum problema na tradução, o aluno pode pedir e analisar a prova original, em inglês.

O participante dispõe de cinco horas para a realização de cada exame; na prova experimental, há também 15 minutos de leitura dos roteiros de prática e questões antes do começo das cinco horas.

  • Preparação

As questões das provas são baseadas numa lista de problemas publicada alguns meses antes pelo país-sede, chamados de problemas preparatórios - os quais introduzem questões teóricas e práticas, podendo estas ser de tópicos avançados, mais específicos, que necessitam de atenção especial.

Os livros indicados são:

  • Orgânica: Organic Chemistry - Clayden, Greeves, Warren and Wothers.
  • Inorgânica: Química Inorgânica Não Tão Concisa – J.D.Lee e Inorganic Chemistry – Shriver & Atkins
  • Físico-Química: Physical-Chemistry – Atkins and Julio de Paula
  • Analítica: Qualitative Inorganic Analysis – Vogel, Quantitive Chemical Analysis – Vogel, Fundamentos de Química Analítica – Skoog e Análise Química Quantitativa - Harris
  • Bioquímica:  Principles of Biochemistry – Lehninger

Além do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química (Fase V da OBQ), há um curso laboratorial para os quatro primeiros colocados na fase VI da OBQ, realizado na UNICAMP.

  • Premiação
  1. Ouro: 10-12% melhores estudantes
  2. Prata: 20-22% seguintes
  3. Bronze: 30-32% após a prata
  4. Menção Honrosa: alunos que estão nos melhores 10% dos participantes não premiados

Há também prêmios especiais para o melhor colocado da competição, o maior pontuador da competição na prova teórica e maior pontuador na prova prática.

O melhor resultado do Brasil na história da competição foi obtido em 2018 pela delegação brasileira da 50ª IChO: além de uma medalha de prata e uma de bronze, foram conquistadas por alunos brasileiros duas medalhas de ouro (as primeiras douradas na história do país na IChO).

Para mais informações, acesse:
Site da IChO 2024

 


Medalha de prata na edição 2024