Olimpíada Brasileira de Química

Autor: Raphael Y. Diniz

Olimpíada Brasileira de Química


OBM_Quimica

A Olimpíada Brasileira de Química – OBQ fase III, tem como objetivo principal estimular o estudo da química, como uma curiosidade científica,  incentivando-os a serem futuros profissionais da área ou a utilizarem tais conhecimentos em outros setores da sociedade, de modo a permitir que os estudantes possam aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico, fornecendo oportunidades que muitos nem esperam.

Só poderão participar os estudantes premiados das olimpíadas estaduais, medalhistas de ouro da OBQjr, candidatas com nota superior a 79,979,9 na QUIMENINAS e medalhistas de ouro da edição anterior da OBQ - fase III (Lembrando que os estudantes classificados pela OBQjr, QUIMENINAS e edição anterior da OBQ não entram na cota de estudantes por estado) , de maneira que os participantes serão divididos em duas modalidades:

  • Modalidade A - alunos do 2º. ano do ensino médio ou séries anteriores (No programa consta os conteúdos referentes aos tópicos de introdução a química, química inorgânica e físico-química).
  • Modalidade B - alunos do último ano do ensino médio ou tecnológico (No programa consta os conteúdos de introdução a química, química inorgânica, físico-química e química orgânica).

A prova é constituída por 15 ou 20 questões objetivas com 5 itens ( caso o candidato erre uma questão, além de perder a pontuação dela, verá ser reduzido 0,5 da sua nota final) e 5 questões subjetivas, as quais devem ser respondidas em um período de 4h. Nessa fase (e nas próximas da seletiva de química) é permitido o uso e calculadora científica não programável.

As modalidades diferem em dois aspectos, os conteúdos cobrados (A modalidade A cobra os conteúdos referentes a introdução a química, química inorgânica e fisíco-química. A modalidade B, além dos conteúdos da modalidade A,  cobra química orgânica [Os assuntos cobrados podem ser vistos em  Programa OBQ.]) e a oportunidade dos  alunos da modalidade A competirem pelas vagas para representarem o Brasil nas olimpíadas internacionais.

Os candidatos com nota igual ou superior a 50 pontos serão premiados, de maneira que a distribuição de medalhas ocorre próximo da proporção de 1:2:3 para Bronze, prata e ouro. Os estudantes com nota maior que 50 que estejam fora do quadro de medalhistas vão receber menção honrosa. Para a modalidade A, a OBQ representa a terceira fase do processo seletivo de química, de maneira que todos os medalhistas dela estão classificados para a realização da fase IV.

Para mais informações sobre como se preparar da melhor maneira para tal competição, seguindo as recomendações de alunos já premiados nela, acesse o nosso Guia de estudos - Seletiva de Química.

Abaixo estão as fotos das medalhas da OBQ fase III:

Medalha de Ouro

 

Medalha de Prata

 

Medalha de Bronze