Olimpíada Brasileira de Química Júnior

OBQJR.

A Olimpíada Brasileira de Química Júnior – OBQ Jr tem por objetivos estimular Ciências da Natureza, de modo especial a Química, contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.

A OBQJr é uma olimpíada para estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. O exame funciona em duas fases:

FASE I não tem limite de inscrições e ocorre no âmbito da escola, com o intuito de selecionar os melhores candidatos da respectiva unidade, de maneira que participam alunos regularmente matriculados no ensino fundamental 6,7∘,8∘ e 9 ano). Ela consiste numa etapa única e  eliminatória, ou seja, a nota dessa fase não conta para o resultado final; onde constará  20 (vinte)  questões de múltipla escolha, cada uma com 4 (quatro) opções e cada questão possuindo o mesmo peso (1) na nota para se classificar para a  Fase II. Tal etapa será realizada de maneira online, com duração ininterrupta de 2 horas.

Na FASE II participam os alunos mais bem classificados no conjunto total de notas, os quais deveram obter nota igual ou superior a 30% da pontuação referente a fase II. Esse limite será informado pela coordenação-geral vinte dias antes da realização desta etapa. Pelo menos 2 (dois) alunos de cada escola participante na etapa anterior participam desta fase, mesmo que estejam abaixo da nota limite estabelecida. As provas serão resolvidas sem uso de calculadoras ou consulta a qualquer tipo de material. Nessa etapa será definido os premiados da competição, sendo realizada de maneira presencial. Nela haverá 18 questões, onde 15  delas são questões de múltipla escolha, fornecendo pontuação máxima de 40 pontos na nota final , e 3 são discursivas valendo 20 pontos cada.

Os estudantes com pontuação final (Nota da Fase IIII) igual ou superior a 50 pontos serão premiados, sendo as premiações distribuídas conforme a sequência existente na classificação nacional:

  • 1^{\circ} - 90^{\circ} \rightarrow medalhas de ouro;
  • 91^{\circ} - 270^{\circ} \rightarrow medalhas de prata;
  • 271^{\circ} - 540^{\circ} \rightarrow medalhas de bronze;
  • Notas iguais ou superiores a 50 e que estejam depois da posição 541^{\circ} na classificação nacional  = menção honrosa.

Os alunos que estiverem no 9° ano do ensino fundamental no ano de realização da prova e forem agraciados com medalha de ouro estão automaticamente classificados para a OBQ modalidade A do ano seguinte. Outra coisa que vale ser ressaltada, é que os 5 estudantes mais bem classificados na OBQjr tem seus nomes gravados na base do troféu da OBQjr do ano em que fizeram a prova, o que é uma grande honra para o estudante. A seguir, podemos ver uma medalha de prata da OBQjr do ano 2021.

A OBQJr é uma importante porta de entrada para o meio olímpico, pois, introduz aos alunos as olimpíadas de química, fomentando o espírito olímpico, consequentemente instigando que aluno se dedique para que consiga seus objetivos e que esse se interesse pela área das ciências das naturezas.

O exame exige que o aluno possua conhecimento de química geral, como modelos atômicos, fenômenos físicos, fenômenos químicos, química ambiental, propriedades periódicas, ligações químicas, separações de misturas, distribuição eletrônica, entre outros assuntos que com base no programa da OBQjr e estão disponíveis no Curso NOIC de Introdução a Química e Curso NOIC de Química Inorgânica.