A RoboCup Junior (RCJ) é uma divisão da Robocup Major, criada para introduzir os focos de educação e metas da competição principal para jovens estudantes do ensino fundamental e médio, este é um evento internaconal, fundado em 1998 e cuja a primeira edição ocorreu em 2000 e, desde então, edições internacionais acontecem todo o ano. Para participar desta, que é uma das mais prestigiadas competições de robótica para jovens, é necessário se classificar pelas chamadas "competições domésticas" para cada categoria, no caso do Brasil, as equipes de cada categoria podem se classificar ao participar da OBR prática/CBR/LARC (o nome varia de acordo com a categoria da seletiva) e, em geral, aproximadamente duas equipes por categoria se classificam para este evento.
Para participar dessa competição, os membros da equipe devem ter entre 14 e 19 anos (no dia 1º de Julho do ano que ocorrerá a RoboCup Junior, por exemplo, se o estudante participar da seletiva em Outubro de 2024 com 13 anos, e fizer aniversário antes de julho, este estará apto a participar da internacional, no outro extremo, se o aluno participou da competição doméstica com 19 anos, e ainda tiver 19 até 1º de Julho este também poderá competir na RoboCup Junior).
Para estudantes abaixo dessa idade, o Brasil conta com a OBR primária e agora também com a OBR Artística (OnStage) para que estudantes do 1º ao 8º ano do fundamental também possam participar, a comunidade da OBR também está colocando à teste o "Nivel 0" para que estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental possam competir entre si de modo isolado. Porém, vale ressaltar que os estudantes do nível 0 e 1 não podem se classificar para a RoboCup Junior, todavia, estas competiões são uma ótima via para ganhar experiência prévia e preparo para quando forem competir no nível principal ("Nível 2").
Além disso, todas as categorias da RCJ também contam com uma competição especial: o SuperTeams, uma competição extra que ocorre após os desafios principais da categoria, nele, equipes de diferentes países se unem para resolver novos desafios propostos
Por ser uma vertente da RoboCup, a RCJ conta com menos categorias, estas também sendo mais acessíveis. As categorias são divididas em 3 conjuntos principais: Rescue, Soccer e OnStage, todas as subcategorias serão exploradas individualmente logo abaixo.
Soccer
A modalidade Soccer é o núcleo da RoboCup, uma vez que, o objetivo da competição é o desenvolvimento de tecnologias para fazer com que robôs sejam capazes de vencer a seleção campeã da Copa do Mundo de futebol de 2050. Apesar de toda sua importância no Major, na RoboCup Junior esta categoria ainda perde em popularidade para a Rescue, já que a última por muitas é a porta de entrada dos competidores no torneio.
Sobre o Soccer, cada equipe pode usar 2 ou 3 robôs e a categoria é dividida em três subcategorias: Lightweight, Open e Simulation.
A diferença entre as categorias está relacionada à bola e aos robôs, de resto, as regras são as mesmas.
Lighweight
Essa categoria é jogada usando uma bola especial que emite um sinal IR, os robôs (no máximo 2) devem pesar até 1.4kg e podem ter um alcance de captura de bola de até 3.0cm
Open
Essa categoria é jogada usando uma bola passiva, ou seja, que não emite nenhum tipo de sinal, e laranja, os robôs (no máximo 2) devem pesar até 2.2kg e podem ter um alcance de captura de bola de até 1.5cm
Simulation
Essa categoria é realizada de modo inteiramente virtual, na plataforma construída "Webots", cada equipe terá direito à programar 3 robôs, e todas as decisões de jogo são feitas por um árbrito artificial.
OnStage
A OnStage é a única categoria exclusiva da RoboCup Junior até o momento, ela não é dividída em nenhuma subcategoria, e seus desafios consistem em criar um ou mais robôs de forma livre que sejam capazes de interagir com humanos, e então bolar uma apresentação no palco para exibir essas interações e contar uma história divertida, que envolva humanos e robôs. Essa categoria se destaca em relação às outras por conta de sua liberdade, o limite para ela é a sua imaginação (e um palco 4x5), Os trabalhos realizados nessa categoria podem variar desde musicais em que os robôs também tocam instrumentos até a exibição de complexos mecanismos de movimentação guiados por Inteligência Artificial, que, inclusive, é um aspecto muito usado nessa categoria.
Rescue
A categoria Rescue da RoboCup Junior é a mais popular, uma vez que a grande maioria das "competições domésticas" (Regionais, Estaduais, Nacionais, etc) ao redor do mundo tem uma forte adesão à essa categoria, como o próprio nome indica, a categoria envolve superar obstáculos e resgatar vítimas. A maior adesão à essa categoria está diretamente relacionada à sua acessibilidade, uma vez que para ter uma performance boa nesta competição o investimento mostra-se menor do que para todas as outras categorias.
A Rescue pode ser divida em quatro subcategorias diferentes: Rescue Line, Rescue Maze, Rescue Simulation e Rapidly Manufactured Robot Challenge (RMRC)