RoboCup

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

RoboCup

RoboCup

RoboCup é uma competição mundial de robótica que ocorre todo ano, inclusive mais de uma vez por ano para algumas modalidades, podendo ser vista como a fase internacional das olimpíadas de robótica que se desenrolam no Brasil. Ela visa o estudo e desenvolvimento da Inteligência Artificial e da Robótica.

Se realizando desde 1997, a RoboCup já foi sediada em diversos países, inclusive no Brasil em 2014! Além das competições, divididas em 5 ligas, o evento também conta com um simpósio onde ocorrem discussões e apresentações de contribuições científicas em uma variedade de áreas de pesquisa relacionadas a todas as divisões da RoboCup. É uma excelente oportunidade de disseminar novas ideias assim como tecnologias promissoras.

Para se classificar para a RoboCup, os competidores devem primeiramente competir nas fases nacionais das modalidades. No Brasil, por exemplo, essas fases equivalem à Competição Latina Americana de Robótica/Competição Brasileira de Robótica (LARC/CBR) e à Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Apesar de a RoboCup em si ser voltada para um público adulto, ela possui uma de suas ligas, a RoboCupJunior, destinada aos estudantes mais jovens, alunos do Ensino Fundamental e Médio.

RoboCupSoccer

  A liga principal da competição; trata-se basicamente de um jogo de futebol entre duas equipes representadas pelos seus respectivos times de robôs. Tem como objetivo desenvolver a tecnologia necessária para que, em meados do século XIX, um time de futebol composto por robôs seja capaz de ganhar do então time (humano) campeão da Copa do Mundo de Futebol, segundo as regras da FIFA. Além de ser uma das modalidades mais importantes da RoboCup é também a mais popular, atraindo um grande número de pessoas que se entretêm assistindo ás partidas entre os robôs. Pode ser dividida ainda em 5 categorias:

- Humanóide (Humanoid): Nessa categoria são usados robôs autônomos com corpos humanóides, se tornando um verdadeiro desafio imitar o andar dinâmico, a corrida e o chute de uma bola, tudo isso enquanto percebe visualmente os outros jogadores, o campo e a bola.

- Plataforma Padrão (Standard Platform League (SPL)): Nessa categoria todos os times participam usando o mesmo robô chamado NAO, desenvolvido pela SoftBank Robotics. Esses robôs também jogam de forma autônoma e tomam decisões diferentes uns dos outros tendo, assim, que encontrar uma maneira de se comunicar com os componentes de seu mesmo time.

- Tamanho Médio (Middle-Size): Nessa categoria os robôs apesar de não serem humanóides, possuem um tamanho considerável e jogam utilizando uma bola de futebol de verdade, com as especificações oficiais da FIFA.

- Tamanho Pequeno (Small-Size): Nessa categoria, diferentemente de nas anteriores, existe um sistema de câmeras acima do campo. As equipes, então utilizam esse sistema para rastrear e monitorar todos os elementos do campo, incluindo a bola, seus robôs e os robôs adversários. Utilizando comunicação sem fio, os competidores processam os dados e controlam seus robôs.

- Simulação (Simulation 2D/Simulation 3D): Essa categoria foca no desenvolvimento da Inteligência Artificial e estratégia de time, pois se baseia apenas no software ocorrendo inteiramente em um campo virtual através de um computador que realiza as simulações.

RoboCupJunior

É a liga voltada para os estudantes mais jovens, ou seja, aqueles que ainda estão no ensino fundamental e médio, ou superior sem condições de participar das outras ligas. Também é dividida em outras categorias: Soccer, OnStage, Rescue e CoSpace.

RoboCupRescue

Essa liga foi criada a partir da preocupação em desenvolver uma tecnologia capaz de auxiliar humanos nos momentos de desastres. Ela promove estratégias de resgate para que robôs sejam capazes de realizar tarefas difíceis para humanos nessas circunstâncias. É dividida nas categorias Robô e Simulação, a primeira requer uma demonstração da capacidade de mobilidade, percepção sensorial, planejamento e mapeamento enquanto procura por “vítimas”. Já a Simulação visa desenvolver simulações que se aproximem da realidade de infra-estrutura e fenômenos que ocorrem em desastres, mas também visa desenvolver agentes inteligentes e robôs com a capacidade de atuarem como principais líderes em cenários de desastre.

RoboCup@Home

A liga ‘casa' visa desenvolver uma tecnologia robótica com grande relevância para aplicações domésticas futuras. Navegação, interação robô-humano, cooperação, mapeamento e manipulação de objetos são alguns dos desafios que os competidores dessa modalidade enfrentam.

RoboCupIndustrial

A liga mais nova criada, trabalha com robôs adaptados a ambientes de trabalho com grande relevância á robótica industrial. Ela foca na pesquisa de automação em produção industrial.

Para mais informações acesse o site oficial da RoboCup.

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
%d bloggers like this: