O que é o Torneio Meninas na Matemática
12/08/2019 Ana StudartFoi anunciado oficialmente hoje, no dia 12 de agosto, que o Torneio Meninas na Matemática () terá sua primeira edição em 2019, no dia 17 de outubro desse ano. Como o nome sugere, a prova será direcionada para participantes do sexo feminino. Tal especificação do público é relacionada aos objetivos dessa competição, sendo alguns deles incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática, e aumentar a representatividade feminina em competições nacionais e internacionais.
Desse modo, com a criação do , esperasse criar um espaço de olimpíada em que as alunas brasileiras possam competir e ser premiadas de forma igualitária, desenvolvendo a confiança em seus potenciais para as demais olimpíadas, testes de seleção e desafios estudantis.
Existirão dois níveis: nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio). Não serão abertas inscrições, as participantes serão convidadas mediante desempenho em competições passadas. Os três métodos de seleção serão:
- Por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2018;
- Por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018;
- E mais três indicadas por estado. Duas do nível 2, com um necessariamente sendo do 8º ano, e uma do nível 3, ficando essas a critério da coordenação regional.
A lista das convocadas será divulgada no site do no dia 26 de agosto.
A prova será realizada em tal quinta-feira, dia 17 de outubro, começará as 14 horas (horário de Brasília) e terá duração máxima de 4h30. A competição será realizada por meio de uma prova única que será aplicada para todas as competidoras. Entretanto, a premiação será separada por níveis. Serão distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, além das menções honrosas.
Outro espécie de premiação é que as melhores posicionadas terão acesso a treinamentos olímpicos, já que promover a maior participação de alunas nesses eventos é um dos objetivos do torneio. Como consta no regulamento, as 24 alunas premiadas com medalhas serão convidadas a participar dos cursos, treinamentos e processos seletivos oferecidos na Semana Olímpica da OBM, com seus custos de viagem, hospedagem e alimentação cobertos pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e/ou seus parceiros.
Um último objetivo que vale a pena ressaltar é que essa olimpíada será usada como a primeira parte da seletiva da equipe brasileira para a European Girls' Math Olympiad (EGMO), da qual o Brasil participa desde 2017, mandando uma equipe de quatro integrantes anualmente. Anteriormente, a seleção era feita pela OBM em conjunto com um teste específico.
Ao longo dos últimos três anos de participação, o Brasil conquistou bons resultados na Suíça, Itália e Ucrânia, somando uma medalha de ouro, duas de prata, 6 de bronze e uma menção honrosa, além de ter alcançado a 13º posição em 2018. Em 2020, a EGMO ocorrerá em Egmond, na Holanda.
Para conferir o site do , clique aqui.
Para saber mais sobre a EGMO, confira nossas postagens sobre tal competição ou o site da EGMO.
Comentários