Confira o resultado final da 11ª ONHB!

19/08/2019 Ana Studart

Dos 73 mil participantes inscritos para a primeira fase da 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), 225 estudantes foram agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze. A premiação, assim como a última fase da competição, foi realizada na Unicamp, em Campinas, no último domingo (18/09).

Antes da fase presencial, os competidores passaram por seis fases onlines, cada uma com duração de uma semana. Todas as fases, exceto a quinta, eram eliminatórias. Desse modo, somente um grupo seleto de 314 equipes, somando 1200 participantes, foram convidados para o teste presencial.

A comissão da ONHB descreveu a tarefa final, que foi aplicada nesse sábado(17/08), como sendo a realização de uma prova dissertativa em que foi apresentado um conjunto de documentos com manchetes de jornais dos últimos do Brasil e solicitado aos competidores a elaboração de um texto com os temas: violência, exclusão e banalidade do mal.

No total, foram 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. Além disso, todos os selecionados para a final receberam as medalhas de honra ao mérito. Das 75 principais premiações, 20 foram de times oriundos do Rio Grande do Norte, 15 de Pernambuco, 14 do Ceará e 12 de São Paulo. Outros 7 estados também tiveram representantes agraciados:  Bahia (4), Piauí (3), Minas Gerais (2), Goiás (1), Pará (1), Paraíba (1), Rio de Janeiro (1) e Sergipe (1).

O Rio Grande do Norte foi também o estado com maior número de medalhas de ouro (4), seguido de Pernambuco (3) e São Paulo (3). Outro fato interessante é que, das 75 medalhas, 58 foram do Nordeste e 32 de escolas públicas.

Para conferir as medalhas de cada estado, clique aqui.

Para saber mais sobre a ONHB, confira nossa page ou o site da olimpíada.

Para saber mais sobre a experiência de participar da ONHB, confira nossa matéria sobre a importância da ONHB.

 

Comente