Acontece hoje a Segunda Fase da OBMEP 2019!

28/09/2019 Caio Hermano

Hoje, dia 28 de setembro, acontece a Segunda Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2019 (OBMEP) às 14h30 (horário de Brasília). A OBMEP é uma competição promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que possui como objetivo instigar nos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de todo o Brasil o gosto pela Matemática.

Desde 2017, participam também as escolas particulares e ela se tornou uma prova seletiva para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), para a qual são chamados os 300 estudantes de cada nível com as melhores notas na Segunda Fase olimpíada.

Lembrando que para conferir seu local de prova, basta clicar aqui e indicar onde você estuda. Além disso, a comissão da OBMEP respondeu algumas dúvidas de muitos alunos acerca da prova da Segunda Fase, veja a seguir:

  • Quais são os documentos necessários?

No dia da prova, é obrigatório a apresentação de um documento de identificação legível, como foto foto (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar) e número de CPF. Estudantes que não possuam CPF poderão indicar o número do documento do responsável legal (pai ou mãe).

  • O que eu posso usar durante a prova?

Utilize unicamente lápis preto, borracha e caneta esferográfica preta ou azul. As respostas da prova deverão ser feitas à caneta esferográfica azul ou preta. Apenas os rascunhos poderão ser feitos de lápis, de modo que respostas feitas à lápis serão desconsideradas.

O ideal é levar mais de uma caneta e testar todas antes da prova. Outros materiais deverão ser guardados dentro da sua mochila. Apenas alunos com deficiência visual podem fazer uso do Sorobã - ábaco adaptado.

  • São quantas questões?

A prova da Segunda Fase da OBMEP consiste em uma prova composta por 6 (seis) questões discursivas. Os alunos deverão apresentar os cálculos bem como o raciocínio empregado.

  • Quanto tempo dura a prova?

A prova da Segunda Fase dura 3 (três) horas para todos os níveis. Para os alunos que fazem a prova em Braille, ampliada ou que precisem de acompanhante, a duração será de 4 (quatro) horas. O tempo mínimo de permanência na sala de prova é de 45 (quarenta e cinco) minutos.

Para acessar essa e outras dicas, confira a postagem oficial da OBMEP.

O NOIC deseja uma boa prova a todos os estudantes que participarão da competição! 

Confira também:

Comente