Hoje é o último dia para confirmar a participação na Semana Olímpica da OBI!

19/11/2019 Lais Nuto

Hoje, 19 de novembro de 2019, é o último dia para confirmar a participação na Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que ocorrerá no Instituto de computação da Unicamp, em Campinas (entre os dias 1  de dezembro até 7 de dezembro).  São convidados para a Semana Olímpica  os melhores classificados nas Modalidades Iniciação (níveis 1 e 2) e Programação (níveis júnior, 1 e 2), os convidados desse ano foram:

  • Iniciação nível 1: Medalhistas de Ouro (22 competidores)
  • Iniciação nível 2: Medalhistas de Ouro (17 competidores)
  • Programação nível Junior: Medalhistas de Ouro e Prata (11 competidores)
  • Programação nível 1: Medalhistas de Ouro, Prata e Bronze (19 competidores)
  • Programação nível 2: Medalhistas de Ouro e Prata (15 competidores)

A Semana Olímpica é uma oportunidade dos alunos participarem de cursos teóricos e práticos sobre algoritmos e técnicas de programação. Para os estudantes da modalidade de Programação Nível 2, eles também poderão participar da Seletiva da IOI (Olimpíada Internacional de Informática).

A semana Olímpica é uma experiência única para os estudantes que participam, confira o depoimento de alguns deles:

"A Semana Olímpica é uma experiência única, com certeza! Lá a gente conhece gente nova, tem aulas com professores sensacionais e consegue ter uma visão de mundo totalmente diferente, ela abre nossa cabeça pra novas oportunidades e nos faz ver novos horizontes, a partir do contato com outros olímpicos. Foi lá que eu consegui a oportunidade de vir para o Farias Brito, mudou minha vida completamente."

-Sofhia de Souza Gonçalves, participante da semana olímpica de 2018

"Eu participei da Semana Olímpica da OBI nos anos de 2016, 2017 e de 2018, participando, respectivamente, das modalidades PJ, P1 e P2, sendo na P2 onde ocorre a seletiva para a IOI. Nós chegamos na Semana Olimpica no domingo da semana, o dia de domingo é completamente livre e normalmente é o momento que a gente conhece o hotel e seu monitor "pai". Os monitores são alunos da UNICAMP que cuidam dos alunos durante o período da Semana Olimpica, cada aluno tem um monitor "pai" que fica responsável por ele, como acordar o aluno quando ele está atrasado ou resolver algum problema que venha a ocorrer durante a Semana Olimpica. O café da manhã é no hotel e mais ou menos às 8 horas o ônibus sai para o Instituto de Computação da UNICAMP, pela manhã tem aulas com professores escolhidos para aquele ano e a tarde, na Programação Nível 2, ocorre a seletiva ( com exceção da segunda-feira que a tarde é periodo de aula ). O almoço é realizado normalmente no RU da universidade, já a janta normalmente é realizada no hotel. Os passeios normalmente são feitos após a seletiva/aula a tarde e são feitos para os dois shoppings de Campinas."

-Thiago Mota, participante da Semana Olímpica de 2016, 2017 e 2018

"Os alunos da SO são todos hospedados em um mesmo hotel, onde dividem um quarto com outro participante (geralmente do mesmo nível). Além disso, cada aluno é acompanhado por um monitor (também chamado de "pai" ou "mãe"). Os monitores são alunos da UNICAMP, que nos acompanham nas atividades e ajudam os alunos em qualquer tipo de problema.

O transporte do hotel para a UNICAMP é por meio de ônibus, logo depois do café da manhã (servido no próprio hotel). As aulas teóricas começam pela manhã e terminam por volta de 12h. Após isso, o almoço para todos os alunos é no próprio RU (ou "bandeijão") da UNICAMP. No horário da tarde, os alunos da Iniciação, PJ e P1 fazem simulados, e os da P2 participam da Seletiva da IOI (exceto no primeiro dia, em que também fazem simulados). O jantar acontece no hotel, depois do retorno de todos os alunos.

Em dois dias da semana, logo após as aulas práticas, acontecem passeios para shoppings em Campinas. O transporte também é por ônibus e todos os estudantes são acompanhados pelo seu "pai" ou "mãe". Finalmente, a premiação da OBI é feita no último dia da SO, no próprio hotel, e é seguida por um jantar. Na premiação são entregues as medalhas de cada participante, e, também, é anunciado o time da IOI do ano seguinte."

-Lúcio Cardoso, participante da Semana Olímpica de 2017 e 2018

Quer saber mais sobre a OBI e a IOI? Acesse o nosso curso de Informática.

Se você estiver em dúvida de como começar a estudar para essas olimpíadas, confira o nosso guia de estudos.

Comentários

Comente