Hoje ó o primeiro dia da seletiva presencial para as olimpíadas internacionais de astronomia!

02/03/2020 Gabriela Jacob

Hoje, 2 de março, está ocorrendo o primeiro dia da primeira fase presencial das seletivas internacionais de astronomia: a International Olympiad on Astronomy and Astrophysics (IOAA- Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica) e a OLAA (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica), na Barra do Piraí.

Os medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do 9º ano e do Ensino Médio que conseguem tirar ao menos 9/10 pontos no nível 3 ou 7/10 pontos no nível 4 na proba da OBA são selecionados para a seletiva online da OBA, que possui três provas e classifica até 120 alunos para a seletiva internacional. 

Dessa forma, os alunos selecionados participam dessa fase presencial, na qual são submetidos a duas provas teóricas, uma de carta celeste, uma de planetário e uma prova de céu aberto (a última somente acontece caso o tempo não esteja chuvoso).

Assim, 40 desses alunos são classificados para outros dois treinamentos em Vinhedo, nos quais são novamente testados e, desses, 10 são selecionados para as internacionais: em geral, os 5 primeiros para a IOAA e os 5 próximos, para a OLAA. Esses 10 ainda participam de mais um treinamento em Vinhedo antes das competições.

Quer saber mais sobre olimpíadas de astronomia? Acesse a nossa página de Astronomia Para Olimpíadas para mais informações e para ter acesso a guias e materiais de estudo para a sua jornada!

Comente