Novo formato e inscrições abertas para a OBR

26/07/2020 Rhuan Campideli

A OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), devido à pandemia do coronavírus, prorrogou o término das inscrições e também desenvolveu um novo formato para a modalidade prática.

A OBR, destinada a alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico, possui duas modalidades: A Modalidade Teórica, na qual uma prova escrita é aplicada nas escolas; e a Modalidade Prática, que consiste em eventos regionais e Estaduais onde se aplica a construção de robôs para cumprir algumas tarefas.

Neste ano de 2020, a Modalidade Teórica da OBR permanece inalterada, ou seja, a prova escrita será aplicada presencialmente nas escolas, com data a ser definida. Já a Modalidade Prática será aplicada em um novo formato, de forma virtual.

Esse novo formato terão duas modalidades: A Simulação e a Apresentação. A Apresentação consiste em os alunos apresentarem um vídeo, de até 5 minutos, que mostre um projeto desenvolvido por eles e que se relaciona à Robótica a um dos seguintes quesitos: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica.  A Simulação ocorrerá através de um programa virtual que simulará a prova prática. 

Além disso, as inscrições para a OBR estão abertas até o dia 18 de setembro de 2020. Acesse este link para mais informações sobre as inscrições.

Para mais detalhes sobre o novo formato, sobre as datas da OBR, bem como para ter acesso ao manual de regras, acesse este link. 

Confira também nossos materiais de Robótica, para se preparar melhor para a Olimpíada.

Ainda, continue acompanhando nosso Jornal Olímpico, para saber das novidades sobre as olimpíadas científicas.

Bons Estudos!!!

Comente