Guias de Estudos
Atualmente, estudantes brasileiros possuem a possibilidade de participar de três principais olimpíadas de astronomia: a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), a OLAA (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica) e a IOAA (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica). Essas olimpíadas têm um objetivo principal em comum: divulgar e incentivar o estudo astronômico. Participar de Olimpíadas de Astronomia é muito mais do que competir em busca de uma medalha; é procurar entender o funcionamento do nosso universo, criar laços com estudantes de todo o Brasil e divulgar conhecimento de astronomia ao redor do país e do mundo.
A OBA é a porta de entrada para a seleção dos alunos que irão compor as equipes que representarão o Brasil na OLAA e IOAA. Para participar dessa seletiva, é necessário tirar nota superior a (para estudantes de Nível 4) ou (para estudantes de Nível 3). Apesar disso parecer uma tarefa “simples”, a OBA é apenas o começo da extensa jornada astronômica das seletivas de astronomia.
Como a seletiva possui diversas fases, cada uma com suas próprias peculiaridades, a equipe de astronomia do NOIC possui guias de estudos para cada etapa. Veja o guia referente a sua etapa de interesse e aprenda a estudar com eficiência para, no futuro próximo, representar o Brasil em uma olimpíada internacional de astronomia!
Autores:
- Guia OBA: Bismarck Moreira (OLAA 2019)
- Guia Seletivas Online: Bruno Makoto (IOAA 2021)
- Guia Barra do Piraí: Otávio Ferrari (IOAA 2021))
- Guia Vinhedo e IOAA: Bruno Makoto
- Guias antigos e Guia OLAA: Bismarck Moreira