Guia OBA

Feito por Gabriela Martins

Se você vai fazer a OBA nos níveis 3 ou 4, confira já nosso guia!

Conteúdo do Guia:

• Como é a prova?
  • O que estudar?
  • Quais materiais de estudo usar?

Como é a prova?

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) surgiu em 1998 e é realizada anualmente desde então pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB) com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Durante a pandemia, a OBA foi realizada virtualmente em 2020 e 2021, porém a prova é normalmente realizada presencialmente, na forma de uma única fase composta por uma prova de 10 questões. Alunos do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio podem participar, sendo divididos em quatro níveis: Nível 1 (1º a 3º ano do ensino fundamental), Nível 2 (4º e 5º ano do ensino fundamental), Nível 3 (6º a 9º ano do ensino fundamental) e Nível 4 (ensino médio).

A importância da OBA na divulgação da astronomia é ímpar, uma vez que a prova é repleta de textos que te ensinam o próprio conteúdo a ser cobrado na questão, além da grande quantidade de medalhas distribuídas todo ano. Por fim, alunos que obtiveram nota maior ou igual a 9,0 no nível 3 ou 7,0 no nível 4 são convidados a participarem das seletivas para as olimpíadas internacionais de astronomia. O quadro abaixo informa as faixas de nota para cada medalha na edição de 2022.

O que estudar?

A lista de conteúdos de cada nível é sempre divulgada no regulamento da OBA (que você pode encontrar aqui) e não muda muito de ano pra ano. A lista é geralmente bem grande, porém tenha em mente que a olimpíada não vai cobrar de você um entendimento profundo sobre cada um dos conceitos. Não se esqueça que a OBA quer que você aprenda fazendo a prova, então não são necessários muitos conhecimentos prévios para resolvê-la. A lista a seguir trás os conteúdos de astronomia que você deve saber para a prova. Além desses, saber regra de três, porcentagem, cálculo de área de figuras, trigonometria, teorema de Pitágoras e lei dos cossenos é importante para fazer uma boa prova, uma vez que isso pode não ser dado na questão.

Nível 3:

Astronomia

• Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, forma, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais, coordenadas geográficas, bússola, dia e noite, horas e fusos horários, solstícios, equinócios, zonas térmicas.
  • Lua: fases da Lua, meses e eclipses.
  • Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano.
  • Objetos do Sistema Solar (planetas, satélites, asteroides, cometas), galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia.
  • Constelações e reconhecimento do céu.
  • Sol: translação da Terra, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar.
  • Origem e desenvolvimento da Astronomia.
  • Leis de Kepler.
  • Conquista do espaço.
  • Origem do Universo.
  • Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem.
  • Gravitação: força gravitacional e peso.
  • Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz.
  • Constelações e reconhecimento do céu.

Astronáutica

• A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Astronauta Brasileiro Marcos Pontes).
  • Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem?
  • A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra.
  • O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio.
  • O homem na Lua.
  • A Exploração de Marte.
  • A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager).
  • Os satélites brasileiros (SCD, CBERS e AMAZÔNIA).
  • Os foguetes brasileiros e de outros países.
  • Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações
  • A Estação Espacial Internacional (ISS).
  • O Telescópio Hubble, James Webb e demais telescópios espaciais.
  • As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE, ITA, CLA, CLBI, etc).
  • Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial?.
  • O corpo humano no espaço.
  • Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz, Próton e os atuais das empresas privadas, tipo SpaceX etc.

Nível 4:

Astronomia

• Conteúdos do nível 3.
  • Lei de Hubble.
  • Espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação, efeito Doppler.
  • Calor, magnetismo, campo magnético da Terra, manchas solares.
  • Evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas).
  • Origem do sistema solar e do universo.

Astronáutica

• A Corrida Espacial e a Guerra Fria.
  • Como os astronautas se comunicam no espaço.
  • Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape e circular.
  • Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária).
  • O campo gravitacional terrestre.
  • Como manter e controlar um satélite em órbita.
  • Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre?
  • Quanto da massa total de um foguete é combustível?

Quais materiais de estudo usar?

1) Provas Antigas

Para qualquer olimpíada é importante realizar as provas antigas, para que você se acostume com o estilo das questões e se atente ao tempo. No geral, todo mundo estuda pra OBA só fazendo as provas mesmo.

2) Canal Astrobiofísica

O professor Virgílio é muito famoso entre os alunos de olimpíadas de astronomia. Ele tanto para produz conteúdo tanto para a OBA quanto para a seletiva, então preste atenção quanto a isso. Além do mais, ele sempre realiza lives muito boas conforme a prova vai chegando, como o clássico kahoot de revisão, em que você pode interagir com a comunidade. Entre no grupo do telegram para interagir e tirar dúvidas!

3) Tópicos de Física

Gravitação, Leis de Kepler e velocidade é um assunto recorrente na OBA, tratado geralmente no 1º ano do ensino médio. Dessa forma, recomendamos que utilize alguma coleção de livros de física, como o Tópicos de Física para esses assuntos. Essa coleção é muito boa, sendo muito utilizada também nas olimpíadas de física. Os conteúdos citados estão contidos no volume 1.

4) Canal Astrofísica para Todos

Os cursos de nível Galileu Galilei e Lemaître cobrem uma grande variedade de assuntos em um nível coincidente com o da OBA.

5) Divulgadores científicos

Ficar atento a lançamentos, eclipses, novas descobertas e outras notícias na astronomia é uma boa sacada para a OBA. A prova sempre cobra alguma atualidade desse tipo. A lista de divulgadores científicos é enorme, então escolha o que melhor te agrada. Uma dica para evitar informações equivocadas é checar se o divulgador possui Selo de Qualidade da SAB.

6) Manual de Astronomia

Caso tenha dificuldade ou curiosidade em algum tópico, este livro pode ser útil. Vale ressaltar que ele faz parte da bibliografia da prova.