Segunda Fase 2018 - Objetivas

Escrito por Daniel Colli

Questão 01

Em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 6,5% a.a. É possível afirmar que a taxa efetiva ao dia é igual a:

a) (1 + 6,5\%)^{\frac{1}{360}}-1

b) (1 + 6,5\%)^{\frac{1}{252}}-1

c) (1 + 6,5)^{\frac{1}{252}}-1

d) \frac{6,5%}{252}

e) \frac{6,5%}{360}

Assunto abordado

Finanças - Periodicidade da Taxa e Adaptação do Rendimento

[collapse]
Solução

[collapse]
Gabarito

(1 + 6,5%)^{\frac{1}{360}}-1

Alternativa A

[collapse]

Questão 02

A seguir, indique quais eventos favorecem uma valorização do Dólar frente ao Real.

I. O ganho de confiança dos investidores internacionais perante a economia brasileira.
II. Um aumento da taxa básica de juros no Brasil.
III. Um aumento da taxa básica de juros nos Estados Unidos.

Assinale a alternativa correta:

a) I está correta.

b) II está correta.

c) I e II estão corretas.

d) II e III estão corretas.

e) Apenas a III está correta.

Assunto abordado

Macroeconomia - Moedas e Câmbio

[collapse]
Solução

[collapse]
Gabarito

Apenas a III está correta.

Alternativa E

[collapse]

Questão 03

Sobre macroeconomia, assinale a alternativa correta.

(01) Um contrato de swap cambial equivale a uma operação de venda futura de dólar. Este tipo de operação recentemente foi muito utilizado pelo Banco Central para aumentar a volatilidade do câmbio.

(02) Um aumento da taxa básica de juros reduz o consumo, que por consequência reduz a pressão inflacionária.

(08) A taxa básica de juros também representa quanto os ativos de dívida remuneram. Desta forma, é correto dizer que uma taxa básica de juros mais elevada favorece o mercado de ativos de renda fixa.

(16) Em um cenário de taxa básica de juros negativa, o capital não é atraído pelos bancos por questões de rendimento financeiro

(32) No modelo IS-LM, um aumento da taxa de juros (i) leva a um aumento do produto (y).

A soma dos itens corretos resulta em:

a) 01

b) 09

c) 26

d) 33

e) 48

Assunto abordado

Macroeconomia - IS-LM, Comércio Internacional, Juros e Indicadores Econômicos

[collapse]
Solução

[collapse]
Gabarito

26

Alternativa C

[collapse]

Questão 04

A seguir, sobre economia aberta, aponte o somatório adequado.

(01) No regime de câmbio fixo, a política monetária é ineficaz para alterar o nível de renda da economia, pois o Banco Central pede o controle dos agregados monetários, que passam a depender do comportamento das reservas internacionais.

(02) Em uma economia aberta com livre mobilidade de capitais, um aumento da taxa de juros, ficando esta maior que a taxa de juros internacional, induzirá uma entrada massiva de capitais, gerando um déficit em Transações Correntes.

(08) Uma desvalorização da taxa de câmbio leva a uma maior competitividade dos produtos nacionais no exterior e, consequentemente, a um aumento nas exportações.

(16) Considerando o regime de câmbio flutuante, uma fuga de capitais, em dólares, provoca um aumento da oferta dessa divisa no país, provocando uma desvalorização da taxa de câmbio nacional.

(32) No modelo Mundell Fleming (perfeita mobilidade de capitais), uma adoção de política monetária expansionista produz deslocamento da curva LM para direita, tendo um efeito positivo sobre o produto da economia.

A soma dos itens corretos resulta em:

a) 01

b) 03

c) 12

d) 33

e) 41

Assunto abordado

Macroeconomia - Moedas e Câmbio, IS-LM

[collapse]
Solução

[collapse]
Gabarito

41

Alternativa E

[collapse]

Questão 05

Bárbara comprou um ingresso para um show de um famoso comediante de stand-up antecipado pela internet, com 25% de desconto. Na sexta-feira do evento, entretanto, começou a fazer muito frio e chover muito, de forma que Bárbara desanimou em sair de casa – se não tivesse comprado o ingresso, certamente não iria mais. “Mas como já comprei, melhor ir – não quero desperdiçar o ingresso”, pensou. O comportamento de Bárbara não está alinhado com o esperado de um agente racional pela teoria econômica. Indique abaixo o erro lógico que melhor representa o desvio em relação à racionalidade.

a) Falácia das janelas quebradas (“Broken Windows fallacy”).

b) Falácia do apostador (“Gambler’s fallacy”).

c) Falácia do custo afundado (“Sunk cost fallacy”).

d) Falácia do almoço grátis (“Free lunch fallacy”).

e) Aversão ao risco (“Risk-aversion”).

Assunto abordado

Economia Comportamental - Vieses e Heurísticas

[collapse]
Solução

[collapse]
Gabarito

Falácia do custo afundado (“Sunk cost fallacy”).

Alternativa C

[collapse]

Questão 06

A Economia Comportamental é uma disciplina que estuda como as decisões são tomadas, como o ser humano interage com a Economia a nível psicológico, e o papel da irracionalidade nisso. É uma área que expandiu muito na última década, e se propõe a refutar a teoria do homo economicus, do homem como agente econômico perfeitamente racional. Os experimentos geralmente são bastante empíricos, e, a primeira vista, parecem conter resultados anti-intuitivos ou até paradoxais. Vejamos um exemplo.

Em uma creche em Israel, havia um problema: na hora de buscar as crianças no fim da tarde, muitos pais se atrasavam, às vezes meia hora ou mais. Isso, em consequência, atrasava o horário de fechamento da creche e gerava custos com hora-extra dos funcionários. Então a administração resolveu, por unanimidade, tomar uma medida: estipular uma multa por atraso aos pais de dez shekels (aproximadamente dez reais) por criança após uma margem de tolerância de dez minutos.

Inicialmente satisfeitos com sua decisão, os administradores da creche começaram a observar os resultados. Então, para sua surpresa e confusão, ao longo dos meses seguintes, constataram que a imposição da multa não diminuiu, mas aumentou a quantidade de atrasos entre os pais das crianças, que, sem nem protestar, pagavam a multa quando se atrasavam.

Este resultado se dá por causa de um certo mecanismo comportamental. Ache, entre as alternativas, uma situação que pode ser explicada em termos do mesmo mecanismo.

a) Bruno é um estatístico que estuda taxas de morte em transporte em diversos locais do mundo. Ele sabe que a chance de alguém morrer andando de carro em uma cidade ou rodovia é consideravelmente maior do que em um acidente de queda de avião. Mesmo assim, ele evita voar e prefere viajar por terra, a não ser quando não possa evitar – e, quando não tem outra escolha senão o avião, fica nervoso durante o voo.

b) Felipe é um investidor cujo sentimento de dor ao perder 3000 reais é desproporcionalmente maior que seu sentimento de prazer ao ganhar 10000 reais em operações na Bolsa de Valores. Isso faz com que ele, ao longo do tempo, opte por aplicações cada vez mais conservadoras, mesmo em detrimento de possíveis rendimentos maiores.

c) O contador de Gabriel, um engenheiro que se considera responsável com sua vida financeira, informa a ele que ele gasta muito mais de seus ganhos disponíveis (o montante que sobra depois do pagamento das despesas fixas) em coisas supérfluas quando usa seu cartão de débito do que quando paga em dinheiro. Gabriel não usa cartão de crédito.

d) Fernando, um bancário, almoça no restaurante Refúgio nos seus dias de trabalho já fazem três anos, e sempre escolhe a mesma mesa para sentar. Mesmo que o restaurante não trabalhe com reservas, e as mesas sejam todas iguais, ele se sente levemente ofendido nos dias em que chega e vê “sua” mesa ocupada por outras pessoas, e só nesses dias escolhe outra para sentar.

e) Daniel liga para seu amigo de longa data Rafael pedindo ajuda para trocar o pneu do seu carro, que acaba de furar. Rafael larga o que está fazendo e vai imediatamente ajudar. Depois de suar e se sujar de graxa, Rafael terminou de trocar o pneu, cansado mas satisfeito em ter ajudado o bom amigo nessa hora de necessidade. Então, Daniel lhe oferece cinco reais como agradecimento. Rafael então se sente injuriado e magoado, e vai embora sem dizer mais palavra. Daniel, olhando para os cinco reais em sua mão, fica atônito sem entender essa reação.

Assunto abordado

Economia Comportamental - Vieses e Heurísticas

[collapse]
Solução

[collapse]
Gabarito

Daniel liga para seu amigo de longa data Rafael pedindo ajuda para trocar o pneu do seu carro, que acaba de furar. Rafael larga o que está fazendo e vai imediatamente ajudar. Depois de suar e se sujar de graxa, Rafael terminou de trocar o pneu, cansado mas satisfeito em ter ajudado o bom amigo nessa hora de necessidade. Então, Daniel lhe oferece cinco reais como agradecimento. Rafael então se sente injuriado e magoado, e vai embora sem dizer mais palavra. Daniel, olhando para os cinco reais em sua mão, fica atônito sem entender essa reação.

Alternativa E

[collapse]

Questão 07

Leia com atenção as seguintes medidas econômicas:

I) No setor primário, foi permitido aos agricultores exercerem o controle de suas terras desde que vendessem uma parte contratada de suas colheitas ao Estado – o que acabou ocasionando aumento da produção agrícola.

II) As indústrias estatais foram autorizadas a vender qualquer produção acima da cota planejada. Além disso, commodities foram comercializadas seja por preços tabelados, seja a preço de mercado.

III) Possibilitou investimentos estrangeiros que estavam relativamente livres de regulamentações e intervenções burocráticas que dificultavam o crescimento econômico.

IV) Controles estatais sobre as empresas privadas e a intervenção do governo continuaram a diminuir, e houve privatização de empresas estatais deficitárias.

V) Houve medidas para a descentralização do controle estatal, deixando os líderes locais gerirem maneiras de aumentar o crescimento econômico e privatizar o setor estatal. A abordagem de baixo para cima das reformas promovidas é considerada um fator importante que contribui para o sucesso das medidas econômicas.

VI) Ocorreu uma privatização em grande escala, na qual todas as empresas estatais, com exceção de alguns grandes monopólios, foram liquidadas e seus ativos vendidos a investidores privados – o número de empresas estatais chegou a diminuir a quase 50%.

VII) Muitas reformas importantes que teriam prejudicado os interesses de grupos de interesse especial na burocracia do governo. A corrupção e o aumento da inflação aumentaram o descontentamento, contribuindo para protestos.

Com base no excerto anterior e em seus conhecimentos, tais medidas ocorreram:

a) no Brasil, com a abertura econômica iniciada por Fernando Collor.

b) na URSS, constituindo a Perestroika de Mikhail Gorbachev.

c) na China, a partir de Deng Xiaoping.

d) no Chile, durante a ditadura de Pinochet, sob influência dos Chicago Boys.

e) na Argentina, com as medidas neoliberais do presidente Carlos Menen.

Assunto abordado

História Econômica - Medidas, Políticas Públicas e Governamentas Notáveis

[collapse]
Solução

[collapse]
Gabarito

Na China, a partir de Deng Xiaoping.

Alternativa C

[collapse]

Questão 08

Fatores econômicos diferentes fazem com que a relação entre as economias de diferentes países oscile. Isto traz implicações na taxa de câmbio, que traduz uma espécie de queda de braço entre as moedas de diferentes países.

Imagine que o dólar se valorizou 20% em relação ao euro, e o iene (moeda do Japão) se desvalorizou 10% em relação ao euro. De quanto o iene se desvalorizou em relação ao dólar?

a) 22%

b) 25%

c) 28%

d) 30%

e) 35%

Assunto abordado

Macroeconomia - Moedas e Câmbio

[collapse]
Solução

[collapse]
Gabarito

25%

Alternativa B

[collapse]