Primeira Fase 2021 - Objetivas

Escrito por Nícolas Goulart

Questão 1

Assunto abordado

Integridade

[collapse]
Solução

Dispensa comentários.

[collapse]
Gabarito

Ao realizar a prova da OBECON, comprometo-me a fazer o meu melhor, de modo individual, dentro do tempo estabelecido, sem consultar bibliografia, Internet, professores ou colegas. Com isso, estarei agindo de modo íntegro, me orgulharei da minha atitude e a usarei como referência para outras decisões de minha vida. Independentemente do resultado que eu venha a ter nesta prova, o maior benefício para mim será a certeza de ter agido de forma íntegra e, com isso, protagonizado uma mudança positiva para todos que me cercam – desde minha comunidade imediata até o Brasil como um todo.

Item a)

[collapse]

Questão 2

Assunto abordado

Noções de Economia

[collapse]
Solução

I. As variáveis mencionadas descrevem o funcionamento da Economia nacional como um todo, e são objeto de estudo da Macroeconomia [B].

II. A relação entre os desejos ilimitados e os recursos limitados é objeto de estudo da Economia em geral [D].

III. As decisões de consumidores e produtores individuais e suas interações nos mercados são objeto de estudo da Microeconomia [A].

IV. A relação entre fatores psicológicos, emocionais, etc. e as tomadas de decisão individuais são objeto de estudo da Economia Comportamental [C].

[collapse]
Gabarito

I-B, II-D, III-A, IV-C.

Item b)

[collapse]

Questão 3

Assunto abordado

Noções de Economia/Mercados perfeitamente competitivos

[collapse]
Solução

I. O estudo positivo se preocupa com como as coisas são, analisando a economia sem julgamento de valor. \therefore Verdadeira

II. O estudo normativo se preocupa com como as coisas deveriam ser, baseado em julgamentos de valor. \therefore Verdadeira

III. Modelos são tentativas de representar e sistematizar a realidade, não de maneira exata, mas utilizando ferramentas que permitam análises qualitativas e quantitativas da economia. \therefore Verdadeira

IV. Mercados perfeitamente competitivos são caracterizados por: grande número de compradores e vendedores; produtos idênticos; ausência de barreiras de entrada. A afirmativa, neste caso, cita apenas a primeira característica dos mercados competitivos. \therefore Falsa

[collapse]
Gabarito

Somente I, II e III.

Item d)

[collapse]

Questão 4

Assunto abordado

Matriz de exportação

[collapse]
Solução

A maior parte das exportações da Alemanha têm como destino países da Europa, representada em roxo nas matrizes. Vemos que os itens b) e c) apresentam maioria das exportações para países europeus. No item b), porém, a Alemanha aparece como um parceiro do país em questão, logo esta matriz não pode ser dela (afinal, ela não importa produtos dela mesma). Nos resta, portanto, o item c), que é de fato a matriz de exportação alemã.

[collapse]
Gabarito

Item c)

[collapse]

Questão 5

Assunto abordado

Matriz de exportação

[collapse]
Solução

Essa questão exige um pouco de conhecimento de mundo do candidato e noções do que cada país latino-americano produz. Soja, petróleo e minério de ferro são as três principais exportações do Brasil. Como brasileiros, esta matriz talvez nos seja a mais conhecida. A segunda matriz é a do Chile, país cuja economia gira, em grande parte, ao redor da extração e do refino do cobre. Embora talvez menos conhecida por nós brasileiros, a economia chilena se destaca por essa característica fora da curva.

[collapse]
Gabarito

Brasil e Chile.

Item b)

[collapse]

Questão 6

Assunto abordado

Exportações

[collapse]
Solução

Para resolver esta questão, basta olhar a imagem e identificar a alternativa que apresenta, respectivamente, um país representado com a cor azul e um com a cor vermelha. A única alternativa em que isso ocorre é a c), pois a China está azul e a Argentina está vermelha.

[collapse]
Gabarito

China e Argentina.

Item c)

[collapse]

Questão 7

Assunto abordado

Commodities

[collapse]
Solução

Há várias maneiras de resolver essa questão. Sabendo que o Brasil é um grande exportador de commodities agrícolas e que a Arábia Saudita é uma grande exportadora de petróleo, por exemplo, pode-se identificar os países em verde como sendo os da categoria II, e os países em azul como sendo da categoria IV, o que é suficiente para responder à questão. Agora que você já sabe que o Chile é um grande exportador de cobre, também poderia identificar os países em vermelho como sendo da categoria III.

[collapse]
Gabarito

I-Branco; II-Verde; III-Vermelho; IV-Azul.

Item a)

[collapse]

Questão 8

Assunto abordado

Aumentos e descontos

[collapse]
Solução

Chamemos de P o preço original da cadeira.

Um aumento de 20\% no preço da cadeira elevaria seu preço para

P(1+20\%)=1.2P

Um aumento adicional de 30\% elevaria o preço da cadeira para

1.2P(1+30\%)=1.56P

O desconto necessário para que a cadeira passasse a custar 30\% a mais do que o seu preço original, portanto, pode ser encontrado por

1.56P(1-x)=1.3P

x=1-\frac{1.3}{1.56}

\boxed{x=16.6\%}

[collapse]
Gabarito

16.6\%

Item b)

[collapse]

Questão 9

Assunto abordado

Gastos militares no século XX

[collapse]
Solução

Questão anulada.

[collapse]
Gabarito

Questão anulada.

[collapse]

Questão 10

Assunto abordado

Relação da alta tecnologia com a economia

[collapse]
Solução

a) Incorreta. Há uma relação clara entre os países mais exportadores de alta tecnologia e a qualidade de vida de sua população.

b) Incorreta. Não há nenhum país subdesenvolvido entre os maiores exportadores de alta tecnologia.

c) Incorreta. Embora esteja começando a ganhar alguma relevância hoje em dia, esta ainda é pequena e não existia antigamente.

d) Incorreta. Não é coincidência. Há uma forte relação entre a produção de alta tecnologia e a relevância política e econômica dos países.

e) Correta. A economia atual tem, de fato, pressionado os países a migrar sua produção para a alta tecnologia.

[collapse]
Gabarito

A economia do século XXI tem pressionado os países a cada vez mais migrarem suas matrizes de produção para a alta tecnologia.

Item e)

[collapse]

Questão 11

Assunto abordado

Moedas

[collapse]
Solução

I. Correta. Uma moeda com valor intrínseco é uma moeda que tem utilidade além de servir como meio de troca. Como os cigarros estão sendo utilizados como moedas e possuem uma utilidade além dessa função (podem ser fumados), ele pode ser considerado uma moeda com valor intrínseco neste caso.

II. Incorreta. O dólar americano não possui outra utilidade prática além de servir como meio de troca. Ele é o que se chama de moeda fiduciária, assim como o Real.

III. Correta. A libra esterlina deixou de ser lastreada em metais preciosos em 1931.

IV. Incorreta. A prata tem muitas utilidades práticas além de servir como moeda. O denário, portanto, possuía valor intrínseco.

[collapse]
Gabarito

I, III.

Item a)

[collapse]

Questão 12

Assunto abordado

Experimentos

[collapse]
Solução

A pesquisa de Débora não comprova a eficácia do programa de forma definitiva, pois os alunos que participam do programa são aqueles que provavelmente já teriam uma taxa de graduação acima da média.

[collapse]
Gabarito

Não, porque os alunos que participam do programa provavelmente já eram mais talentosos, esforçados, abastados ou apoiados, e por isso já era esperado que eles teriam uma taxa de graduação acima da média.

Item c)

[collapse]

Questão 13

Assunto abordado

Teoria de Jogos

[collapse]
Solução

Há três casos de eficiência de pareto. Os dois primeiros se dão quando um se mantém em silêncio e o outro confessa, pois a estratégia que beneficiaria o que se manteve em silêncio seria confessar, de forma que sua pena reduziria em 2 anos. No entanto, isso causaria um prejuízo para o que confessou, pois esse agora será preso por três anos. O terceiro caso é dado quando ambos se mantém em silêncio, pois ambos tem a pena de 1 ano, e a única maneira de reduzir isso seria confessando. Isso faria com que o outro fosse preso por 5 anos.

E o único caso de equilíbrio de Nash se dá quando os dois confessam, pois se algum deles mudasse de estratégia para ficar em silêncio, sua pena subiria de 3 para 5 anos, visto que o outro confessou.

[collapse]
Gabarito

3 casos Pareto-eficientes, quando um se mantém em silêncio e o outro confessa e quando ambos se mantém em silêncio. 1 equilíbrio de Nash, quando ambos confessam.

Item a)

[collapse]

Questão 14

Assunto abordado

Ativos

[collapse]
Solução

Investimentos de renda variável são aqueles que estão sujeitos a flutuação no valor dos mesmos e, por isso, não possível prever o retorno que este trará no momento que é realizado o investimento. Podemos citar como exemplos de investimentos de renda variável: Derivativos, Criptomoedas, Ativos, etc. Por outro lado, investimentos de renda fixa possuem suas regras de rendimento definidas no momento em que este é realizado, sendo assim, possível, na maioria dos casos prever o rendimento final do investimento no momento da compra. Podemos citar exemplos de investimentos de renda fixa: Poupança, CDB, LCA e LCI, Tesouro Direto, etc.

Temos portanto que, dentre as opções apresentadas, a única que não apresenta um ativo de renda variável é Tesouro Direto.

[collapse]
Gabarito

Tesouro Direto.

Item d)

[collapse]

Questão 15

Assunto abordado

Juros simples e compostos

[collapse]
Solução

Vamos calcular quanto rende cada alternativa:

a)

Juros simples de 12\% ao ano é o equivalente a juros simples de 1\% ao mês. Como o dinheiro ficará rendendo por 6 meses, o montante final será

M_a=10.000(1+6\cdot 1\%)

M_a=10.600

b)

Não precisamos fazer nenhuma conversão. Basta aplicar a fórmula dos juros compostos:

M_b=10.000(1+1\%)^6

M_b=10.615,2

c)

Basta multiplicarmos o valor por dia pela quantidade de dias:

M_c=10.000+3,4\cdot 30\cdot 6

M_c=10.612

d)

R$1,80 por dia será R$54,00 por mês. Podemos juntar isso aos juros simples de 0,5\% ao mês para achar o valor final:

M_d=10.000(1+6\cdot 0,5\%) + 54\cdot 6

M_d=10.624

e)

Basta aplicarmos as fórmulas dos juros simples e compostos:

M_e=5.000(1.01)^6+5.000(1+6\cdot 1\%)

M_e=10.607,6

 

Fica claro que a alternativa d) é a que gera o maior retorno.

[collapse]
Gabarito

Juros simples de 0,5% ao mês com adicional de R$1,80 por dia.

Item d)

[collapse]

Questão 16 

Assunto abordado

Noções de investimento

[collapse]
Solução

Veja que a única informação que temos sobre as empresas são o seu setor e o quanto elas cresceram no último período. Mesmo no mundo real, isso não é suficiente para determinar qual é o melhor investimento. Em um país hipotético, onde não temos nem informação sobre o tempo e o espaço, ou como anda a economia local por exemplo, estamos ainda mais cegos sobre esse tipo de decisão. Talvez o ano seguinte seja ano de eleições, e a empresa Condorcet Voting Systems certamente se beneficiaria disso. Talvez a Banerjee Corps. subiu devido a uma bolha e logo sofrerá correções. Como não temos esses tipos de informação, podemos apenas concluir que não há informação suficiente para decidir qual a melhor empresa. O ponto da questão era mostrar como o mercado de ações é volátil e não podemos tomar esse tipo de decisão apenas baseado em alguns números.

[collapse]
Gabarito

Não há informação suficiente para responder.

Item e)

[collapse]

Questão 17

Assunto abordado

Investimentos

[collapse]
Solução

Seja P o valor das ações da Gamestop e L o lucro que Tarcísio irá obter.

Caso Tarcísio aposte R$500,00 com a sua mãe para que o preço P_{futuro} das ações da Gamestop fiquem abaixo de R$20,00, só existe dois cenários: P_{futuro} < R$20,00 então o lucro L = +500 -500 = 0, pois ele ganha da aposta com o pai, mas perde a aposta feita com a mãe e P_{futuro}  data-recalc-dims= R$20,00" /> então o lucro L = -500 +500 = 0, pois ele perde da aposta com o pai, mas ganha a aposta feita com a mãe. Dessa forma, caso Tarcísio opte por realizar o item a) ele terá 100% de chance de ter lucro L = 0, nunca maior que isso. Logo, o item a) está incorreto.

Caso Tarcísio opte por realizar o item b), ele corre o risco de o preço da ação do Gamestop passar de R$20,00. Nesse caso, o lucro obtido por Tarcísio é dado por L = -500 +250 -250 = -500, pois ele perde a aposta com o pai (-500) e com uma das pessoas que ele apostou (-250), mas ganha apenas da outra pessoa (+250), obtendo assim L<0. Logo, o item b) está incorreto.

Não há nenhuma informação sobre o comportamento do preço das ações da competidora da Gamestop, dessa forma, pode-se concluir que o item c) está incorreto.

No caso de Tarcísio optar por realizar o item d), ele lucrará com a valorização das ações. Se ele compra R$500,00 reais em ações da Gamestop a preço presente de P_{presente} = R$10,00 , ele conseguirá comprar uma quantidade Q de ações dada por  Q = 50. A partir daí, há dois casos a se considerar:

Caso 1 (P_{futuro} < R$20,00): Nesse caso Tarcísio ganhou a aposta do seu pai e adquirá uma uma renda por ter investido nas ações da Gamestop igual a R = Q(P_{futuro} - P_{presente}), no qual, no pior dos casos P_{futuro} = 0, logo R = 50(0 - 10) = - 500. Com isso o lucro obtido por Tarcísio L \geq 0 sempre.

Caso 2 (P_{futuro}  data-recalc-dims= R$20,00)" />: Nesse caso Tarcísio perdeu a aposta com seu pai, mas irá lucrar com a valorização do preço da ação da Gamestop. Dessa forma, o lucro obtido por Tarcísio  L = -500 + R, onde R representa  a renda gerada por investir nas ações da Gamestop. Sabemos então que R \geq Q(P_{futuro} - P_{presente}) = 500. Assim, L \geq 0 sempre. Logo a alternativa d) está correta.

Caso Tarcísio opte por realizar o item e), caso P_{futuro}  data-recalc-dims= R$20,00" />, ele perderá a aposta e não conseguirá recomprar as ações a um preço mais barato, pois estas terão se valorizado. Logo, é possível concluir que o item e) está incorreto.

[collapse]
Gabarito

Usou os R$500,00 que ele já tinha guardado na poupança para comprar ações da Gamestop.

Item d)

[collapse]

Questão 18

Assunto abordado

Matemática financeira

[collapse]
Solução

O preço do laptop, se comprado nos Estados Unidos, será

550(1+6\%)(1+10\%)\cdot D

onde D é a cotação do dólar. Para a compra valer a pena, esse valor deve ser menor que os R$3800 que Lucas pagaria no Brasil. Portanto:

550(1,06)(1,1)D\leq 3800

D\leq \frac{3800}{550(1,06)(1,1)}

\boxed{D\leq 5,925}

Entre as alternativas, a cotação máxima para a qual a compra ainda vale a pena é R$5,92

[collapse]
Gabarito

R$ 5,92.

Item c)

[collapse]

Questão 19

Assunto abordado

Decisões financeiras baseadas em um perfil

[collapse]
Solução

Analisando item por item:

a) Gerencie investimentos em editoras das obras de von Neumann, que seriam muito compradas no futuro.

Uma decisão incerta e que traria resultados apenas no longo prazo. Além disso, talvez não seja a opção mais lucrativa, especialmente por estarmos investindo apenas em um setor que não teve um crescimento tão expressivo e fora do padrão nos anos seguintes.

b) Obtenha contratos de compra no mercado futuro de ações de diversas empresas do setor de informática, esperando que essa indústria se desenvolva.

Considerando que já sabemos o boom que a tecnologia teve hoje em dia, essa definitivamente é uma opção viável. Mesmo na época já havia motivos para acreditar que essa área iria crescer imensamente. Apesar de demorar alguns anos para o setor crescer, investir naquele momento do tempo onde tudo ainda estava começando definitivamente é uma opção a ser observada.

c) Compre ações de desenvolvedoras de armamentos atômicos, que eram companhias com capital aberto e, com seu uso, renderiam cobaias e grande retorno.

Mesmo naquela época, essas companhias não eram de capital aberto pois esses experimentos eram feitos geralmente em segredo. Mas supondo, como a questão disse, que era possível investir nisso, poderia ser um negócio muito lucrativo no início, mas os investimentos e pesquisas dessa área cairiam drasticamente depois do fim da guerra fria. Mas o principal motivo a se levar em conta é que Neumann, como dito no enunciado, estava sensibilizado pelas questões nucleares, devido ao seu câncer. Seria imprudente esperar que fosse de seu desejo ter seu nome e sua fortuna relacionado a esse tipo de setor, que certamente poderia ser usado para ferir milhares de pessoas.

d) Adquira computadores e mantê-los conservados, pois seriam antiguidades ainda mais caras assim que a tecnologia os tornassem obsoletos.

Seria uma opção arriscada, pois não há como prever a valorização de determinados tipos de equipamento, especialmente na área de tecnologia, onde geralmente "o novo é sempre melhor". Além disso, Neumann estava procurando inovação e avanços em pesquisas. Também não seria uma boa ideia utilizar sua herança para tirar recursos extremamente úteis de pesquisas e atrasar o progresso da ciência.

e) Deposite a quantia seguramente em conta-poupança, para que não seja perdida e assim retorne valores elevados posteriormente.

Uma conta-poupança normalmente só é usada para reservas de emergência, pois seu retorno é extremamente baixo comparado com outros investimentos. Para fazer render a fortuna de Neumann de forma que seus desejos sejam atendidos, é melhor procurar outro investimento.

Por análise, a melhor opção dado o perfil do investidor e nossos conhecimentos sobre a situação do mundo e o decorrer da história ao longo dos últimos anos é a do item b).

[collapse]
Gabarito

Obtenha contratos de compra no mercado futuro de ações de diversas empresas do setor de informática, esperando que essa indústria se desenvolva.

Item b)

[collapse]

Questão 20

Assunto abordado

Conceito de Finanças

[collapse]
Solução

Tem-se que de uma maneira geral, os nomes de determinados fenômenos/efeitos comportamentais são relativamente auto-explicativos. Podemos observar, de certa forma nos mostrados a seguir:

Teoria do efeito dominó, de Eisenhower \rightarrow enunciada pelo então presidente dos Estados Unidos Dwight Eisenhower, essa teoria afirmava que se um país caísse sobre influência do comunismo, os países próximos territorialmente iriam cair sobre influência do sociolismo da mesma forma.

Lei da Oferta e da Demanda \rightarrow relaciona a quantidade ofertada e demandada de determinado produto ou serviço com o preço desse produto ou serviço.

Efeito Manada \rightarrow denomina-se a atitude de outras pessoas reproduzirem a mesma ação realizada por outros.

Viés da Confirmação \rightarrow ocorre quando busca-se informações e dados que visam confirmar a tese/pensamento inicial, na maioria das vezes, descartando evidências que venham a ser contra as ideias iniciais.

Efeito do Falso Consenso \rightarrow ocorre quando colocamos as nossas crenças e opiniões como um consenso da sociedade.

Temos portanto que o efeito que consegue descrever o fenômeno observado em ""Essa fuga fez com que os menores investidores também fugissem do barco" só pode ser o Efeito Manada.

[collapse]
Gabarito

Do efeito manada.

Item c)

[collapse]

Questão 21

Assunto abordado

Opções

[collapse]
Solução

O vendedor de commodities está em busca de um mecanismo de garantir que ele vá receber no mínimo o valor atual de suas commodities no futuro. O mecanismo que lhe garante isso é compra de uma opção de venda: ele está comprando o direito de vender suas commodities ao preço atual no futuro. Se o preço das commodities cair, ele pode realizar sua opção e vender ao preço atual. Se o preço das commodities subir, ele pode simplesmente ignorar o contrato, pois ele não vai querer vender ao preço atual se elas estiverem valendo mais.

[collapse]
Gabarito

Compra de Opção de Venda (COV).

Item c)

[collapse]

Questão 22

Assunto abordado

Bens de luxo

[collapse]
Solução

Alguns bens no mercado, como os bens de Veblen e de Giffen, vão contra a lei da oferta e demanda habitual. Acontece um efeito contrário, onde sua demanda é estimulada por seus altos preços, e ter um desses significa luxo e um elevado status social do dono, devido à sua raridade e exclusividade. Portanto, é interessante para essas empresas que o valor de seus produtos seja sempre elevado, pois é isso que estimula sua compra. Sabendo disso, algumas empresas destroem os seus itens de luxo que não foram vendidos, pois essa é uma parte da oferta e demanda que elas não conseguem fugir: uma alta oferta ainda iria reduzir os preços, e isso reduziria a demanda. Para elas, o prejuízo de queimar os produtos não vendidos é menor do que a desvalorização dos mesmos.

[collapse]
Gabarito

Manter o valor dos produtos da empresa inflados através de baixa oferta, que traz consigo um senso de “raridade” e “exclusividade”.

Item b)

[collapse]

Questão 23

Assunto abordado

Peso Morto

[collapse]
Solução

Questão Anulada

[collapse]
Gabarito

Questão Anulada

[collapse]

Questão 24

Assunto abordado

Externalidades

[collapse]
Solução

I. Correta. O benefício social da vacinação supera o benefício privado, pois além de não se infectar, o indivíduo vacinado também não espalha o vírus para outras pessoas. Assim, quando se vacina, ele cria um efeito positivo não só em si mesmo, mas também em outras pessoas.

II. Correta. O custo social é maior porque uma pessoa que não cumpre a quarentena, além de colocar a si mesmo em perigo, também coloca os outros à sua volta. Portanto, quando decide cumprir a quarentena, está criando uma externalidade positiva.

III. Incorreta. O benefício social de cumprir a quarentena é maior que o benefício privado, pois o indivíduo que cumpre a quarentena protege não só a si mesmo, mas também aos outros. Portanto, ao cumprir a quarentena, está criando uma externalidade positiva.

[collapse]
Gabarito

I, II

Item c)

[collapse]

Questão 25

Assunto abordado

Maximização de lucros

[collapse]
Solução

Temos que o lucro \pi é dado pela receita (R) menos o custo de produção. Ou seja,

\pi = R - TC

Temos que a receita R é dada pela quantidade de Šerbets vendidos q vezes o preço individual de cada um p, e TC foi dado no enunciado:

R = p \times q

TC = 5000 + \dfrac{q^2}{2}

Sabemos pela relação dada no enunciado que:

q = 300 - p

Então, rearranjando a expressão para obter p em função de q, temos:

p = 300 - q

Assim, podemos substituir o valor de q para obter R apenas em função dessa variável:

R = (300 - q) \times q

R = 300q - q^2

Voltando pra expressão original, podemos achar uma relação entre o lucro e a quantidade produzida:

\pi = 300q - q^2 - (5000 + \dfrac{q^2}{2})

\pi = -\dfrac{3q^2}{2} + 300q - 5000

Veja que temos uma função de segundo grau, uma parábola com concavidade para baixo. Sendo assim, podemos utilizar cálculo ou apenas as fórmulas já conhecidas para achar o valor máximo do gráfico. Assim, temos que o valor de q para atingirmos o máximo é dado por:

q^* = \dfrac{- (300)}{2\times \dfrac{-3}{2}}

\boxed{q^* = 100}

Colocando o valor encontrado na expressão obtida anteriormente, podemos encontrar qual será o lucro máximo:

\pi^* = -\dfrac{3(100)^2}{2} + 300(100) - 5000

\boxed{\pi^* = 10000}

[collapse]
Gabarito

?* = 100, π* = 10. 000.

Item a)

[collapse]

Questão 26

Assunto abordado

Leilões

[collapse]
Solução

Com o mecanismo apresentado pela questão, o negócio só pode ser concluido caso P_{editor} \geq P_{Goethe} e caso o negócio venha a ser realizado o valor será sempre igual a P_{editor}, o que carcateriza um modelo de barganha. Além disso, vale ressaltar que o editor não sabe qual o valor de P_{Goethe}.

Dessa forma, não há aumento de chance de o negócio vir a ser concluido, afinal, como explicado anteriormente há 0% de chance de o negócio ser fechado se P_{editor} \leq P_{Goethe}. Logo, o item a) está incorreto.

Com o mecanismo proposto, caso o negócio venha a ser fechado Goethe recebe apenas o valor mínimo estabelcedio por ele, assim não receberia o valor máximo de um modelo de barganha. Assim, o item b) está incorreto.

Uma vez que o Editor não possui conhecimento sobre o valor mínimo estabelecido por Goethe, o Editor deve oferecer o valor que acredita que a obra possui no mercado. Dessa forma, o Editor teria que revelar o valor que ele estaria realmente disposto a pagar. Isso permitiria que o Goethe obtesse mais informação sobre o valor real de suas obras no mercado para negócios futuros. Assim, o item c) mostra-se correto.

Pelo próprio mecanismo estabelecido por Goethe, ele receberia apenas o valor mínimo que o próprio estabeleceu para que o negócio fosse fechado, dessa forma, o item d) está incorreto.

Não há nenhuma informação no problema sobre a forma ou condições de pagamento do advogado de Goethe, dessa forma, o item e) está incorreto.

[collapse]
Gabarito

Com esse mecanismo, o editor deve revelar a sua verdadeira disposição a pagar pela nova obra de Goethe.

Item c) 

[collapse]

Questão 27

Assunto abordado

Desigualdade e Coeficiente de Gini

[collapse]
Solução

A foto ilustra a desigualdade econômica. Entre os conceitos listados, o que melhor ilustra a desigualdade é o Coeficiente de Gini, que mede a desigualdade de um determinado grupo.

[collapse]
Gabarito

Coeficiente Gini.

Item a)

[collapse]

Questão 28

Assunto abordado

Taxa de desemprego

[collapse]
Solução

A taxa de desemprego leva em conta apenas as pessoas que estão ativamente procurando emprego, mas estão desempregadas. Uma pessoa que desistiu de procurar emprego, embora esteja desempregada, não entra no cálculo da taxa de desemprego. O número de pessoas que perderam emprego, portanto, pode ser maior do que indica a taxa de desemprego, porque algumas dessas pessoas podem ter desistido de buscar emprego durante a pandemia.

[collapse]
Gabarito

A taxa de desemprego não expressa a porcentagem dos cidadãos que desistiram de procurar emprego por causa da crise.

Item b)

[collapse]

Questão 29

Assunto abordado

Influências macroeconômicas nos preços

[collapse]
Solução

I. Com o aumento do valor do dolár, há um incentivo à venda de produtos no mercado exterior, diminuindo, por sua vez a oferta dos mesmos produtos no mercado interno, e por a carne ser um produto considerado inelástico está mais sujeito a variações consideráveis de preço, que com a diminuição da oferta no mercado interno, tende ter ser valor aumentado. Logo, o item I está verdadeiro;

II. As políticas de lockdown e distanciamento social não mudaram o comportamento/preferências socieconômicas dos consumidores, logo não é possível afirmar que houve um aumento na demanda de carne devido a tais políticas. Portanto, o item II está falso. 

III. A valorização do preço de commodities de milho e de soja produziu incentivos para que estes produtos aumentassem suas exportações, dessa forma, os criadores de gado, devem pagar mais caro para conseguir os insumos das rações dos e animais, o que, por sua vez, está diretamente ligado ao valor da carne no mercado.  Logo, o item III é verdadeiro.

[collapse]
Gabarito

I, III

Item d)

[collapse]

Questão 30

Assunto abordado

Criptoativos e política monetária

[collapse]
Solução

Para ser capaz de realizar política monetária com eficiência, o banco central precisa controlar a oferta de moeda no país (ou continente, como é o caso do Banco Central Europeu). Os bancos centrais não conseguem controlar com eficiência a quantidade de Dogecoins e Bitcoins na economia (não conseguem imprimir mais dessas moedas, por exemplo), e portanto sua adoção generalizada dificultaria a implementação de política monetária.

[collapse]
Gabarito

Dificuldade de implementar política monetária.

Item a)

[collapse]

Questão 31

Assunto abordado

Curva de Phillips e desemprego

[collapse]
Solução

A relação ilustrada pela Curva de Phillips é válida apenas no curto prazo. Expansão monetária leva a inflação, que leva a um aumento na receita dos produtores e então a uma redução da taxa de desemprego. No longo prazo, porém, a taxa de desemprego independe da inflação, e portanto a expansão monetária não é capaz de influenciar o desemprego.

[collapse]
Gabarito

Os economistas neokeynesianos questionam a efetividade de realizar expansão monetária como forma de atingir o pleno emprego no longo prazo.

Item e)

[collapse]

Questão 32

Assunto abordado

Atualidades

[collapse]
Solução

A prática de dumping pela China em sua própria moeda está diretamente ligada com a Guerra Comercial entre China e Estados Unidos, sendo assim responsável por gerar atrito geopolítico entre as nações. Dessa forma, o item a) está incorreto.

Devido ao fato da Indepdência da Taiwan/Taipei Chinesa ter sido apoiada pelos Estados Unidos, esse fato histórico evento é constantemente motivo de atrito político entre as nações. Dessa forma, o item b) está incorreto.

A pressão dos EUA para que outros países ocidentais não usem tecnologia chinesa no desenvolvimento de suas redes 5G, está diretamente ligada a Guerra Comercial entre essas nações, sendo assim, grande motivo para atrito geopolítico entre as duas envolvidas. Dessa forma, o item c) está incorreto.

Não houve nenhum escândalo quanto a um suposto assassinato de um jornalista dentro da embaixada chinesa em Seul, Coreia do Sul, que estivesse ligado a atidudes estadunidenses. Dessa forma, o item d) está correto.

O tratamento da minoria étnica uigur (uyghur) na região de Xinjiang que estaria violando diversos preceitos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos vem sendo veiculado pela mídia americana, ocasionando atrito geopolítico entre as nações. Dessa forma, o item e) está incorreto.

[collapse]
Gabarito

O suposto assassinato de um jornalista dentro da embaixada chinesa em Seul, Coreia do Sul.

Item d)

[collapse]

Questão 33

Assunto abordado

Formação linguística

[collapse]
Solução

Pensando na história do continente africano, assim como na proximidade geográfica e comercial dos swahilli com a Arábia, é esperado que o árabe seja o idioma mais influente sobre o swahilli. A tese é reforçada com a menção no enunciado de uma questão da OBL que tratava de palavras emprestadas da língua árabe. Podemos assumir, com boa confiança, que o árabe é a língua I.

Nos restam as alternativas c) e e). A alternativa c), porém, pode ser facilmente descartada, já que coloca o russo como sendo a língua II e o italiano como a língua IV. Nos resta a alternativa e), em que todas as correspondências são plausíveis.

[collapse]
Gabarito

árabe, inglês, hindi, português

Item e)

[collapse]

Questão 34

Assunto abordado

Grandes navegações e expansão europeia

[collapse]
Solução

Analisando cada alternatva:

a) Veja que deixar prisioneiros no país, para que esses possam se acostumar com alguns dos vocábulos locais e auxiliarem na tradução da língua é uma estratégia para melhorar a comunicação durante o comércio.

b) Isso claramente é uma estratégia para melhorar a comunicação entre as duas nações, visto que os Reis enviavam comissários para aprender as línguas europeias, o que ajudaria diretamente no comércio.

c) Essa mistura de dialetos provavelmente surgiu de comerciantes que tentavam vender seus produtos em outras regiões, e com o passar do tempo ambas as línguas foram se misturando pois isso facilitaria no comércio com ambas as partes.

d) Como as línguas faladas pelos povos na América ainda eram desconhecidas, uma comunicação eficiente era extremamente difícil de se performar. Por isso, não ocorriam grandes trocas como na África, onde era mais fácil de se firmar acordos.

e) Por exclusão poderíamos marcar essa alternativa. Veja que as informações dadas em nada têm relação com as linguagens e a comunicação dos povos. A decisão de se manter distante do continente se dava apenas por Portugal não ver relevância nesse comércio na época.

[collapse]
Gabarito

Na primeira fase da expansão europeia, a presença populacional portuguesa na África era bastante reduzida, devido ao fato de que a coroa não via relevância em estabelecer assentamentos permanentes no continente.

Item e)

[collapse]

Questão 35

Assunto abordado

Economia Comportamental

[collapse]
Solução

Viés da Confirmação: este viés busca informações e dados que têm como objetivo reafirmar ou comprovar o pensamento/tese inicial, sem procurar e negligênciando evidências que venham a ser contra as ideias origininais. A situação mostrada, evidência Germano buscando apenas patos que gostam de chá, e ignorando os que não gostam, afim de comprovar sua teoria de que todos patos gostam de chá. Logo, o item a) não pode ser a resposta;

Viés da Autoconveniência: este viés ocorre quando é atribuído fatores internos como inteligência, dedicação e esforço, por exemplo, pra vitórias e conquistas, mas é atribuído fatores externos como má sorte ou falha de outros, por exxemplo, pelas derrotas e decepções. Esse viés não é encontrado na situação descrita, visto que João Pedro não atribui fatores externos às suas derrotas. Dessa forma, o item b) deve ser a resposta.

Viés da Ancoragem: este viés ocorre quando se faz uso de uma informação, baseado em observações de casos especifícos, normalmente, influênciando na tomada de decisão. Esse viés pode ser observado na situação descrita, uma vez que Tomás considera um drone caro, utilizando apenas a informação do preço de outro drone, baseando-se em um caso específico. Logo, o item c) não pode ser a resposta.

Falácia do Apostador: ocorre quando é uma falha na compreensão da interdependência estatística entre acontecimentos, fazendo com que estimemos a probabilidade de um acontecimento erroneamente, baseado na frequência que tal evento aconteceu anteriormente. Este viés pode ser observado na situação descrita no momento em que se afirma que existe maior probabilidade cair "coroa" baseada na informação que no evento anterior deu "cara", uma vez que para um moeda não viciada há exatamente 50% de chance de cair "cara" e 50% de cair "coroa", independente de eventos anteriores. Logo, o item d) não pode ser a reposta;

Viés de Resultado: ocorre quando julgamos determinada ação ou estratégia baseada no resultado obtido a partir da mesma, ignorando outros fatores, como o risco envolvido na determinada estratégia. Esse viés está presente na situação descrita, pois Raphael julgou sua atitude correta, olhando os resultados que obteve, o que não era possível prever no momento em que comprou as ações da GameStop. Logo, o item e) não pode ser a resposta.

[collapse]
Gabarito

Viés da autoconveniência (self-serving bias): João Pedro participa de diversas competições e acredita que tanto suas vitórias quanto suas derrotas são resultados de suas próprias habilidades (ou falta delas), não dependendo da influência de fatores externos.

Item b)

[collapse]

Questão 36

Assunto abordado

Falácias econômicas

[collapse]
Solução

Analisando item por item:

a) Veja que ela está tomando a decisão de fazer o vestibular puramente no fato de já ter pago a inscrição. Esse fator não deveria ser levado em conta ao considerar as diferentes utilidades de prestar e não prestar o vestibular, uma vez que o valor já foi pago. Portanto essa situação condiz com a falácia do custo afundado.

b) A empresa reluta em tomar uma decisão com o funcionário apenas pelo valor já investido nele. Novamente, esse custo é irrecuperável e o valor já foi gasto independente da escolha tomada no presente. Portanto essa situação condiz com a falácia do custo afundado.

c) Dessa vez o custo não se refere ao dinheiro, mas sim ao tempo que eles estão juntos. Mas da mesma maneira eles continuam juntos apenas pelo tempo que já estão juntos, que não irá voltar mais. Portanto essa situação condiz com a falácia do custo afundado.

d) Apesar de ter investido no projeto e estar tendo prejuízo no momento, essa situação se difere das outras pois a decisão da empresa de continuar com o projeto foi baseada na confiança de que o investimento valerá a pena no futuro, e não apenas no dinheiro já colocado e perdido. Portanto essa situação não condiz com a falácia do custo afundado.

e) Éster já pagou pelo ingresso do cinema, independente de ver o filme todo ou não. Esse é um custo irrecuperável, mas ainda assim ela se mantém assistindo ao filme apenas por causa do valor gasto no ingresso. Portanto essa situação condiz com a falácia do custo afundado.

[collapse]
Gabarito

Apesar de prejuízos iniciais, a empresa Halmsträm&Hort decide não revender os insumos utilizados na produção de um novo produto pois acredita que o projeto poderá ser lucrativo daqui em diante.

Item d)

[collapse]

Questão 37

Assunto abordado

História econômica

[collapse]
Solução

O texto descreve exatamente o sistema de mercado vigente na época de Adam Smith, o mercantilismo. Os monopólios citados se referiam às ações dos grandes estados da época, que acreditavam que a riqueza era constante e por isso buscavam fortalecer suas indústrias nacionais e estabelecer monopólios de produtos com outros países por meio de forças militares, tudo para acumular riquezas. É possivel perceber essas características nos ideais da balança comercial favorável, do pacto colonial e do protecionismo, comuns no mercantilismo.

[collapse]
Gabarito

Mercantilismo

Item c)

[collapse]

Questão 38

Assunto abordado

História Econômica

[collapse]
Solução

O sistema ferroviário realmente conseguiu promover maior velocidade na locomoção entre centro urbanos, aumentando assim o fluxo de pessoas e capital, o que incentivava o comércio e os negócios. O item a) portanto não pode ser a resposta.

Por ser possível estabelecer uma malha férrea sobre grandes distâncias, o sistema ferroviário foi capaz de ligar zonas de produção (geralmente interioranas) e o portuário, permitindo assim a povoação de regiões mais distantes da costa. Logo, o item b) não pode ser a resposta.

Mesmo com custos iniciais relativamente elevados, custos de manutenção e operação (custo energético incluso) não apresentavam valores altos, o que facilitava o transporte de diversos materiais entre regiões de produção e regiões refinamento, o que ocasionava em um desenvolvimento das indústrias. Logo, o item c) não pode ser a resposta.

As ferrovias de fato revolucionaram o transporte de pessoas e bens por longas distâncias em terra , mas não essencialmente pela sua eficiência energética em comparação com os návios, mas, sim, pelo baixo custo de transporte apresentado. Logo, o item d) deve ser a resposta.

Como as ferrovias permitiram o transporte de bens por longas distâncias, foi possível distribuir territorialmente as etapas produtivas em diferentes regiões, o que favoreceu o desenvolvimento da especialização e a industrialização da produção de bens de consumo. Logo, o item e) não pode ser a resposta.

[collapse]
Gabarito

Por serem muito mais eficientes energeticamente do que o transporte por navio, as ferrovias revolucionaram o transporte de bens porgrandes distâncias.

Item d)

[collapse]

Questão 39

Assunto abordado

Grandes economistas

[collapse]
Solução

Correspondamos as contribuições listadas com seus respectivos autores:

  • Adam Smith: mão invisível do mercado
  • John M. Keynes: demanda agregada
  • Karl Marx: luta de classes
  • David Ricardo: vantagens comparativas
  • Joseph Schumpeter: destruição criativa

A única alternativa que apresenta uma combinação correta de economistas e suas contribuições é a alternativa c).

[collapse]
Gabarito

David Ricardo, vantagens comparativas; John M. Keynes, demanda agregada; Joseph Schumpeter, destruição criativa.

Item c)

[collapse]

Questão 40

Assunto abordado

Modelos, probabilidade e tail risk

[collapse]
Solução

Questão anulada

[collapse]
Gabarito

Questão anulada

[collapse]