Escrito por Nícolas Goulart, revisado por Daniel Colli
Questão 1
Leilões são formas efetivas e frequentemente utilizadas para venda de produtos—especialmente aqueles que não têm um valor de mercado estabelecido. Além de muito aplicados na realidade—como, por exemplo, nas licitações realizadas pelo governo—leilões são um tema frequente de pesquisa por economistas.
Em 2020, Paul Milgrom e Robert Wilson, professores da universidade de Stanford, receberam o prêmio Nobel de Economia por avanços na Teoria dos Leilões. Os formatos dos leilões, como mostram as pesquisas, afetam de forma expressiva os resultados atingidos, seja do ponto de vista do bem-estar dos consumidores, seja na receita dos vendedores.
Vamos analisar dois formatos de leilões, ambos de valor privado e lances fechados. Isso significa dizer que cada um dos apostadores conhece apenas a sua própria valoração do bem a ser leiloado e que as ofertas são feitas de modo secreto, sem que os outros jogadores saibam o quanto cada um está ofertando. Imagine que cada um dos apostadores escreve em um papel o lance, e só o leiloeiro tem a informação de todos os lances.
O primeiro leilão analisado é o leilão de primeiro preço (FPA -do inglês First Price Auction) no qual o vencedor é aquele que dá o maior lance, e o valor pago pelo item leiloado é exatamente o valor do lance vencedor. Já, no leilão de segundo preço (SPA -do inglês Second Price Auction), o vencedor ainda é aquele que dá o maior lance, mas o valor pago é o do segundo maior lance. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo.
I. O lance ótimo em um FPA depende da expectativa dos jogadores sobre os lances dos demais participantes.
II. A melhor estratégia de um participante de um SPA é declarar em seu lance um valor maior do que a sua máxima disposição a pagar pelo item.
III. Ambos os leilões são igualmente eficientes no sentido de Pareto.
IV. O formato que maximiza a receita do vendedor é o FPA.
Analisando as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:
a) Todas as afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é a única verdadeira.
c) A afirmativa II é a única verdadeira.
d) As afirmativas I e III são as únicas verdadeiras.
e) As afirmativas II e IV são as únicas verdadeiras.
Leilões
Se cada pessoa está disposto a pagar o valor máximo pelo produto leiloado, caso o lance do leilão esteja em , fará um lance , com . Assim, aquele que possuir o maior , sempre terá o lance vencedor. Porém, como o valor pago em um leilão FPA é o maior valor lançado, tentará lançar o menor valor suficiente para ser superior ao de todos os outros leiloeiros. Porém essa decisão depende justamente da expectativa de em relação aos outros I é verdadeiro.
Um leiloeiro nunca lançaria um valor maior do que ele está disposto a pagar pois ele poderia não fazer esse lance e necessariamente estaria melhor. II é falso.
Como, portanto, ambos os leilões resultam em uma transação em que o comprador paga e o vendedor recebe , para aumentar o valor recebido por um, o outro necessariamente precisa diminuir um, caracterizando a eficiência no sentido de pareto. III é verdadeiro.
A receita obtida pelo vendedor é a mesma em ambos os formatos. Sempre o indivíduo com maior disposição a pagar será aquele que comprará o produto.
Assim, quando empregado o FPA, como ele deseja fazer o lance de menor valor que seja suficiente para comprar o produto, ele fará o lance de valor igual à segunda maior disposição de pagamento, pois isso garantirá-lo o produto e fará economizar o máximo na compra.
Além disso, quando empregado o SPA, por construção, o comprador pagará o valor igual à segunda maior disposição de pagamento.
Portanto, em ambos os casos a receita do vendedor será a segunda maior disposição de pagamento. IV é falso.
As afirmativas I e III são as únicas verdadeiras.
Item d)
Questão 2
Débora, a fundadora daquela ONG que oferece um programa extracurricular acadêmico para alunos de segundo e terceiro ano do ensino médio, segue desde a Primeira Fase da OBECON tentando medir o impacto de sua iniciativa. O objetivo desse programa era aumentar a taxa de graduação dos estudantes e ele era oferecido a qualquer aluno interessado em participar.
A Débora realizou uma pesquisa mostrando que alunos que participam do programa tem uma taxa de graduação de 90%, enquanto a média da rede pública é de 50%. Entretanto, sabemos que esses resultados não provam a eficácia do programa por causa de um viés de seleção, de acordo com o qual os alunos que participam do programa provavelmente já eram os mais talentosos, esforçados e com recursos para poderem se dedicar, e por isso já era esperada uma taxa de graduação acima da média neste grupo. Assim, não era possível se ter um bom grau de confiança sobre o impacto do programa.
Escolha o(s) desenho(s) de pesquisa abaixo que apresenta(m) alterações no estudo de Débora que faria(m) com que os resultados pudessem indicar de modo satisfatório uma relação causal entre a participação no programa e uma maior taxa de graduação.
I. Débora faz um sorteio para escolher quem vai participar no programa, e então compara a taxa de graduação dos alunos que participaram do programa dela e os que não participaram.
II. Débora faz com que a admissão para o programa seja baseada na nota de um simulado administrado pela escola, em que só os 20%melhores alunos poderiam participar. Ela então realiza o estudo comparando a taxa de graduação entre os alunos que passaram por pouco no processo de seleção para o programa e os alunos que por pouco não foram aceitos.
III. Débora ordena os alunos por nota em um simulado e escolhe os piores 50 para participar do programa. Ela então compara a taxa de graduação entre os alunos que participaram do programa e os 50 melhores no simulado inicial
a) Somente I.
b) Somente III.
c) Somente I e II.
d) Somente I e III.
e) Somente II e III.
Design de experimentos
Esse procedimento caracteriza um RCT, “Randomized Controlled Trial”. Como existirão duas amostras selecionadas aleatoriamente (sem nenhum critério de desempenho, esforço, talento ou outro), é esperado que, caso nenhum programa seja empregado, que ambas amostras possuam a mesma média da rede pública como um todo, isto é, 50%. Assim, ao fazer um grupo participar do programa (grupo de tratamento) e o outro não (grupo de controle), é possível comparar as médias de graduação e checar a eficiência do programa (posto que é única diferença entre eles). ⇒ I é verdadeiro.
Esse procedimento caracteriza um RDD, “Regression Discontinuity Design”. Existirão duas amostras que são, de certa forma, comparáveis, isto é, a distribuição de esforço, dedicação e outras variáveis entre os alunos que se situam ao redor da nota de corte (a descontinuidade) deve ser semelhante, sendo a diferença de nota possível de ser explicada por fatores aleatórios (como se um tinha dor de cabeça ou se ele ouviu alguma música “chiclete” nas vésperas da avaliação, fatores que afetaram a concentração do aluno). Assim, como são grupos com características parecidas, será possível testar a eficiência do programa ao tratar um desses grupos como um grupo de controle e outro como um grupo de tratamento e analisar a taxa de graduação de cada um deles. ⇒ II é verdadeiro.
Esse experimento pode não revelar a relação causal efetiva, visto que certos efeitos não são isolados. Por exemplo, o produto marginal do estudo pode ser muito diferente entre os melhores e os piores alunos e, portanto, o experimento pode subestimar ou superestimar os efeitos do programa de Débora.⇒ III é falso.
Somente I e II.
Item b)
Questão 3
A especulação sobre os preços das ações da empresa varejista de jogos GameStop fez com que o valor de mercado da companhia norte-americana se valorizasse em 1500% em duas semanas. Essa extraordinária movimentação do mercado acionário começou no fórum r/WallStreetBets, com muitos pequenos investidores comprando simultaneamente ações da empresa para pressionar o preço da ação da GameStop para cima, de modo a prejudicar os grandes investidores institucionais que há meses estavam praticando venda à descoberto (ou short-selling, em seu termo em inglês).
Short-selling é a prática em que um investidor aluga uma ação de outro agente e a revende no mercado com a promessa de devolvê-la ao dono original em um certo período de tempo. Assim, quando se encerra o prazo, o investidor é obrigado a recomprar a ação no preço corrente, embolsando lucro caso o preço da ação tenha diminuído no ínterim. Os short-sellers são mal vistos por alguns outros operadores do mercado por apostarem no fracasso das empresas e, assim, supostamente lucrarem com o prejuízo de terceiros. Às vezes, são até acusados de “parasitas”. Assim, em reação a tantos fundos estarem apostando contra a GameStop, um grupo de usuários do Reddit decidiu se coordenar comprando massivamente as ações da varejista de jogos, o que prejudicaria financeiramente quem estivesse praticandoshort-selling.
A partir do que foi explicado e de seus conhecimentos de Economia e Finanças, assinale a alternativa que melhor aponta os efeitos de short-sellingsobre o mercado acionário.
a) Redução da quantidade de flutuações extremas e diminuição da volatilidade no mercado de ações no longo prazo.
b) Queda imediata do preço da ação das empresas que estão sendo “shorteadas”.
c) Descolamento entre valor de mercado de ações e os fundamentos das empresas.
d) Inflação artificial sistemática do mercado de ações às custas da queda do ativo “shorteado”, estimulando a formação de bolhas.
e) Facilitação da lavagem de dinheiro e outras fraudes por parte de companhias negociadas publicamente no mercado de ações.
Short-selling
No longo prazo, de acordo com a teoria do mercado eficiente, o preço da ação reflete o valor intrı́nseco da empresa, e, portanto, quando há um descolamento entre essas variáveis (no caso, um aumento no preço sem um respectivo aumento no valor), o short-selling permite um aumento na oferta (ações até antes apenas estocadas são colocadas em negociação) e consequente queda no preço, atenuando a volatilidade do ativo. ⇒ a) é correta.
A queda do preço da ação não é necessariamente imediata, pois, caso estivemos em uma bolha especulativa, o preço da ação pode continuar crescendo, mesmo com o short-selling da empresa ⇒ b) é incorreta. De acordo com a teoria do mercado eficiente, no longo prazo as empresas refletem toda a informação disponı́vel, isto é, os fundamentos da empresas ⇒ c) é incorreta.
É possı́vel que empresas sejam “shorteadas” em mais de 100% de seu valor e, consequentemente, inflem o mercado acionário e possivelmente crie bolhas. Contudo, de acordo com a teoria do mercado eficiente, no longo prazo o preço das ações refletem toda informação disponı́vel e, portanto, se iguala ao valor intrı́nseco da empresa. ⇒ d) é incorreta.
Empresas negociadas publicamente captam dinheiro no mercado primário (quando emitem novas ações) mas só é possı́vel shortear empresas no mercado secundário, dessa forma, como as empresas em si não recebem dinheiro durante short-selling, elas não conseguiriam lavar dinheiro. ⇒ e) é incorreta.
Redução da quantidade de flutuações extremas e diminuição da volatilidade no mercado de ações no longo prazo.
Item a)
Questão 4
Em 1648, o governo local da província de Utreque, na Holanda, precisava de dinheiro para reparar os diques dessa região. Para arrecadar os fundos necessários para o reparo, o governo local emitiu uma perpetuidade: um ativo que intitula seu portador a receber um valor fixo ao final de todo ano, sem data para expirar. Surpreendentemente, esse valor é pago até hoje!
O portador atual do título, a Universidade de Yale, recebe por ano da entidade responsável pelos diques, o Conselho das Águas do Bispado de Utreque e da Renânia (Hoogheemraadschap De Stichtse Rijnlanden).
Tomando a taxa de juros livre de risco como ao ano e desconsiderando a inflação do período, quanto o Conselho das Águas do Bispado de Utreque e da Renânia precisaria pagar para quitar sua dívida de 373 anos?
a) € 11,34.
b) € 453,60.
c) € 2.835,00.
d) A dívida é infinita e não pode ser paga.
e) Não há informação suficiente para responder a pergunta.
Bonds e Perpetuidades
O valor a ser pago é o valor presente de um perpetuidade de cupom e de taxa de desconto de . Mas existem duas possíveis interpretações:
1. O pagamento é feito no inı́cio do perı́odo.
2. O pagamento é feito no fim do período.
453, 60 ou “Não há informação suficiente para responder a pergunta”
Item b) ou Item e)
Questão 5
Pietro é um programador do país Obeconomia e está começando a poupar para sua aposentadoria. Ele está considerando investir sua poupança em dois ativos: nos títulos públicos ou no índice da bolsa de ações obeconômica. Os títulos públicos da Obeconomia rendem 4%a.a. com risco negligível. A bolsa obeconômica, entretanto, é mais arriscada, rendendo 16% a.a. em 50% dos anos e −4%a.a. nos outros 50%. Pietro não gosta de assumir muitos riscos, mas quer ter um retorno maior do que aquele oferecido pelos títulos públicos.
Seja o aporte inicial investido por Pietro e o valor do portfólio de Pietro após um ano. Pietro deseja obter um retorno relativo (isto é, ) alto, mas sem assumir muitos riscos e “cravou” que o valor esperado do retorno relativo (isto é, ) deve ser 420 vezes maior que a variância do retorno relativo.
Pietro deseja escolher um portfólio tal que a razão entre o valor esperado do retorno relativo e a variância da mesma variável seja igual a 1. Aproximadamente que porcentagem do seu portfólio Pietro deve alocar à bolsa obeconômica?
Note e adote: A variância de um conjunto de números é dada por
Montagem de Portfólios de investimentos
O retorno esperado de investir nos títulos do Governo da Obeconomia será enquanto o retorno esperado de investir em ações da bolsa obeconômica será .
Portanto, se Pietro alocar uma fração de seu portfólio na bolsa obeconômica (e, portanto, nos títulos públicos) seu retorno esperado será:
Porém, existem dois cenários:
1. A Bolsa Obeconômica rendeu 16%:
2. A Bolsa Obeconômica rendeu −4%:
Dessa forma, a variância será:
Contudo nós queremos que a fração
Como ,
Item b)
Questão 6
Numa ilha remota no meio do Oceano Pacífico, dez empresas produzem água potável a partir da água do oceano. Todo início de mês, cada empresa escolhe de modo independente se vai ou não produzir água naquele mês, e quanto produzirá. Para produzir um litro adicional de água, as empresas incorrem em um custo . Assuma que água é um bem normal.
Hoje é dia 1º de janeiro de 2021, e cada litro de água é vendido a . Considere as seguintes afirmações:
I. A produção de água em fevereiro será menor do que em janeiro.
II. A quantidade de água consumida em fevereiro será maior do que em janeiro.
III. O custo total de produção em março diminui se o preço da água subir em fevereiro.
IV. O preço da água em fevereiro será menor do que em janeiro.
V. Depois de anos, o preço de equilíbrio da água será .
Estão corretas somente as afirmações:
a) I e III
b) III e IV
c) I, II e V
d) II, III e IV
e) II, IV e V
Equilíbrio de mercado oligopolísticos
Inicialmente o lucro obtido por cada unidade de água vendida é 3t−t = 2t positivo ⇒ as empresas poderiam produzir mais para obter um lucro maior ⇒ a produção em fevereiro será maior que em janeiro. ⇒ I. é falso.
Inicialmente o lucro obtido por cada unidade de água vendida é 3t − t = 2t positivo ⇒ as empresas poderiam produzir mais para obter um lucro maior ⇒ a produção em fevereiro será maior que em janeiro ⇒ no equilíbrio, a quantidade demanda é igual a quantidade ofertada ⇒ a quantidade consumida em fevereiro é maior que em janeiro ⇒ II. é verdadeiro.
O custo de produção da água é independente do preço dela mesma. ⇒ III. é falso.
Inicialmente o lucro obtido por cada unidade de água vendida é 3t − t = 2t positivo ⇒ as empresas poderiam produzir mais para obter um lucro maior ⇒ a produção em fevereiro será maior que em janeiro ⇒ um aumento na quantidade produzida leva a uma queda no preço. ⇒ IV. é verdadeiro.
Após anos, supondo que a demanda pela água se mantenha a mesma, as empresas passarão a produzir mais água, diminuindo o preço cobrado pela água até que esse se iguale ao custo marginal t ⇒ V. é verdadeiro.
II, IV e V
Item e)
Questão 7
Organização Industrial é o campo da Economia que estuda as diversas estruturas de mercado e como as firmas tomam decisões a fim de tentar compreender como os diferentes setores da economia se organizam.
Duas das estruturas de mercado mais conhecidas são a competição perfeita e os monopólios. Na década de 30, tentando entender porque, em certos mercados, firmas fazem diferenciação de produtos e propaganda, economistas como Joan Robinson e Edward Chamberlin propuseram modelos de concorrência monopolística, que, como o nome indica, possui semelhanças tanto com a concorrência perfeita quanto com os monopólios.
Sobre o equilíbrio de mercado em concorrência monopolística no longo prazo, é incorreto afirmar que:
a) Ele se dá com todas as firmas cobrando um preço igual ao seu custo médio e preços maiores do que seus custos marginais.
b) Ele se assemelha ao equilíbrio do monopólio por ter preços acima dos custos marginais.
c) Ele se assemelha ao equilíbrio do monopólio por ocorrer quando custo marginal é igual à receita marginal.
d) Ele se assemelha ao equilíbrio da concorrência perfeita por ocorrer quando o custo médio é minimizado.
e) Ele se assemelha ao equilíbrio da concorrência perfeita pois nele as empresas têm lucro econômico igual a zero.
Concorrência Monopolística
A estrutura de Concorrência monopolı́stica é tal que há muitos produtores competindo mas estão vendendo produtos que são diferentes entre si e, logo, não são substitutos perfeitos.
Sabemos que modelos de concorrência monopolística no longo prazo possui lucro nulo e, portanto, o preço deve se igualar ao custo médio. Como existem custos fixos positivos, o custo médio será maior do que o custo marginal e, portanto, o preço é maior que o custo marginal. a) e b) são corretas.
Uma empresa sempre produz quando custo marginal, os gastos relacionados à produção de mais uma unidade, se igualam à receita marginal, a receita relacionada à venda de mais uma unidade, independente da estrutura de mercado. c) é correta.
O custo médio não é necessariamente minimizado na maximização de lucro da concorrência perfeita nem da concorrência monopolística, visto que isso aconteceria quando unidades são produzidas. d) é incorreta.
E sabemos que na concorrência monopolística as empresas possuem lucro econômico nulo pois, por não haver barreiras de entrada, no longo prazo muitas empresas entram no mercado, diminuindo o lucro médio a ponto de ser nulo. e) é correta.
Ele se assemelha ao equilíbrio da concorrência perfeita por ocorrer quando o custo médio é minimizado.
Item d)
Questão 8
Um pesquisador encontrou algumas informações surpreendentes sobre o mercado de trabalho. Com dados de qualidade, ele construiu o gráfico a seguir, que nos mostra o salário por hora que é pago para cada hora de trabalho adicional de trabalhadores em um determinado setor da economia.
Ao redor do ponto A, por exemplo, a quantidade de horas trabalhadas aumenta conforme o salário pago ao trabalhador. Por outro lado, nas imediações do ponto B, a quantidade de horas trabalhadas diminui conforme aumenta o salário por hora oferecido ao trabalhador.
Além disso:
➔ representa a quantidade de bens consumidos pelo trabalhador;
➔ representa a quantidade de horas diárias que sobram para seu lazer, ouseja, as horas totais do dia menos as horas de trabalho;
➔ , isto é, ;
➔
Com base nestes dados e usando a teoria econômica, assinale a alternativa incorreta:
a) Para ilustrar o que acontece no ponto A podemos supor que a função utilidade do trabalhador é dada por
b) Para ilustrar o que acontece no ponto B podemos supor que a função utilidade do trabalhador é dada por
c) No trecho ao redor de A dizemos que o lazer é um bem normal.
d) No trecho ao redor de B dizemos que o lazer é um bem inferior.
e) No trecho ao redor de B dizemos que o lazer é um bem de Giffen.
Função utilidade e Bens normais e inferiores
a) Correta. Há um tradeoff entre lazer e consumo, visto que o indivíduo precisa deixar de consumir para ter mais lazer e vice-versa. Dessa forma, nos arredores de A, vemos como o indivíduo maximizador de utilidade age na escolha de quanto de lazer e quanto de consumo obter, visto que ele valoriza ambos positivamente (evidenciado pelo fato de que ele consome alguma coisa e possui algum tempo livre). Portanto, dado que ele valoriza ambos bens positivamente, podemos descrever a função utilidade dele por
b) Incorreta. Caso fosse assim, como a quantidade de horas trabalhadas, a Utilidade seria positivamente relacionada com o quanto um indivíduo trabalha e os bens que ele consegue consumir (que, por sua vez, é positivamente relacionado com as horas trabalhadas). Nesse caso, o indivíduo sempre trabalharia mais com o aumento do salário, implicando em uma curva crescente de horas trabalhadas salário.
c) Correta. Um bem inferior tem como característica um aumento na demanda atrelado a um aumento na renda, ceteris paribus (em outras palavras, mantidas todas as outras condições). Nesse caso, porém, à medida de a renda aumenta, o preço do lazer também aumenta. Para avaliar com precisão se o lazer é um bem normal ou inferior nessa região utilizando essa definição, portanto, precisaríamos de mais informações, que não são fornecidas pelo gráfico. Temos certeza, porém, de que a alternativa e) está correta, já que o fato de o lazer ser um bem de Giffen na região de B não depende de informações que não são fornecidas. A alternativa e) estar correta implica na alternativa d) também estar correta (já que um bem de Giffen é necessariamente um bem inferior), e portanto na alternativa c) estar correta, pois na região A o lazer tem um comportamento oposto àquele da região B.
d) Correta. Assim como no item c), faltariam informações para verificar o item d) se olhado isoladamente. Como explicado anteriormente, porém, podemos ter certeza de que o item e) está correto, o que implica no item d) estar correto também, já que um bem de Giffen é necessariamente um bem inferior.
e) Correta. Um bem de Giffen é aquele que a quantidade demandada aumenta a medida que o preço dele aumenta. O preço de uma hora de lazer é seu custo de oportunidade, isto é, o valor que ele deixaria de receber por gastar essa hora trabalhando (o salário). Assim, como ao redor de B o aumento do salário leva ao aumenta das horas de lazer, concluímos que lazer seria um bem de Giffen. Ao respondermos essa alternativa, já garantimos que os itens c) e d) também estão corretos, já que qualquer um deles estar incorreto implicaria no item e) também estar incorreto (um bem de Giffen é, necessariamente, um bem inferior).
Para ilustrar o que acontece no ponto $B$ podemos supor que a função utilidade do trabalhador é dada por
Item b)
Questão 9
Simon Kuznets foi um economista russo de grande relevância no século XX. Ainda jovem, o economista emigrou aos Estados Unidos, onde produziu a maior parte de seu trabalho acadêmico. Em 1971, Kuznets recebeu o Prêmio Nobel em economia por suas contribuiçõespara técnicas de mensuração da produção nacional. Inicialmente, convencionou-se utilizar a Renda Nacional Bruta como principal indicador, porém, nas décadas seguintes, o Produto Interno Bruto tornou-se protagonista no meio acadêmico, nas agências de Estado e nas organizações internacionais.
Esse indicador pode ser enxergado do ponto de vista da demanda e, nessa perspectiva, podemos expressá-lo pela seguinte identidade:
➔ ?: Produto Interno Bruto (do inglês yield)
➔ ?: Consumo privado
➔ ?: Investimentos
➔ ?:Consumo do governo
➔ ?: Exportações
➔ ?: Importações
À luz da equação acima, assinale a alternativa que descreve uma atividade que altera, do ponto de vista contábil, o valor do PIB brasileiro.
a) A Embraer importou peças dos Estados Unidos e as estocou até o fim do ano.
b) Teresa consertou uma maçaneta na porta de entrada de seu apartamento.
c) Carolina investiu em ações do Banco do Brasil.
d) O Governo Federal transferiu o Bolsa Família para as contas dos beneficiários.
e) Cíntia adquiriu livros novos na livraria de seu bairro.
Sistema de Contas nacionais
a) Isso não afeta o PIB brasileiro. Pois, o PIB é a soma de toda a produção de um paı́s dentro de suas fronteiras em um determinado perı́odo de tempo. Portanto, como as peças são dos EUA e não são utilizadas em nenhum processo, apenas estocadas, não contribuı́ram para o PIB brasileiro. Outra forma de pensar isso é, ao importar novas peças dos EUA, a Embraer aumentou seu estoque (↑ I) mas as importações devem ser deduzidas (↑ M ) ⇒ (↓ −M ), sem fazer alterações para o PIB (Y constante).
b) Isso não afeta o PIB. O PIB não conta os produtos e serviços que não são produzidos nem vendidos no mercado como um produto DIY (Do it yourself) que é um nome chique para “Gambiarra” ou coisas ilegais.
c) Ele não afeta o PIB. Como já dito, o PIB é a soma das coisas produzidas, mas quando Carolina investiu na bolsa (neste caso no mercado secundário porque as ações do “ Banco do brasil ” já são negociadas na B3), a ação apenas trocou de mãos, do vendedor para ela. Como nada de novo foi produzido e a bolsa não é um consumo em si (as pessoas não consomem ações, consomem produtos e serviços), o PIB continua o mesmo.
d) Isso não afeta o PIB. O PIB é a soma das coisas produzidas, mas quando o governo transferiu o “Bolsa Famı́lia”, um programa social que fornece dinheiro para as famı́lias mais pobres, o dinheiro apenas mudou de mãos, do Governo Federal ao beneficiário. Como nada de novo foi produzido e a transferência de dinheiro não é um consumo em si (as pessoas não consomem dinheiro, consomem produtos e serviços), o PIB continua o mesmo.
e) Isso afeta o PIB. Cíntia, ao adquirir livros na livraria local, está consumindo (↑ C) fazendo com que o PIB aumente (↑ Y ).
Cíntia adquiriu livros novos na livraria de seu bairro.
Item e)
Questão 10
Após a vitória das treze colônias na Revolução Americana, em dezembro de 1790, Alexander Hamilton envia para o congresso americano uma proposta para criar um banco nacional, inspirado em modelos de sucesso na Europa como o Banco da Inglaterra. O banco ficou conhecido como “o primeiro banco dos Estados Unidos”.
Historiadores consideram esse um importante passo no rumo ao modelo de banco central moderno e do atual “banco central" americano, a Reserva Federal Americana. A proposta foi intensamente debatida na época, encontrando notável oposição de Thomas Jefferson (que depois se tornaria o terceiro presidente dos Estados Unidos).
Qual destes é um argumento que, historicamente, NÃO poderia ter sido utilizado no debate:
a) O banco poderia padronizar a emissão de moeda e a arrecadação federal.
b) O banco centralizado impediria o desenvolvimento dos sistemas financeiros locais, em especial nos estados agrários do sul.
c) O banco poderia causar uma armadilha de liquidez durante uma crise e intensificar a queda na atividade econômica.
d) O banco poderia emprestar dinheiro ao governo federal em tempos de necessidade.
e) O banco poderia assumir o débito de várias entidades governamentais e unificar a dívida naciona
Papel dos Bancos Centrais ao longo da história
O conceito de Armadilha de Liquidez (quando a taxa de juros nominal está tão baixa que as pessoas preferem estocar dinheiro à fazer investimentos ) foi-se surgir apenas na década de 30 e foi elaborado por John Keynes e, portanto, não poderia ser utilizado como argumento. c) não podeira ser utilizado como argumento correta.
O banco poderia causar uma armadilha de liquidez durante uma crise e intensificar a queda na atividade econômica.
Item c)