Aula 3 - Experimentos na economia

Nessa aula iremos estudar como os economistas fazem experimentos e como são utilizados os dados coletados nesse experimentos para chegar em respostas ou conclusão para as diversas perguntas que os economistas tentam responder diariamente.

Experimentos em economia

Para os economistas algo muito importante é a realização de experimentos afim de testar e validar seus modelos e hipóteses. Podemos pensar em experimentos como um teste para analisar se a aparente ideia inicial de causa e efeito entre duas variáveis é verdadeira ou não. Em suma, economistas utilizam experimentos para estudar possíveis respostas para as diversas perguntas que a economia analisa. 

Existem diversos métodos de aplicar um experimento econômico. Um dos mais comuns é típico método científico, pois assim como física, química e biologia, por exemplo, economia também é considerada é uma ciência. Nesses tipos de experimentos a randomização é crucial, pois tentamos igualar os dois grupos de estudos presentes no método científico (grupo controle e grupo teste), afim de conseguir medir a influência de apenas a variável que buscamos encontrar mais informações a respeito. 

No entanto, em diversos casos, realizar os experimentos necessários para responder determinadas questões, ou ainda, desenvolver certos tipos de conclusões pode ser algo inviável. Em muitos cenários, o que ocorre é que a realização do experimento se torna extremamente custosa financeiramente, ou ainda, os resultados só podem ser colhidos em prazos muito longos, tornando todo o processo do desenvolvimento da pesquisa experimental bastante complicada. Por isso, economistas se baseiam em muitas situações em acontecimentos históricos para elaborarem suas conclusões. Esses dados históricos que são analisados pelos pesquisadores são considerados experimentos naturais, uma vez que os fatores condicionais da situação estariam sendo determinados por agentes que não estão realizando a pesquisa em si. 

Dessa forma, temos que um dos pilares da economia é empirismo, afinal ela produz suas teorias e modelos baseando-se quase que inteiramente em dados coletados por diversos meios. 

Com toda essa informação, a economia tem como objetivo então aplicar e interpretar esses dados, obtidos seja por experimentos feitos com esse propósito ou experimentos naturais, para tentar responder perguntas que: 1) Possam ser respondidas e 2) Que irão afetar as pessoas, seja individualmente ou como sociedade.

Correlação e causalidade

Saber interpretar os dados obtidos com experimentos, sejam eles naturais ou não é essencial para um economista. Um par de conceitos muitas vezes confundido é o de correlação e causalidade. 

Dizemos que causalidade é quando temos uma relação entre variáveis em que uma afeta diretamente a outra, de forma que causalidade ocorre quando uma variável implica na mudança de uma outra variável. Por exemplo, dizemos que ligar o ar-condicionado causa uma queda de temperatura no ambiente no qual se encontra. 

correlação, dizemos que ocorre quando analisamos duas variáveis e elas variam ao mesmo tempo. Dessa forma, podemos sim ter relações que sejam de correlação e de causalidade, no entanto podemos ter também ter situações onde uma correlação está presente e uma causalidade não. 

A correlação entre duas variáveis pode ser negativa ou positiva. Uma correlação positiva ocorre quando duas variáveis analisadas variam no mesmo “sentido” (ou seja, quando uma aumenta a outra também aumenta, ou ainda se uma diminui, a outra também diminui). A correlação negativa, por outro lado, é exatamente o oposto, quando as variáveis mudam em sentidos opostos. 

Considere agora a seguinte situação: uma jovem professora decide montar um curso filiado a uma escola municipal para preparar alguns alunos para os vestibulares de sua cidade e com um ano de existência atingiu uma taxa de aprovação de 87% de seus estudantes, bem superior ao 59 % que a escola conseguiu. Poderíamos então nos perguntar “ Poxa, esse curso fez com que o pessoal que o fizesse aumentasse bastante sua chance de aprovação, então esse curso deve ser bom mesmo né?”. Apesar de parecer, somente com as informações apresentadas não podemos fazer tal afirmação. No exemplo citado acima, temos uma exemplo de correlação, visto que a variável taxa de aprovação de aprovação aumentou para os alunos que fizeram esse curso. No entanto, não podemos afirmar que há também causalidade, pois, somente com as informações que foram dadas para analisar a situação, existem variáveis omitidas que impossibilitam, nessa situação, a causalidade. Podemos citar, por exemplo, que os alunos que decidiram fazer o curso da jovem já eram pré-dispostos e mais dedicados aos estudos para o vestibular, que os estudantes que não aderiram ao curso. 

Podemos perceber assim como realizar os experimentos econômicos corretamente e saber como interpretar os dados coletados é importante para alcançar informações conclusivas sobre as diversas perguntas que a economia tenta responder. Ao longo do curso esse conhecimento será muito importante para que consigamos entender os experimentos econômicos e o que eles buscam responder.

Exercícios

Lista de exercícios 3 (em breve!)

Leituras adicionais

Economia - Daron Acemoglu. Capítulo 2: Métodos econômicos e questões econômicas.