Economia - Semana 6

Iniciante

Com a aprovação das vacinas no início de 2021, iniciou-se um grande debate acerca da quebra de suas patentes. Apoiadores da causa defendem que é necessário colocar a ampla distribuição dos imunizantes acima dos lucros das farmacêuticas, enquanto opositores argumentam que a quebra dessas patentes, embora possa trazer benefícios agora, pode ser muito custosa no futuro. Acerca dessa questão, responda:

(a) Quais os efeitos imediatos da quebra das patentes (tanto na economia quanto na saúde)?

(b) Por que a quebra dessas patentes, apesar de parecer vantajosa no curto prazo, pode acabar sendo uma decisão ruim no longo prazo?

Intermediário

EUclides estava muito disposto a deixar seu dinheiro no colchão para a aposentadoria, até que um acontecimento o fez mudar de ideia: foi lançado o novo console de video games Estação dos Jogos 5 mil, curiosamente pelo preço de 5 mil reais. EUclides não pensou duas vezes e sacou seu dinheiro para comprar o novo console. Ele então achou 2 opções de compra, a primeira é pagando a vista ao custo de 5 mil reais, ou parcelado em 12 vezes de 500 reais. No entanto, ele recentemente ficou sabendo de um investimento que rendia 2.5% ao mês. Considerando que EUclides já tem o dinheiro necessário para comprar o novo Estação dos Jogos, mas quer economizar dinheiro para comprar novos jogos, qual estratégia ele deve utilizar e quanto ele irá economizar em comparação com a segunda melhor estratégia?

Avançado

Considere que a Vilândia possui uma função de produção com três variáveis. Iremos chamar capital (a quantidade de maquinário) de K, a quantidade de trabalhadores de T e, por fim, seja D a quantidade de diplomas que esses trablhadores possuem. A função é dada por:

Y(K, T, D)= a \cdot K^{1/3} \cdot T^{1/3} \cdot D^{1/3}

onde a é uma constante.

A partir da função dada, responda os itens a seguir:

a) Encontre a expressão para o produto marginal de trabalhadores (T). Considere que o produto marginal dos trabalhadores é o quanto é produzido extra ao se ter uma unidade a mais de trabalhadores.

b) De forma análoga, encontre a expressão para o produto marginal de diplomas (D). Considere que o produto marginal de diplomas é o quanto é produzido extra ao se ter uma unidade a mais de diploma.

c) Qual parcela dessa renda (Y) é paga aos trablhadores, considerando um sistema de mercado com competição perfeita? Qual parcela é paga pelos diplomas?

d) Considere agora que um trabalhador não especializado (sem diploma) recebe o valor dado pelo produto marginal de trabalhadores, enquanto um trabalhador com um diploma recebe uma quantia dada pela soma entre o produto marginal de trabalhadores mais o produto marginal pelo diploma. Dessa forma, encontra a razão entre o recebido pelo trablhador especializado (com diploma) e um trablhador sem diploma.