Desafio Noic de Filosofia 06

Iremos aqui apresentar quatro tópicos, expressos em três diferentes línguas (inglês, espanhol e português), e um ensaio modelo, igualmente escrito em uma dessas línguas. Os Desafios Noic são um espaço opcional para vocês, estudantes, enviarem suas produções, que serão lidas e avaliadas por nossa equipe. Por meio de seus e-mails, cada um receberá, além de suas respectivas notas atribuídas para cada competência, um comentário personalizado com sugestões e críticas construtivas a respeito de seu repertório, argumentação, estilo de escrita e domínio da língua. Importante ressaltar que a correção se dará apenas para produções no modelo dos ensaios da IPO; isto é, ensaios filosóficos de 800 a 4000 palavras, escritos em uma das línguas passíveis de correção pela nossa equipe, a saber inglês, espanhol e português. Ainda assim, os melhores ensaios que nos forem enviados, com o consenso do autor, serão publicados.

Como modelo, disponibilizaremos um ensaio na língua portuguesa, escrito por Cauan Marques. Para poder lê-lo, basta clicar aqui; e caso queira ter acesso aos ensaios passados, bastar clicar aqui.

Tópicos:

1.

“All readings are also mis-readings, re-readings, partial readings, imposed readings, and imagined readings of a text that is originally and finally never simply there. Just as the world is originally fallen apart, the text is always already enmeshed in contending practices and hopes.”

Donna J. Haraway, Simians, Cyborgs, and WomenThe Reinvention of Nature.

“Todas lecturas también son asimismo lecturas erróneas, relecturas, lecturas parciales, lecturas impuestas y lecturas imaginarias de un texto que no está simplemente ahí, ni en su origen ni en su finalidad. Así como el mundo se desmorona desde su origen, el texto se encuentra siempre inmerso en prácticas y esperanzas enfrentadas.”

Donna J. Haraway, Ciencia, cyborgs y mujeres. La Reinvención de la Naturaleza.

“Todas as leituras também são leituras erradas, releituras, leituras parciais, leituras impostas e leituras imaginárias de um texto que não está simplesmente lá, nem em sua origem nem em sua finalidade. Assim como o mundo se afasta de sua origem, o texto está sempre imerso em práticas e esperanças.”

Donna J. Haraway, Ciência, Cyborgs e Mulheres. A Reinvenção da Natureza.

2.

“No man is devoid of a heart sensitive to the sufferings to the others. Such a sensitive heart was possessed by Former Kings and this manifested itself in compassionate government. With such sensitive heart behind compassionate government, it was as easy to rule the Empire as rolling it on your palm.”

Mencius [2a: 6]

“Todos los hombres tienen un corazón incapaz de soportar los sufrimientos de los otros. Los reyes antiguos tenían el corazón compasivo, por ello practicaban una política igualmente compasiva. Cuando con un corazón compasivo se practica una política igualmente compasiva, el gobierno del mundo es tan fácil como hacer girar algo en la palma de la mano.”

“Mencio” [2A: 6]

“Nenhum homem é desprovido de um coração sensível ao sofrimento dos outros. Os Antigos Reis possuíam este coração sensível e isto se expressa em seus governos compassivos. Com este coração por trás dos governos compassivos, governar o Império era tão fácil quanto mover algo na palma de sua mão.”

Mêncio [2A: 6]

3.

 

“It is better to be a human being dissatisfied than a pig satisfied; better to be Socrates dissatisfied than a fool satisfied. And if the fool, or the pig, is of a different opinion, it is only because they only know their own side of the question. Whereas, the other part knows both sides.”

John S. Mill, Utilitarianism.

 

“É melhor ser um ser humano insatisfeito do que um porco satisfeito; é melhor ser Sócrates insatisfeito do que um tolo satisfeito. E se o tolo ou o porco são de opinião diferente, é porque eles apenas conhecem seu próprio lado da questão. A outra parte, em comparação, conhece ambos os lados.”

John S. Mill, Utilitarismo.

“Es mejor ser un humano insatisfecho que un cerdo satisfecho; mejor ser un Sócrates insatisfecho que un necio satisfecho, y que si el necio o el cerdo son de diferente opinión, se debe únicamente a que sólo conocen su propio lado de la cuestión, mientras que el otro término de la comparación conoce ambos lados.”

John S. Mill, Utilitarismo.

4.

“So if there are slaves by nature, that’s because there have been slaves against nature. Force made the first slaves, and their cowardice kept them as slaves.”

Jean-Jacques Rousseau, On Social Contract.

“Luego si hay esclavos por naturaleza, es porque ha habido esclavos contra naturaleza. La fuerza ha hecho los primeros esclavos, su vileza los ha perpetuado.”

Jean-Jacques Rousseau, El Contrato Social

“Portanto, se há escravos por natureza, é porque houve escravos contra a natureza. A força constituiu os primeiros escravos, a covardia os perpetuou.”

Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social.

Para enviar sua produção, basta preencher este formulário.

Caso queira ler produções que foram premiadas nas edições passadas da IPO basta acessar o site da competição, que varia ano a ano. Como ponto de partida, veja o site permanente.

E caso queira ver os tópicos do último desafio, acesse aqui.

Bons estudos!


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