Escrito por Alícia Flaibam
Muitas vezes escutamos a palavra "mapa", ainda mais na cartografia. Mas você sabe a definição de um mapa e suas características? E qual é a sua diferença para uma "carta"? (OBS: não se trata da carta que escrevemos).
É justamente essas duas perguntas que a aula abordará, além dos tipos de cartas e mapas existentes.
O que é um mapa?
Mapas são representações planas de uma superfície terrestre. Normalmente são feitos com escalas cartográficas pequenas (em próximas aulas explicaremos melhor o conceito de escala), ou seja, abrangem grandes áreas, que são delimitadas por acidentes naturais (como bacias, planaltos, chapadas, entre outros) e / ou divisas político-administrativas.
O que é uma carta na cartografia?
A carta é mais detalhada e complexa do que um mapa, pois abrange áreas menores, utilizando escalas médias ou grandes, e geralmente é feita para fins específicos, enquanto o mapa tem finalidades culturais, temáticas, ilustrativas e didáticas. Por conta da sua finalidade, detalhamento e escala usada, as direções, distâncias e pontos da carta são altamente precisos. A carta pode fazer parte de um mapa, já que diversas cartas, ao serem juntadas, formam algo maior (um mapa), assim como acontece em um quebra-cabeça.
Veja abaixo alguns exemplos de cartas:
Tipos de cartas e mapas.
Todos, alguma vez na vida, já viram o mapa-múndi. Ele é uma base para outros tipos de mapas, pois representa elementos de interesse geral, como a altitude, hidrografia, limites administrativos e vias de comunicação, de maneira clara e generalizada com cuidado, além de ser feito para que qualquer um possa entendê-lo completamente.
Essas suas características o definem como mapa geral.
Outro exemplo de mapa geral é o que representa a divisão dos estados da região Nordeste do Brasil. Observe que esse mapa é de fácil entendimento e não possui grandes detalhes.
Os mapas ou cartas especiais são criados para pessoas que têm um objetivo definido e específico ao procurarem por eles. Um exemplo é um mapa turístico, que é usado por indivíduos com a finalidade de conhecer o local de viagem. Portanto, esse tipo de carta / mapa possui diversas informações e uma alta precisão.
Outros exemplos são mapas astronômicos e meteorológicos e cartas náuticas e aeronáuticas.
Cartas ou mapas temáticos representam aspectos e temas de forma qualitativa e / ou quantitativa, empregando vários símbolos para compreensão. Mapas geomorfológicos, de ocupação da terra, geológicos e de clima são tidos como temáticos.
Por último, temos os mapas / cartas imagem, que aplicam imagens de satélite para deixar mais fácil a identificação de processos, objetos e fenômenos.
Veja, no link disponibilizado, uma carta imagem de Goiânia:
Clique para acessar o Goiania_2296CIedt.pdf
Para fixar seu conhecimento sobre a nova matéria, tente resolver esse exercício, retirado da Apostila de Cartografia.
2. Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
a. ( ) Os Mapas Gerais são elaborados para atender a grupos de usuários cientistas,
atendendo-os de maneira geral.
b. ( ) As Cartas Náuticas e Aeronáuticas podem ser consideradas exemplos de Cartas
Especiais, que atendem a finalidades específicas.
c. ( ) As Cartas ou Mapas Temáticos representam uma séries de fenômenos, processos
e objetos na superfície terrestre, como também fazem os Mapas Gerais, sempre de forma
qualitativa.
d. ( ) As Cartas ou Mapas imagem podem atender a objetivos diversos, mas na grande
maioria das vezes servem para correlacionar informações contidas em mapas ou cartas
com informações existentes na imagem.
Chegamos ao fim de outra aula! Espero que tenha adquirido bastante conhecimento. Continue seus estudos! 🙂