Aula 3 - Coordenadas, Latitude, longitude, meridianos e paralelos.

Escrito por Alícia Flaibam e Antonio Carlos Freire

Coordenadas

As coordenadas nos auxiliam na localização precisa de elementos no espaço geográfico. Elas podem ser geográficas ou alfanuméricas. Vamos entender as diferenças entre cada uma delas!

Geográficas

Muito é dito nas olimpíadas sobre latitude, longitude, meridianos e paralelos, mas o que todas essas palavras significam e qual é a importância de cada uma? É sobre isso que falaremos hoje na aula.

Meridianos e paralelos

A base para medir a latitude e a longitude são as linhas imaginárias, criadas para auxiliar na localização terrestre, também chamadas de meridianos e paralelos. Os meridianos são linhas verticais, e o principal é o Meridiano de Greenwich, que recebe esse nome por conta do Observatório de Greenwich, na Inglaterra. Já os paralelos são linhas horizontais, tendo como ponto de partida e central a Linha do Equador.

Imagens, respectivamente, dos paralelos e dos meridianos.

Latitude e longitude.

A latitude e a longitude são medidas em graus (º) e, como dito anteriormente, dependem dos paralelos e dos meridianos.

A latitude tem como base os paralelos, dividindo o globo em Norte (acima da Linha do Equador) e Sul (abaixo). A Linha do Equador é a latitude 0º, e qualquer ponto no Norte varia de 0º a 90º, enquanto qualquer ponto no Sul varia de 0º a -90º de latitude.

A longitude tem como base os meridianos, dividindo o globo em Ocidental (ao oeste / "esquerda" do Meridiano de Greenwich) e Oriental (ao leste / "direita"), e é responsável pelos fusos horários, tópico que será explicado em próximas aulas. O Meridiano de Greenwich é a longitude 0º, e qualquer ponto no Oriente varia de 0º a 180º, enquanto qualquer ponto no Ocidente varia de 0º a -180º de longitude.

É interessante observar, que os meridianos  são semicircunferências que têm o mesmo tamanho e convergem para  os polos. Como referência, convencionou-se internacionalmente adotar como meridiano 0º o que passa pelo Observatório Astronômico de Greenwich, nas proximidades de Londres (Inglaterra), e o meridiano oposto, a 180º, é chamado de antimeridiano.

 

Latitude e longitude.

Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio e Círculos Polares

O trópico de câncer e o trópico de capricórnio são linhas imaginárias situadas à latitude aproximada de 23° N e de 23° S, respectivamente.

Imagem ilustrativa dos trópicos

Os círculos polares também são linhas imaginárias situadas à latitude aproximada de 66° N e de 66° S.

Imagem ilustrativa dos círculos polares

Tudo bem! Aprendemos o que é latitude e longitude, mas também precisamos entender na prática como isso funciona. Num plano cartesiano, como você já deve ter estudado na disciplina de matemática, a localização de um ponto é determinada pelo cruzamento das coordenadas x e y, numa esfera, o processo é semelhante, mas as coordenadas são medidas em graus.

As coordenadas geográficas funcionam como o endereço de um determinado ponto no globo terrestre. Achar a coordenada de um ponto geográfico é uma verdadeira batalha naval!

Jogo de batalha naval

Batalha naval é um jogo entre duas pessoas no qual o objetivo é afundar a embarcação adversaria. Cada jogador pode distribuir livremente as seguintes peças: 1 porta-aviões, 2 encouraçados, 3 hidroaviões, 4 submarinos e 3 cruzadores, ao longo do espaço respectivo que possui. A distribuição é feita de modo que cada peça não encoste na outra. A folha esquadra adversário serve para você possuir um controle dos ataques que seu adversário já efetuou.

jogo de batalha naval

Vamos aprender coordenadas geográficas como se a gente estivesse jogando Batalha Naval, caro internauta!

Imagine que você está em uma partida de batalha naval, você é o Jogador A e seu adversário o jogador B, assim, temos que você efetuou um ataque E8 no campo adversário, ou seja, você escolheu na "linha deitada" a letra E e na "linha em pé" o número 8, consequentemente, você acertou uma embarcação adversária! Bomba!

Embarcação destruída no jogo de batalha naval

Isso basicamente é um sistema de coordenada geográfica. Claro que aqui eu contextualizei de uma maneira alegórica, mas a essência de coordenada geográfica é essa, um cruzamento de pontos x e y em um sistema cartesiano. Utilizando claro as restrições estabelecidas anteriormente sobre Latitude e Longitude.

Vamos agora estudar uma questão cobrada na Olímpiada Brasileira de Geografia 2023 que uma das possíveis respostas pode ser respondida com um sistema de coordenadas geográficas. Vamos lá!

 

(OBG 2023 - ADAPTADA) Um pesquisador de 2 metros de altura, sendo que o comprimento médio do seu passo é a metade de sua altura, realizou um mapeamento ao longo de um trajeto entre os municípios de Arthur Nogueira (Altitude de relevo: 595 m) e Campinas (Altitude de relevo: 680 metros) e entre Campinas e Monte Mor (Altitude do relevo: 560 m) no estado de São Paulo. Para estimar a distância percorrida, o pesquisador utilizou uma técnica simples: contou o número de passos que deu no terreno, ele deu  32 mil passos de Arthur Nogueira até Campinas e mais 24 mil passos de Campinas até monte Mor. Após concluir o mapeamento, o pesquisador observou que, em uma projeção cartográfica plana, as distâncias dos centroides dos municípios de Arthur Nogueira, Campinas e Monte Mor formavam um triângulo retângulo, como ilustrado na figura:

Agora com base nos centroides dos municípios que formam o triângulo retângulo, indique a localização geográfica do município de Americana em relação a Campinas, Monte Mor e Arthur Nogueira.

Quando nos deparamos com esse tipo de problema que nos pede a localização geográfica de alguma coisa, vamos pensar no cruzamento algébrico de um plano cartesiano com elementos x e y, ou seja,  vamos unir o eixo da Abscissa com o da Ordenada:

plano cartesiano

Agora, vamos realizar uma sobreposição na imagem da questão:

Perceba que quando tomamos a cidade de Americana como referencial, ou seja, colocamos o sistema de coordenadas em cima da cidade, podemos a partir desse momento identificar a sua localização geográfica e solucionar a questão, tranquilamente.

Portanto, temos que a localização do município de Americana é 22º 45' 0'' Sul e 47º 15' 0'' Oeste.

Claro, amigo internauta que se você for pesquisar com mais exatidão obterá valores mais exatos, mas aqui a questão aproxima esses valores.

Para determinar a Latitude e Longitude, basta imaginar sobre o ponto que deseja um plano cartesiano, e colocar primeiro a Latitude (Norte ou Sul) e depois a Longitude (Leste ou Oeste) e para mais exatidão indicar as medidas em graus, minutos e segundos. Assim, um esquema prático seria:

  • Latitude = eixo das abscissas (varia de 0º até 90º, Norte ou Sul);
  • Longitude = eixo das ordenadas (varia de 0º até 180º, Leste ou Oeste).

Muito importante colocar em ordem! Se não, sua resposta ficará incorreta.

Alfanuméricas

Podemos também utilizar as coordenadas alfanuméricas para localizarmos algo em um mapa ou em uma planta. As coordenadas alfanuméricas podem ser descritas como símbolos que equivalem a um lugar específico. Por exemplo, imagine que você é esse turista e quer visitar o Teatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo, em São Paulo, e deseja localizar pontos interessantes os quais você deseja visitar. Portanto, basta olhar o mapa e analisar e realizar uma conexão entre símbolo e imagem e ir ao lugar que você deseja!

Elas não são tão precisas como as coordenadas geográficas, mas auxiliam na localização de elementos da paisagem, como uma rua, uma praça, um teatro, uma estação de trem ou de ônibus, num guia de uma cidade. Formalizando ainda mais a definição de coordenada alfanumérica temos que as coordenadas alfanuméricas são representadas por um número e uma letra. Utilizamos elas em mapas localizados em estações de trem, metrô e terminais de ônibus indicando locais importantes importantes da região tais como escolas, hospitais, praças, parques, museus, etc.

Planta da cidade de Roma

 

Imagem representando coordenadas alfanuméricas

 

Exercício da matéria.

1. (Unesp)

1 - É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre norte ou sul.

2 - É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco compreendido entre o meridiano de Greenwich e o arco do lugar de referência, considerando-se este plano sempre paralelo ao plano do equador. Será sempre leste ou oeste.

(Paulo A. Duarte. Fundamentos de cartografia, 2008. Adaptado.)

No excerto, 1 e 2 correspondem, respectivamente, a:

A) longitude e latitude.

B) latitude e longitude.

C) longitude e meridiano.

D) trópico e paralelo.

E) latitude e paralelo.

Resposta comentada (retirada do site Brasil Escola).

 

Você finalizou mais uma aula! 🙂