Aula 6 - Rosa dos ventos e bússola: Formas de orientação

Escrito por Alícia Flaibam e Antonio Carlos Freire

Você com certeza já ouviu as palavras "Norte", "Sul", "Leste" e "Oeste". Hoje será apresentada a rosa dos ventos, um instrumento que está interligado com esses termos.

A rosa dos ventos.

O nome foi originado na época da chamada Expansão Marítima (fenômeno em que grandes potências européias partiram em direção ao extremo oriente na busca de alcançar novas terras no século XV), por navegadores do mar Mediterrâneo em associação aos ventos que impulsionavam suas embarcações.

A rosa dos ventos tem o objetivo de auxiliar na orientação, localização e deslocamento no espaço geográfico. Ela está presente, por exemplo, na bússola. Na sua representação mais conhecida, temos os pontos cardeais e colaterais (veja a imagem).

  • Pontos cardeais: são as 4 principais direções -> Norte (ou Setentrional / Boreal), Sul (ou Meridional / Austral), Leste (ou Oriente) e Oeste (ou Ocidente).
  • As siglas de cada direção são:
  • .Norte -> N | Sul -> S | Leste -> L ou E (de East, que é Leste em inglês) | Oeste -> O ou W (de West, tradução para inglês da palavra).
  • Pontos colaterais: esses pontos ficam entre dois pontos cardeais.
  • Temos:
  • Nordeste (comumente mostrado como NE) -> entre o Norte e o Leste.
  • Sudeste (SE) -> entre o Leste e o Sul.
  • Sudoeste (SW ou SO) -> entre o Sul e o Oeste.
  • Noroeste (NW ou NO) -> entre o Oeste e o Norte.
Rosa dos ventos.

Em uma versão mais completa, a rosa dos ventos apresenta também pontos subcolaterais, que estão posicionados entre um ponto cardeal e um colateral.

  • Pontos subcolaterais:
  • Norte-nordeste ou Nor-nordeste (NNE) -> entre o Norte e o Nordeste.
  • Este-nordeste ou És-nordeste (ENE) -> entre o Leste e o Nordeste.
  • Este-sudeste ou És-sudeste (ESE) -> entre o Leste e o Sudeste.
  • Sul-sudeste ou Su-sudeste (SSE) -> entre o Sul e o Sudeste.
  • Sul-sudoeste ou Su-sudoeste (SSO ou SSW) -> entre o Sul e o Sudoeste.
  • Oeste-sudoeste ou Oés-sudoeste (OSO ou WSW) -> entre o Oeste e o Sudoeste.
  • Oeste-noroeste ou Oés-noroeste (ONO ou WNW) -> entre o Oeste e o Noroeste.
  • Norte-noroeste ou Nor-noroeste (NNO ou NNW) -> entre o Norte e o Noroeste.
Rosa dos ventos completa.

Portanto, perceba que o ser humano sempre necessitou se referenciar com o objetivo de se orientar no espaço geográfico. Esse cenário aconteceu, visto que os indivíduos sempre em alguma situação-problema, surgia uma necessidade, seja por procura de alimentos, a busca de locais para se abrigar. Toda esse ambiente de exploração explica a importância e o surgimento dos aparelhos de orientação espacial na humanidade.

 

A bússola.

Primeiramente, observa-se que a  bússola foi inventada pelos chineses, mas não se sabe ao certo quando. Assim, no século XIII foi aperfeiçoada por amalfitanos e passou a ser utilizada em embarcações venezianas. Logo, a partir do final do século XV, a bússola foi instrumento fundamental para orientar os marinheiros durante as grandes navegações.

A bússola é um instrumento que também busca ajudar na orientação no espaço geográfico. Ela possui internamente a rosa dos ventos e uma agulha magnetizada, que aponta para um local próximo do polo norte geográfico. Dizemos polo norte geográfico para não confundirmos com o polo norte magnético.

A Terra tem um campo magnético próprio, como se fosse um ímã, sendo que o polo sul magnético é o polo norte geográfico (para onde a bússola aponta), já o polo norte magnético é o polo sul geográfico.

 

Bússola.

 

Comparação entre os polos magnéticos e geográficos.
Polos magnéticos.

 

Orientação

Vamos observar um dos métodos mais antigos de orientação já conhecidos, a forma de orientação pelo sol. Lembro que quando iniciei meus estudos em Geografia, entender a forma e a visão espacial de um indivíduo no mundo, me abriu ideias novas que me fizeram entender muitos conceitos da área de Geografia, esse não é um assunto que necessariamente possui um índice de incidência elevado, mas ele serve como uma base para entender assuntos geográficos mais complexos. Vamos entender agora que tipo de orientação é essa!

Esse método se baseia em estendermos nossa mão direita (braço direito) na direção do nascer do sol, apontando dessa maneira, para a direção oriental ou leste. E quanto ao braço esquerdo? Simples! Ele esticado da mesma forma do braço contrário, apontará para a direção contrário do nascer do sol, ou seja, para a direção oeste ou ocidental como se observa na imagem acima. Portanto, nossa frente será voltada para o boreal, norte ou setentrional, as costas será voltada para o meridional, sul ou austral.

Caro internauta, deve-se ficar atento com esse tipo de orientação ao realizar seu uso, pois dependendo da posição latitudinal do observador, nem sempre o Sol está exatamente na direção leste. Vamos observar mais uma forma de orientação! Forma de orientação pelo Cruzeiro do Sul

Observe a letra da canção "Oriente" de Gilberto Gil:

"Se oriente, rapaz
Pela constelação do Cruzeiro do Sul
Se oriente, rapaz
Pela constatação de que a aranha
Vive do que tece
Vê se não se esquece
Pela simples razão de que tudo merece
Consideração" Gilberto Gil, compositor e cantor.

Essa canção nada mais retrata do que uma forma de orientação muito conhecida assim como a do Sol. Lembro que a primeira vez que fiquei sabendo dessa forma de orientação foi estudando "Astronomia" para o nível de prova da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ela é um pouco mais difícil de entender do que a outra forma, mas vamos lá!

Observe a imagem da Forma de orientação pelo Cruzeiro do Sul:

Antes de analisarmos esse método, vamos esclarecer um termo importante "Polo celeste", em astronomia, polos celestes são pontos imaginários determinados pela projeção dos polos geográficos da Terra na esfera celeste. Segue uma imagem exemplificando:

 

É possível encontrar a direção sul aproximada prolongando 4,5 vezes o tamanho do braço maior da constelação do cruzeiro do sul e, a partir deste ponto, traçando uma perpendicular em direção ao horizonte, como se pode ver na imagem, mas isso só vale para o hemisfério meridional, onde o cruzeiro do sul pode ser observado.

No hemisfério boreal, para encontrar a direção norte aproximada basta localizar a estrela Polaris (também chamada de Polar ou do norte) e projetá-la no horizonte: às costas do observador estará o sul, à direita, o leste, e à esquerda, o oeste. essa estrela encontra-se no firmamento num ponto sobre o polo norte, como se fosse uma extensão do eixo da
terra, por isso aos nossos olhos permanece fixa no céu. A estrela Polaris é a estrela mais brilhante da constelação de ursa menor e pode ser facilmente observada.

Constelação de ursa menor, com destaque para a estrela Polaris

Exercícios da matéria.

1. (OBRAC - Etapa I Fase 1, 2021 - Questão 4) O Lago Parima é um lago lendário que estaria localizado na América do Sul, supostamente o local próximo da fictícia cidade de El Dorado, também chamada de Manoa, muito procurada pelos exploradores europeus. Embora inúmeras tentativas, não foi possível confirmar a existência do lago, e ele foi considerado um mito junto com a cidade das riquezas. Antes que a existência do lago fosse definitivamente refutada no início do século XIX, a busca pelo Lago Parima levou exploradores a mapear rios e outras características do sul da Venezuela, norte do Brasil e Guiana.

Eldorado acabou virando nome de algumas cidades brasileiras, como Eldorado do Carajás (PA), assim denominada por representar a explosão mineral que aconteceu na região; e que se relaciona com a antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização das Américas, que falava de uma cidade cujas construções seriam todas feitas de ouro maciço e cujos tesouros existiriam em quantidades inimagináveis. O imaginário popular dos primeiros habitantes de Eldorado do Carajás refletia a busca pela cidade perdida, pelas montanhas de ouro, o do paraíso perdido na terra. O termo Eldorado (El Dorado em castelhano) significa o homem dourado e Carajás se deve à proximidade do município com o grande complexo geológico regional: a Serra dos Carajás.

Considerando que os exploradores tenham mapeado uma área com um ponto entre o sul da Venezuela, norte do Brasil e a Guiana, qual seria a direção desse ponto em relação ao complexo geológico da Serra de Carajás indicada pelo balão vermelho no mapa.

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a) noroeste
b) sudoeste
c) nordeste
d) sudeste

Resposta.

 

2. (OBRAC - Etapa I Fase 1, 2019 - Questão 18) Considerando que são 18 horas, e há três grupos de estudantes saindo da escola para suas casas que ficam bem perto, o primeiro grupo irá seguir na direção 1, o segundo na direção 2 e o terceiro na direção 3. Com base no desenho, podemos notar que os grupos seguirão respectivamente as direções:

a) sul, leste, noroeste
b) sul, leste, noroeste
c) oeste, norte e nordeste
d) oeste, sul e sudeste
e) leste, norte e sudoeste

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Resposta.

 

3. (OBRAC - Etapa I Fase 1, 2017 - Questão 17)

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a) Se o número 5 indica a direção Sul então o número 9 indica a direção Norte-Noroeste
b) Se o número 4 indica a direção Sudeste, o número 10 indica a direção Leste-Sudeste
c) Se número 2 indica a direção Nordeste, o número 6 indica a direção Noroeste
d) Se o número 8 indica a direção Nordeste, o número 7 indica a direção Nor-Nordeste
e) Se número 1 indica a direção Norte, o número 7 indica a direção Leste

Resposta.

4.  (Simulado ENEM 2009)

O desenho do artista uruguaio Joaquín Torres-García trabalha com uma representação diferente da usual da América Latina. Em artigo publicado em 1941, em que apresenta a imagem e trata do assunto, Joaquín afirma: “Quem e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul por que na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, senão em oposição ao nosso sul. Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então teremos a justa ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América assinala insistentemente o sul, nosso norte”. TORRES-GARCÍA, J. Universalismo constructivo. Buenos Aires: Poseidón, 1941. (com adaptações).
O referido autor, no texto e imagem acima,
a) privilegiou a visão dos colonizadores da América.
b) questionou as noções eurocêntricas sobre o mundo.
c) resgatou a imagem da América como centro do mundo.
d) defendeu a Doutrina Monroe expressa no lema
“América para os americanos”.
e) propôs que o sul fosse chamado de norte e vice-versa.

 

Resposta: B

 

Você concluiu outra aula, parabéns! 🙂