Aula 00 Geologia

Escrito por Pablo Fernando 

 

A Geografia como ciência

A palavra Geografia, com origem grega (“Terra (geo)”, e “Escrita" (Grafia)) descreve o estudo da Terra, seus processos e sua formação. O objetivo da Geografia Física é descrever o espaço físico e a influência que ele tem sobre o humano e vice versa. Como afirma o geógrafo Rob Christopherson "Physical geography deals with powerful Earth systems that influence our lives and includes the many ways humans impact those systems" .

As camadas da Terra

A Terra é dividida em três principais camadas, crosta (dividida em oceânica e continental), manto (dividido em inferior e superior) e núcleo (também dividido em núcleo inferior e núcleo superior).

Crosta

A crosta terrestre é a camada mais externa da Terra, sendo formada por várias placas rochosas (que conhecemos como placas tectônicas). A crosta “flutua” no magma do manto, em função de ser menos densa que esse. A crosta é subdividida em duas partes, a crosta oceânica e a crosta continental. A crosta terrestre em uma densidade de 2,8g/cm³, com 40km de espessura. A crosta oceânica tem espessura de somente 7km, mas apresenta uma densidade de 3,4g/cm³, ficando numa posição mais baixa se comparada a crosta continental – o que explica por que os mares são tão profundos em relação aos continentes.

Manto

O manto é a camada intermediária da esfera planetária, ficando entre a crosta e o núcleo. As temperaturas no manto são bem mais elevadas do que na crosta, alterando sua consistência. A camada superior do manto terrestre tem característica pastosa, e manto inferior já é líquido, com temperaturas mais elevadas. O magma mais aquecido (e consequentemente, menos denso) sobe do manto inferior ao superior, e vice versa. Esse movimento do magma é chamado de correntes de convecção, que é o responsável pelas movimentações das placas tectônicas.

Núcleo

O núcleo da Terra é a camada mais interna da terra, e também a sujeita a maior temperatura e pressão. Ele é composto principalmente de ferro é níquel, no estado sólido tanto líquido. Ele é dividido no núcleo externo, que se encontra em estado líquido, e o núcleo interno, que se encontra no estado sólido, mesmo com sua temperatura de cerca de 5000 graus celsius – isso se deve a elevada pressão do núcleo. Além disso, uma teoria amplamente difundida é que o campo magnético da terra tem sua origem pelo movimento de rotação do núcleo da Terra, que é maior que a própria rotação dessa.

Clima, tempo e sistema climático.

A expressão “tempo” se refere as condições de umidade, precipitação, temperatura e cobertura de nuvens em um dado local em um certo momento. Já o clima, é referente aos padrões meteorológicos de certa região, observados durante um longo período de tempo. É através do clima que podemos dizer se uma região é seca ou úmida, quente ou fria, por exemplo. Já o sistema climático, é a interação entre todos os componentes terrestres que interagem diretamente e indiretamente com o clima, como os raios solares, o efeito estufa da atmosfera, e a interação dessa com a hidrosfera, biosfera, litosfera, entre outros.

Sistema tectônico

O movimento de convecção do magma, mencionado anteriormente, movimenta os pedaços de rocha que formam a crosta terrestre. Esses pedaços de rocha são chamados de placas tectônicas. Embora a crosta planetária seja dura, entre ela e o manto jaz a astenosfera, uma camada de transição que é mais susceptível as forças de convecção. As placas tectônicas são movidas pelo magma do manto, muitas vezes se separando uma das outras, ou se chocando, dando origem a formações do relevo, como vales e montanhas, respectivamente. Esse movimento das placas também dá origem a separação dos continentes, e também a fenômenos como terremotos e tsunamis.

Geodinamo

O Geodinamo é o nome dado ao processo de formação do campo magnético da terra. O movimento do núcleo externo terrestre, formado principalmente por ferro líquido, em torno do núcleo interno sólido. Esse movimento é provocado pela elevada temperatura e pressão no interior da Terra, junto das correntes de convecção e a rotação da Terra em torno de seu eixo. Esse campo magnético é o que dá origem aos polos magnéticos da terra – que permitem o uso da bússola como ferramenta de navegação.

A interação entre os geosistemas

Como você deve ter percebido, os diferentes sistemas geográficos interagem entre si, como por exemplo, as correntes de convecção do magma influenciam tanto na tectônica de placas quanto na formação do campo magnético. Mas também há situações menos óbvias – a tectônica da origem a vulcões, que liberam materiais e gases do interior da Terra na atmosfera. O núcleo da Terra, por sua vez, não altera diretamente a crosta – porém seu campo magnético se estende a centenas de quilômetros além da superfície terrestre, impedindo a radiação solar de atingir a superfície.

A interação entre esses sistemas é o que dá origem aos diferentes biomas, climas, relevos, e etc – dessa forma, a própria vida na Terra é diretamente influenciada pelos sistemas geográficos e a interação desses. A compreensão não somente dos fenômenos, mas também da interação entre eles, é fundamental para o estudo da geografia como um todo, não somente a física. Por isso, caro leitor, é essencial que nos seus estudos daqui em diante em diante, você dê uma grande importância a entender como os fenômenos geográficos podem influenciar uns aos outros.