Simulado - Primeira Fase OBI 2023 - Comentário PJ

Simulado OBI 2023 - Fase 1 - Programação Nível Júnior

Se você quiser se preparar para a OBI, não deixe de conferir o Roteiro de estudos de informática, e também a página de informática do NOIC, com todos nossos materiais.

Para conferir a prova na íntegra, clique aqui.

Trio de Nerds

Comentário escrito por Vitor Veiga

Conhecimento prévio necessário:

O problema nos dá 3 strings, que representam os instrumentos tocados por Luca, Leo e Lúcio, e quer saber essas strings são “violao”, “piano” e “bateria”, em qualquer ordem.

Nossa estratégia de resolução será declarar 3 variáveis booleanas (v, p, b), que começam sendo falsas. Enquanto lemos a entrada, checar se cada uma das strings de entrada representa alguma das strings alvo. Caso representem, marcamos como verdadeira a booleana do respectivo instrumento.

Se no final todas as booleanas estiverem marcadas, todos os instrumentos estão presentes e retornamos “S”. Caso contrário, retornamos “N”.

Outra maneira de resolver é ler as 3 strings em s1,s2 e s3 e chegar se elas são todas diferentes entre si, ou seja, s1 != s2, s1 != s3 e s2 != s3.

Clique aqui para conferir o código

Gatinhos Explosivos

Comentário escrito por Estela Baron

Conhecimento prévio necessário:

Basicamente, se houver alguma carta de desarme - se algum inteiro da entrada for igual a 1 - temos que analisar dois casos: se o primeiro inteiro for 1, basta imprimir 3, pois quer dizer que a primeira carta é o desarme. Caso contrário, precisamos embaralhar, ou seja, temos que imprimir 1.

Se não houver nenhum desarme, temos que analisar somente a primeira carta. Se for uma bomba, temos que pular a vez (imprimir 2). Caso contrário, quer dizer que a primeira carta nos dá um outro poder, ou seja, podemos comprar a do topo (imprimir 3).

Com isso, conseguimos verificar todas as possibilidades. É importante notar a ordem de importância das condições: verificar se tem algum desarme deve ser prioridade. Para implementar o código, declaramos três inteiros e atribuímos os valores a eles (por meio do cin). Além disso, é necessário usar as estruturas de if e else para analisar os casos.

Observação: para que não haja o risco de imprimir duas respostas, é importante utilizar else\; if. Se a condição dentro dessa estrutura for atendida, os comandos são realizados e o programa não verifica as outras condições ( os outros else \;if e o else).

Clique aqui para conferir o código

Atacante Devedor

Comentário escrito por Arthur Lobo

Conhecimento prévio necessário:

Sabemos quantos reais foi emprestado para cada amigo e quantos reais cada amigo nos emprestou, e nosso objetivo é saber o quanto nós temos que pagar os amigos para quitar a dívida, e quantos nossos amigos tem que nos pagar para que a dívida deles seja quitada.Primeiramente, começamos com duas variáveis res1 = 0, representando quanto Leonardo deve pagar, e res2 = 0, representando quando ele pagará.

Em seguida, faremos um for com i de 1 até N e, para cada i, analisaremos 3 casos:

  • A_i > B_i: Isso significa que o atacante emprestou mais dinheiro para o amigo do que o amigo para ele, então o quanto ele recebe aumenta em A_i-B_i \rightarrow res1+= A_i-B_i.
  • A_i < B_i: Isso significa que o atacante emprestou menos dinheiro para o amigo do que o amigo para ele, então o quanto ele paga aumenta em B_i-A_i \rightarrow res2+= B_i-A_i.
  • A_i = B_i: Nada acontece.

No fim, basta imprimir o valor de res1 e res2.

Clique aqui para conferir o código