Introdução
A IBO, Olimpíada Internacional de Biologia, existe desde o ano de 1990, sendo uma das olimpíadas internacionais mais recentes. Em conjunto com a Olimpíada Ibero americana de Biologia, constituem as competições internacionais que estudantes brasileiros podem participar. No Brasil, a fase nacional é representada pela OBB, Olimpíada Brasileira de Biologia, que acontece desde 2004. Além disso, algumas edições estaduais de olimpíadas de biologia ocorrem, como a Olimpíada Cearense de Biologia (OCB), realizada pela UFC, ou edições online como a Olimpíada Brasileira de Biologia Virtual (OBBV), que são competições paralelas que não classificam para disputas internacionais. A IBO exige tanto conhecimentos teóricos de todas as áreas de estudo da biologia quanto conhecimentos práticos em Zoologia, Botânica, Biologia Molecular, Ecologia, etc. Enquanto isso, para a fase nacional, exceto na seletiva, esta não deve ser uma preocupação do aluno. A OBB não é dividida em níveis, participando em igualdade qualquer aluno do Ensino Médio.
Além de assuntos já conhecidos na biologia vista no ensino médio, a prova da OBB possui certo enfoque em Biologia Molecular e Bioquímica, principalmente na segunda fase. Além disso, trata-se de uma prova que busca abordar atualidades, tanto acerca de pesquisas recentes quanto de acontecimentos relevantes do momento que tenham relação com a Biologia, como o aparecimento de uma nova doença naquele ano, alguma descoberta nova na Biologia/Medicina, etc.
Por onde estudar?
Caso deseje começar do zero, livros de Biologia como os 3 volumes de Amabis e Martho (Biologia da Célula, Biologia dos Organismos e Biologia das Populações) são recomendados.
O livro base, que serve como o principal guia de estudo para a olimpíada é Biologia de Campbell (Jane B. Reece - Biologia de Campbell), que abrange a maioria dos temas abordados com profundidade suficiente.
Para complementar estudos em áreas cobradas em intensidade maior, leituras complementares devem ser feitas, como Bioquímica (Lehninger Princípios de Bioquímica – David L. Nelson, Michael M. Cox) e Botânica (Biologia Vegetal - Raven, Peter H.; Eichhorn, Susan E.; Evert, Ray F.)
Não esqueça de resolver as questões anteriores da OBB e IBO, além de se manter informado sobre as novidades na Biologia 🙂
Lembre-se que o quadro de conteúdos cobrados é disponibilizado no site
Módulos de estudo da UFPB para o curso de Biologia também são ótimos para o estudo, especialmente de zoologia e anatomia vegetal, entre outros, com a vantagem de ensinar na prática como utilizar conhecimentos, a exemplo da construção de cladogramas
O site Biolympiads também tem uma série de dicas sobre como se preparar e algumas dicas de materiais, apesar de estar em inglês, assim como os livros recomendados