Soluções Química - Semana 143

Escrito por: Raphael Diniz.

 

INICIANTE

Com uma boa análise da estrutura e por meio da definição atualizada do número de ciclos pela IUPAC (o número de ciclos é igual ao menor número de ligações que ao serem rompidas retiram o caráter cíclico da estrutura), temos que a resposta será 2 ciclos. Já com relação as funções presentes, temos que elas são amina, álcool, éter e imina.

Desse modo a alternativa corresponde a letra D.

 

INTERMEDIÁRIO

Para responder à questão iremos fazer uma análise de cada um dos itens:

I) Verdadeiro: Por conta da alta viscosidade do ácido sulfúrico co

ncentrado, a forma mais segura de maneja-lo é por meio de uma proveta, pois se ele for utilizado em uma pipeta existe o risco dele pingar (mesmo com esse risco é comum vermos nos laboratórios o uso dele em pipetas por conta da praticidade, porém salientamos que esta prática não é correta).

II) Falso: O item apresenta uma natureza correta em toda a sua extensão, porém ele peca no uso de uma palavra, no caso o termo miscível é incorreto para este contexto, pois durante o processo ocorre a retirada de substâncias apolares por meio dos vapores de água que volatizam ele e o levam para um outro recipiente, onde voltam para o estado líquido, ao qual fica separado por duas fases.

III) Falso: O método contínuo apresenta sempre um maior rendimento por conta de seu caráter automatizado, ao qual ao término de um ciclo inicia por conta própria um novo, de modo que de forma contínua melhora a pureza da substância que se deseja extrair.

IV) Verdadeiro: O método de recristalizam pode ser entendido da seguinte forma, uma determinado sólido apresenta impurezas em sua composição, para retirá-las é necessário aquecer a mistura com a adição do solvente quente na menor quantidade possível para solubilizar tudo e tornar a solução concentrada, após isso basta resfriar a solução que o sólido em questão irá precipitar e as impurezas ficaram solubilizadas.

Desse modo a alternativa correta corresponde a letra B.

 

AVANÇADO

Inicialmente devemos entender alguns pontos. O azul de metileno terá vários papeis neste processo, como o de ser catalizador, agente de transferência de oxigênio e de certa forma um indicador para a etapa que está ocorrendo (a rigor ele não atuará como indicador), logo podemos concluir que ele não irá participar da reação. Com isso temos que a reação que irá ocorrer será:

C_6H_{12}O_6 + {1 \over 2}O_2 + OH^- \rightleftharpoons {C_6H_{11}O_7}^- + H_2O

Desse modo no estado inicial e após ser agitado (quando a cor da solução for azul) a glicose (que é um açúcar redutor) vai se oxidar a um ácido carboxílico por meio da redução do O_2 e do azul de metileno até leucometileno (que é transparente), tornando desse modo a solução com aspecto transparente. Com a agitação irá ocorrer uma solubilização do oxigênio presente no meio exterior, de modo que a reação irá tender para a direita, de maneira que para o ácido carboxílico retornar ao estado de açúcar será necessário que ele seja reduzido, com isso o leucometileno atuará como agente redutor, sendo convertido a azul de metileno, dando novamente um caráter azulado para a solução.