Química - Semana 148

Escrito por: Raphael Diniz.

INICIANTE

Recentemente foi noticiado que uma família inglesa ficou por dois dias sentindo apenas um cheiro extremamente desagradável em sua casa, sem saber ao certo a origem dele, porém quando uma das integrantes da família notou que suas joias de prata haviam ficado escuras, ela automaticamente se lembrou das aulas de química e pediu para que seus pais saíssem imediatamente da residência. Sabendo de tudo isto, podemos concluir que o agente responsável pelo cheiro e a reação que permitiu identifica-lo é:

 

INTERMEDIÁRIO

O compositor Wolfgang Amadeus Mozart é conhecido em todo o mundo, atraindo fascínio em todas as vertentes de sua vida, onde infelizmente a sua morte não fugiu deste aspecto. Ela nunca foi plenamente esclarecida, onde por muito tempo se pensou que ocorreu por meio de um envenenamento criminoso, onde inclusive o seu rival Antonio Salieri se colocou como culpado, porém logo foi descartado por conta do seu estado de demência senil. Atualmente uma hipótese aceita é que ele na verdade morreu por envenenamento acidental, por meio da ingestão do pó de antimônio que lhe haviam receitado para tratar o que havia sido identificado como melancolia. Sabendo da dificuldade de ingerir este medicamento, considere que o fabricante o fez sob a forma de uma dispersão coloidal onde o dispersante utilizado era a água, onde foi receitado que ele ingerisse por 14 dias, de modo que faltando 7 dias para o fim do tratamento ele já tinha sintomas de intoxicação. Considerando que Mozart bebeu uma colherada do produto por dia em apenas uma destas colheres:

E analisando a tabela acima que relaciona a quantidade em gramas consumidas diariamente e a porcentagem retida no organismo, diga qual colher Mozart utilizou:

A) Colher de café.

B) Colher de chá.

C) Colher de sobremesa.

D) Colher de sopa.

 

Dados:

  • Quantidade letal de antimônio ao organismo humano: 120 mg.
  • Porcentagem de antimônio no medicamento:  25 \%.

 

AVANÇADO

É comum que as industrias tenham sistemas de resfriamento baseados no uso da água como forma de absorver o calor gerado pelo maquinário, de modo que após a utilização a água quente é devolvida para a natureza, porém um dos problemas destas práticas é o fato de que com o aumento da temperatura diminui a quantidade de gases dissolvidos, aspecto este de extrema preocupação para a natureza dado a necessidade de gás oxigênio por exemplo para os seres aquáticos. Uma maneira muito utilizada para determinar o oxigênio dissolvido na água é por meio do método de Winkler. Em resumo ele consiste na rápida oxidação do Mn^{+2} até Mn^{+3} em meio alcalino, de modo que logo após isto ele se reduz novamente a Mn^{+2} por meio da ação do I^{-} em meio acidificado, que posteriormente se dissolve na água, onde por fim ele é titulado com tiossulfato para enfim estimar a quantidade de O_2. Desse modo analise as seguintes etapas do processo de analise de uma amostra de água retirada de uma certa localidade industrial:

  • Foi coletado uma amostra de 400ml desta localidade.
  • Nesta amostra foi adicionada 3ml de uma solução concentrada de KINaOH.
  • Depois foi adicionada 3ml de Mn(OH)_2.
  • Após isto houve a formação de precipitados e eles foram dissolvidos pela adição de 6ml de H_2SO_4 concentrado.
  • Da amostra resultante foi recolhido uma alíquota de 50ml que acabou sendo titulada com 15ml de tiossulfato 0,002 mol/L.

Sabendo que o parâmetro de qualidade da água com relação ao O_2 dissolvido deve ser superior 2 mg/L, diga qual é a quantidade em mol/L do oxigênio na amostra original e se a indústria segue ou não o parâmetro de qualidade.