Escrito por Arthur Mendes.
INICIANTE:
Uma liga de prata, zinco, ouro e ferro que pesa 100 gramas reagiu com uma solução de ácido sulfúrico diluído formando um sólido A e uma solução B. A solução B foi separada do A, sólido o qual foi tratado com 100 ml de ácido nítrico concentrado 68% em massa e de concentração 16,3 molar. A massa final da solução resultante é 162,47. A solução B também foi tratada com ácido nítrico, o volume de gás liberado foi de 4,37 litros. Logo após, foi adicionado hidróxido de sódio em quantidade o suficiente para precipitar totalmente todos os cátions metálicos presentes na solução. A massa do precipitado obtido é 80,35 gramas. Considere temperatura e pressão ambiente.
Determine a porcentagem em massa de cada metal da liga.
INTERMEDIÁRIO:
Uma amostra de etanol de 1.941 ml reagiu com uma solução concentrada de ácido sulfúrico a quente. O produto orgânico reagiu com tetróxido de ósmio. O produto dessa reação foi tratado com acetato de chumbo (IV), dissolvido em clorofórmio. No final, realizaram uma extração para separar o produto do clorofórmio, com o objetivo de transferir no mínimo 90% do produto orgânico dentro do clorofórmio para solução aquosa. O volume de clorofórmio é 100 ml e a massa final do composto orgânico resultante da sequência de reações é 2 gramas
a) Qual o produto que foi extraído pra solução aquosa?
b) Escreva todas as reações.
c) Qual a massa do etanol?
d) Quantas extrações usando o funil de decantação precisam ser feitas? Considere o volume de água igual ao volume de clorofórmio em cada extração, caso necessário.
Dado: Coeficiente de partição:
OBS: Coeficiente de partição é a concentração na fase orgânica sobre a concentração na fase aquosa.
AVANÇADO:
Foi adicionado a uma amostra de 16,53 ml de água destilada saturada em oxigênio do ar uma quantidade em excesso de MnS. Logo depois, adicionaram 10 ml de hidróxido de potássio concentrado 15 molar, livre de oxigênio. Um excesso de uma solução de 20 ml contendo somente iodeto de cálcio foi adicionado. o precipitado foi redissolvido com a adição de 33 ml de ácido sulfúrico 18 molar. Uma alíquota de 50 ml dessa solução foi titulada com tiossulfato de sódio, consumindo 28,87 ml de uma solução 0.36 molar de .
a) Qual a solubilidade do oxigênio?
b) Escreva todas as reações.
c) Qual a constante de dissolução do oxigênio na água?
Dados: Temperatura = 25ºC, Porcentagem de oxigênio no ar = 20%, pressão = 1 atm.