Escrito por Jurandi Campelo
INICIANTE
1)
2) Estrutura 1:
Nox de cada hidrogênio = +1 (Realiza uma ligação com o oxigênio, que é mais eletronegativo) Nox do enxofre = +4 (Realiza 4 ligações com o oxigênio, que é mais eletronegativo) Nox médio do oxigênio = = -1,5
Estrutura 2:
Nox de cada hidrogênio = +1 (Realiza uma ligação com o oxigênio, que é mais eletronegativo) Nox do enxofre = +6 (Realiza 6 ligações com o oxigênio, que é mais eletronegativo) Nox médio do oxigênio = -2 (Todos os átomos de oxigênio realizam duas ligações com átomos mais eletropositivos)
3) A estrutura 2 é mais estável se comparada à estrutura 1.
4) O motivo da estrutura 2 ser a mais estável é a presença de menor carga formal em seus átomos(todos possuem carga formal igual a zero), enquanto alguns átomos possuem cargas formais não nulas. Lembre-se que estruturas com átomo que possuem cargas formais mais próximas, em módulo, de zero tendem a serem mais estáveis.
INTERMEDIÁRIO
1)
2)
3)I) Sabe-se que a atividade de um sólido puro é nula, portanto, uma variação em sua quantidade não atingiria o quociente reacional e, dessa forma, não alteraria a voltagem da pilha.
II)
Note que ao usarmos a equação der nernst fica evidente a diminuição do potencial dessa semi-reação com o acréscimo da concentração de íons zinco. Portanto, ao dobrar a concentração de íons zinco há diminuição do potencial da pilha.
AVANÇADO
1) Grafite: Possui Hibridação SP2
Diamante: Possui hibridação SP3
Fulereno (C60): Possui Hibridação SP2
2) Note que a energia livre de gibbs de formação do diamante é positiva, ou seja, trata-se de um processo endergônico. Dessa forma, sabe-se que o processo inverso (transformação de diamante em grafite) é um processo exergônico e, portanto, espontâneo, o que explica a conversão natural de diamante em grafite.
3) O grafite! Tal fato explica-se pela presença de nuvens eletrônicas Pi (já que o grafite possui duplas ligações), capazes de se deslocalizarem, o que possibilita a formação de corrente elétrica.