Dominância Completa,Incompleta e Codominância

Dominância Completa, Incompleta e Codominância

Na genética, dominância nada mais é do que a relação entre diferentes variantes de um gene, chamadas alelos(vistas na aula anterior), e como essas variantes se manifestam no fenótipo de um organismo. Ou seja, dominância refere-se à capacidade dos alelos de determinar o fenótipo de um organismo.

Essa dominância pode ocorrer de diversas formas sendo elas: dominância completa, dominância incompleta e codominância

Dominância Completa

Dominância completa é o caso mais simples de dominância e ocorre da mesma forma que foi vista aula passada no exemplo das ervilhas. Nele, o indivíduo heterozigoto apresenta o fenótipo determinado pelo alelo dominante(representado pela letra maiúscula), já o alelo recessivo, só vai ser manifestado se o mesmo estiver em homozigose. Logo, a relação entre genótipo e fenótipo no caso das ervilhas vai ser dada como:

Perceba que apenas um alelo dominante precisa estar presente para determinar o fenótipo do organismo. E alelo recessivo só será expresso se ambos os alelos forem recessivos

Dominância Incompleta

Nesse caso, como o próprio nome já sugere, nenhum alelo é completamente dominante sobre o outro. Fazendo com que o fenótipo do indivíduo heterozigoto seja a "junção" dos fenótipos dos indivíduos homozigotos dominante e recessivo. Esse caso ocorre nas flores da planta da espécie Mirabilis jalapa 

Perceba que a flor resultante é rosa(combinação do branco com vermelho).Caso a reprodução de duas flores rosas ocorresse teríamos o seguinte:

Portanto, a relação entre genótipo e fenótipo é:

Codominância

A codominância ocorre quando os dois alelos manifestam-se completamente e simultaneamente no indivíduo heterozigoto. Ou seja, tanto o alelo A quanto o alelo B são expressos no fenótipo do organismo (AB). Esse tipo de dominância é observado em alguns tipos de bovinos da seguinte forma:

Em que o filho vai apresentar características de ambos os pai e mãe. No caso, o filho herda a pelagem branca e preta

Portanto, a relação entre genótipo e fenótipo é:

Aula elaborada por Vitor Takashi