Problemas da Semana 1 - Biologia

Iniciante

Comparação entre dente de um megalodonte (esq.) e um tubarão moderno (dir.)

A extinção do megalodonte é um mistério que persiste há muito tempo. Vários fatores diferentes foram propostos, desde a perda do habitat devido a mudanças dos níveis dos mares até a redução da quantidade de presas. No estudo mais recente, pesquisadores internacionais usaram isótopos de zinco nos dentes de tubarões vivos e extintos como ferramenta para entender a alimentação de animais mortos há muito tempo.”

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-61671997

Os megalodontes eram:

1. Peixes ósseos, dotados, portanto, de bexiga-natatória.
  2. Peixes cartilaginosos, sendo suas brânquias protegidas por opérculos.
  3. Peixes ósseos, visto que possuem dentes calcários.
  4. Peixes cartilaginosos, com trato digestivo terminado em cloaca.
  5. Peixes ósseos, porém desprovidos de linha lateral.

Intermediário

Luizinho passou as férias de verão no interior de Minas Gerais. Ele se divertiu muito: tomou banho em lagos, brincou com os amigos no campo e fez trilhas no bosque. Infelizmente, porém, esqueceu de levar repelente na mala e foi picado inúmeras vezes por mosquitos. Pouco depois de voltar para casa, os pais de Luizinho perceberam que ele apresentava alguns sintomas preocupantes, como febre, tosse, diarréia, indisposição e vermelhidão em algumas partes do corpo. Na emergência, o médico disse que Luisinho:

1. Padecia, certamente, de dengue.
  2. Não tinha dengue, mas outra doença cujo vetor é um mosquito.
  3. Precisaria realizar um exame para descobrir se sua doença era uma verminose ou uma arbovirose.
  4. Padecia de um resfriado comum.
  5. Precisaria ser tratado com soro antiofídico.

Em 1881, o botânico estadunidense George Engelmann decidiu realizar um experimento para melhor entender os processos da fotossíntese vegetal. Para tanto, expôs um filamento de algas verdes a diferentes comprimentos de luz e observou a formação de colônias de bactérias aeróbias sobre esses filamentos de algas, como pode ser visto na imagem:

Tendo em vista a imagem e seus conhecimentos sobre biologia, responda:

1. a) Por que houve maior concentração de bactérias aeróbias sobre algas expostas às tonalidades vermelhas e azuis de cor?
  2. b) O que aconteceria com as colônias de bactéria se Engelmann colocasse um filtro de verde sobre a fonte de luz (ou seja, um filtro que não deixa passar as cores esverdeadas de luz)?

Problemas elaborados por Kauí Lebarbenchon