Problemas da Semana 2 - Biologia

1 - Tipo Sanguíneo

Durante uma aula de biologia, o pequeno Biógenes aprendeu que o sangue O- é raro e só pode receber doação de sangue de outros O-. Preocupado para saber se tinha esse tipo sanguíneo, questionou seus pais sobre o assunto e descobriu o seguinte:

• Seu pai tem sangue A+;
  • Sua mãe tem sangue B+;
  • Seu avô materno tem sangue O-;
  • Sua avó materna tem sangue B+;
  • Seu avô paterno tem sangue O+;
  • Sua avó paterna tem sangue A-.

É possível que Biógenes tenha sangue O-? Se sim, qual é a probabilidade?

2 - Gêmeos

Enquanto viajava pela Grécia com sua família, Biógenes conheceu um menino quase idêntico a ele, chamado Patão. Intrigados com a similaridade fisionômica, os dois consideraram a possibilidade de serem gêmeos. Biógenes e seus pais já haviam realizado testes genéticos que confirmavam parentalidade. Foi preciso, portanto, comparar o genótipo de Patão com o dos pais de Biógenes. O resultado do exame foi o seguinte:

a) Patão é irmão de Biógenes?

b) É possível que dois irmãos gêmeos sejam diferentes fisicamente? E iguais?

3 - Código da Vida

Intrigado pelo poder da genética, Biógenes decidiu aprender mais sobre o assunto. Durante seus estudos, descobriu que os humanos compartilham, em diferentes proporções, seus genomas com diversos outros seres vivos. Por exemplo:

• 99% de DNA compartilhado com os chimpanzés;
  • 85% de DNA compartilhado com os ratos;
  • 60% de DNA compartilhado com galos e galinhas;
  • 40%  de DNA compartilhado com a bananeira.

a) Com base no que leu, Biógenes concluiu que o código genético humano é mais parecido com o dos chimpanzés do que com o da bananeira. Essa conclusão está correta?

b) O que a similaridade entre o DNA dos mais diversos seres vivos pode indicar sobre a origem e a evolução da vida na Terra?

Problemas elaborados por Kauí Lebarbenchon