1 - Bactéria desconhecida
Um mestrando, em um de seus experimentos, deixou por acidente uma placa de Petri com meio de cultura destampada. Após algum tempo, reparou que uma cultura de bactérias nela havia se instalado. Visando determinar a espécie da bactéria fez os seguintes experimentos:
- Fixou a amostra em uma placa e corou-a com cristal violeta. Mesmo após lavagem com lugol, a amostra ainda mantinha a coloração violeta;
- Analisou a amostra em microscópio. As bactérias apresentavam formas esféricas;
- Verificou a taxa de crescimento em diferentes temperaturas. A faixa ideal era entre 30° e 37°C.
Com isso, ele inferiu que a bactéria desconhecida poderia ser :
a) Escherichia coli: bacilos, gram-negativos e mesófilo
b) Proteus mirabilis: bastonetes, gram-negativos e mesófilo
c) Neisseria gonorrhoeae: cocos, gram-negativos e mesófilo
d) Staphylococcus aureus: cocos, gram-positivos e mesófilo
e) Bacillus stearothermophilus: bacilos, gram-positivos e termófilo
2 - Resistência a antibióticos
O mesmo mestrando, após determinar a espécie da bactéria, decidiu determinar sua resistência a um antibiótico. Inicialmente, uma amostra da colônia foi cultivada em uma placa com meio de cultura contendo oxacilina. O halo de crescimento bacteriano foi muito inferior aquele de uma placa controle onde estava presente apenas o meio de cultura. Depois de alguns dias, o mestrando realizou uma segunda análise, na qual aplicou uma amostra das bactérias que haviam crescido no meio com antibiótico, em uma placa contendo oxacilina na mesma concentração anterior. O aluno, então, observou que o halo de crescimento foi semelhante ao controle e afirmou que as bactérias da primeira aplicação desenvolveram resistência ao antibiótico. Responda:
a) A afirmação do mestrando está correta? Justifique.
b) Qual mecanismo poderia permitir que uma bactéria transmitisse sua resistência para outra?
3 - Análise enzimática
Em sua última série de experimentos, o mestrando determinou que as bactérias eram capazes de secretar toxinas esfoliativas, enzimas pertencentes à classe das serino-proteases. Outra enzima, presente no trato digestório humano, que também pertence a essa classe é:
a) Ptialina
b) Lipase pancreática
c) Tripsina
d) Bile
e) Catalase
Problemas elaborados por Igor Bersanetti Gabilondo