Iniciante
O megalodonte foi um tubarão pré-histórico e, portanto, um condricte ou peixe cartilaginoso. Esse grupo de peixes, que inclui também as arraias e as quimeras, apresenta diversas diferenças em relação ao outro grande grupo de peixes, os osteíctes ou peixes ósseos.
a) Errado. Sim, os peixes ósseos possuem bexiga-natatória, órgão que pode ser preenchido por gases a ponto de igualar as densidades do peixe e da água, propiciando, assim, flutuabilidade sem gasto de energia. O megalodonte, porém, era um peixe cartilaginoso, não possuindo, portanto, bexiga-natatória.
b) Errado. Os peixes cartilaginosos não possuem opérculo, placas ósseas que cobrem e protegem as brânquias.
c) Errado. É interessante ressaltar que, apesar de não serem calcários, os dentes dos tubarões possuem cobertura mineral - no caso, fosfato de cálcio.
d) Correto. Diferentemente dos osteíctes, os peixes cartilaginosos possuem uma única bolsa, chamada cloaca, onde desembocam os sistemas excretor, digestório e reprodutor.
e) Errado. Tanto os peixes ósseos quanto os cartilaginosos possuem linha lateral.
Intermediário
a) Errado. Apesar de os sintomas apresentados serem compatíveis com a dengue, não se pode afirmar, com certeza, que Luizinho possui essa doença. Seria possível, por exemplo, estar com esquistossomose, verminose que apresenta sintomas semelhantes e poderia ter sido contraída durante os banhos de lago que tomou.
b) Errado. Utilizando raciocínio similar ao da alternativa anterior, não é possível afirmar, certamente, que Luizinho não possui dengue, ou que possui outra arbovirose.
c) Correto. As principais doenças que podem causar os sintomas apresentados por Luizinho são a dengue, uma arbovirose, e a esquistossomose, uma verminose. Seria necessário, portanto, realizar exames para descobrir qual é, precisamente, a enfermidade que acomete Luizinho.
d) Errado. Apesar de a maioria dos sintomas apresentados serem comuns em resfriados, a presença de manchas vermelhas no corpo não é compatível com um resfriado comum.
e) Errado. Soros antiofídicos são utilizados em caso de picada por cobra.
Avançado
a)As bactérias aeróbicas são aquelas que precisam de oxigênio para sobreviver, indicando que há maior disponibilidade desse gás em torno das algas expostas às luzes de tonalidade vermelha e azul.
O oxigênio é liberado pelas algas durante a eletrólise da água, na fase fotoquímica da fotossíntese. A energia utilizada nessa eletrólise é proveniente da luz absorvida pelas clorofilas “a” e “b”, localizadas nos tilacóides do cloroplasto.
As clorofilas absorvem grande percentual da energia dos comprimentos de onda vermelho e azul, mas refletem a maior parte da luz verde (tendo, portanto, essa coloração).
Assim, ocorre maior taxa fotossintética, e, portanto, maior liberação de oxigênio, pelas algas iluminadas por luz vermelha ou azul, tornando o seu entorno propício para a disseminação das bactérias aeróbicas.
b)Não haveria grande mudança na disposição das bactérias, pois, como observado no item anterior, os comprimentos de onda verdes da luz pouco influenciam nas taxas fotossintéticas das algas.