1 - Tipo Sanguíneo
A partir das informações dadas pela questão, podemos montar o seguinte heredograma:
Vemos que é possível que Biógenes seja O- (ii rr), com chance de 1/16, ou 6,25%.
2 - Gêmeos
a) A partir do exame genético, pode-se observar que Patão possui marcação no 9º alelo, o que não ocorre em nenhum dos parentais de Biógenes. Portanto, não é possível que Patão seja irmão de Biógenes.
b) Sim, é possível que dois irmãos gêmeos sejam diferentes fisicamente.
No caso de gêmeos dizigóticos, a própria diferença de genótipo já é suficiente para explicar as aparências físicas distintas.
Já no caso dos gêmeos monozigóticos, apesar de a igualdade de genótipo torná-los muito semelhantes fisicamente, é preciso lembrar que o fenótipo resulta da interação do genótipo com o meio. Assim, sempre haverá diferenças físicas, ainda que mínimas, entre eles, o que já responde a segunda pergunta: é impossível que dois gêmeos sejam idênticos fisicamente.
3 - Código da Vida
a) O código genético é a relação entre as bases nitrogenadas do DNA e a produção de proteínas. Ele é dito universal, pois é compartilhado por quase todos os organismos da terra. O códon AAU, por exemplo, codifica a Asparagina tanto no ser humano, quanto na banana e no chimpanzé. Portanto, a afirmação de Biógenes estava incorreta: as três espécies possuem o mesmo código genético; o código do ser humano é tão semelhante ao dos chimpanzés quanto ao das bananas.
b) A similaridade entre os genomas de diferentes espécies apontam para a existência de um ancestral comum a todas elas.