Olimpíada Nacional de Ciências

onc

A Olimpíada Nacional de Ciências é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como objetivos despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

Podem participar da ONC todos os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental; em qualquer ano do Ensino Médio e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico e que não tenham ingressado em curso superior.

A competição tem 2 fases e pode, a critério da Comissão, ter outras ações denominadas Atividades Paralelas e que serão regulamentadas em um Edital específico. As provas de ambas as fases são dividas em 4 níveis:

  • nível A: estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental
  • nível B: estudantes do 1º ano do Ensino Médio
  • nível C: estudantes do 2º ano do Ensino Médio
  • nível D: estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 4º ano do Ensino Técnico

A prova da primeira consiste em 15 questões objetivas envolvendo questões de Biologia, Física e Química e será aplicada em cada estabelecimento de estudo dos inscritos com duração máxima de 3 horas. As notas da primeira fase contam apenas como classificação para a segunda fase, não sendo consideradas para o cálculo dos resultados finais.

A prova da segunda fase consiste em uma parte teórica (6 problemas) e pode conter uma parte experimental (com no máximo 3 questões valendo 40% da nota final), envolvendo questões de Biologia, Física e Química e será aplicada em local a ser definido pela Comissão com duração máxima de 4 horas.

A premiação dos alunos será feita em 2 níveis: nacional e estadual, em que serão distribuídas até 400 medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

Para mais informações, acesse: