História
A IEO surgiu através de um repetino contato entre duas das figuras mais icônicas desse ecossistema: Germano Tietböhl-Martinelli e Danil Fedorovykh. Ao longo de uma conversa casual, durante uma conturbada viagem de Germano à Rússia, Danil citou a vontade de arquitetar uma forma simples e abrangente de ensinar economia à jovens durante seu Ensino Médio. Essa citação despertou em Germano um insight: olimpíadas seriam uma ótima opção para atender os requisitos de Danil. Ainda alí, em quarenta minutos, foram desenhados os moldes que levariam, durante à véspera de Natal daquele mesmo ano, ao surgimento da Olimpíada Brasileira de Economia e a sua sucessora, a International Economics Olympiad.
Missão
A IEO busca, através de seus materiais e de sua comunidade, instigar o conhecimento econômico dentre toda a sociedade. O foco da Olimpíada está no ensino de conceitos primordiais da Economia e das Finanças, de forma a abilitar todo cidadão interessado à tomar melhores decisões.
Hoje, a IEO se consagra pela sua metodologia, que foca em não apenas avaliar, mas também em ensinar. Além disso, é importante ressaltar que as diversas modalidades disponíveis permitem que qualquer um participem - inclusive, possuindo duas edições a cada ano (de verão e de inverno). Devido sua filosofia altruísta e expertise única, a IEO é atualmente patrocinada pelo Nobel de Economia de 2007, Eric Maskin.
Estrutura da Competição
Todas as edições da IEO (Oficial, Opentrack e WiC) se desenrolam sob os mesmos moldes, sempre compostas pelas três fases que serão descritas. Apesar da sequência mais comum ser a descrita abaixo, é recorrente a reordenação dos eventos,
Cada equipe representante da IEO em sua categoria oficial tem entre 3 a 5 participantes, somados à 2 team leaders e, no Brasil, sua seletiva é feita a partir da OBECON. São as fases:
- Teste Econômico: uma prova de combinada de questões objetivas e dissertativas, com matérias quantitativas e qualitativas. Usualmente, a prova possui 20 questões objetivas (que devem ser completas em até 80 minutos), além de quatro questões dissertativas (que devem ser completas em até 120 minutos).
- Prática Financeira: uma etapa mais lúdica, baseada em atingir o máximo de pontos em um sistema que simula as atividades do mercado financeiro e das bolsas mundiais. O estudante deve entender os gatilhos oferecidos pela plataforma de modo à atingir os melhores resultados (e o modo de treino sempre está disponível através desse link).
- Negócios: única etapa em grupo de toda a competição, sendo baseada na execução de um case de negócios, no qual uma problemática-tema deve ser solucionada aos moldes das maiores consultorias globais. Ao todo, os estudantes possuem 24 horas para a entrega do material em PowerPoint, sendo a apresentação feita ainda no mesmo período, após um intervalo de doze horas.
Ao todo, a olimpíada oferece três diferentes premiações:
- Medalhas são entregues aos estudantes de melhores performances acumuladas dentre as três etapas - sendo sua nota contabilizada de maneira individual. São elas: ouro, prata e bronze. A quantidade de laureados por medalha são definidas através de uma proporção exata do número de participantes, sendo que, historicamente, 30% dos participantes são medalhistas.
- Certificações são demonstrativos de uma performance excepcional (isso é, classificação dentre os 10% melhores) em uma das fases específicas da competição.
- Estatuetas são distribuídas aos três times com melhores posições, sendo o resultado acumulado do desempenho de cada um dos seus integrantes parte da nota final desse levantamento.
Para mais informações, acesse: