I desafio NOIC business case

I desafio NOIC de Business Case

Proposta:

Vocês são uma equipe de educadores procurando uma maneira de incentivar a educação no Brasil para estudantes do ensino fundamental e médio. Observando tendências recentes, vocês percebem a popularidade das Olimpíadas Científicas e decidem juntar capital para criar uma competição em alguma área específica. Seu amigo Daniel consegue o contato de um grande investidor, dono de um dos maiores bancos da América Latina. Coincidentemente ele possui um filho no ensino médio que participa de olimpíadas. Assim, ele possui certo conhecimento sobre o valor das olimpíadas, mas não sobre seu funcionamento e potencial.

No entanto, esse investidor é conservador e gosta de conhecer as tendências do mercado que está investindo, além de projeções que mostram que sua olimpíada de fato irá contribuir com a educação e o incentivo ao conhecimento no Brasil. Para isso, sua equipe deverá elaborar um modelo financeiro que estime os custos de se realizar essa olimpíada de forma sustentável e contínua, e criar uma nova métrica que possa refletir o retorno sobre o investimento aplicado. Elaborem também um plano de marketing, elaboração e distribuição das provas, levando em conta as dificuldades e desigualdades dos estudantes brasileiros, o acesso aos conteúdos e um método eficaz anti-cheating que procure impedir alunos de colarem para se destacarem. Por fim, estimem o investimento necessário e projetem os custos e resultados da olimpíada no período de 3 anos, da maneira que melhor se aplica ao seu projeto. O objetivo da competição é continuar existindo por anos, então também procurem uma maneira de sustentar o projeto no longo prazo.

Vocês podem criar uma olimpíada do conteúdo que quiserem, com as diretrizes que quiserem, e até mesmo achar alguma maneira de tornar o projeto rentável. Lembre-se que muitas medalhas atingem mais estudantes mas reduzem o valor da sua premiação, e olimpíadas pagas tendem a ser mal vistas num mercado com tantas opções mais acessíveis a alunos de baixa renda, apesar de aumentarem a viabilidade financeira do projeto.

Tasks:

  1. Análise do mercado de olimpíadas científicas brasileiro, identificando as tendências e as projeções de consumo para os próximos anos.
  2. Criação da olimpíada em si, incluindo a matéria a ser trabalhada, os métodos, a logística e a execução e premiação. Mostre o mercado para essa matéria em específico, e seus resultados acadêmicos e importância para o desenvolvimento nacional e global. Procure demonstrar conhecimento sobre a área em questão.
  3. Modelagem financeira do projeto, apresentando uma projeção de custos e (eventuais) receitas, em um período de 3 anos. Declare a quantia que deverá ser investida para iniciar o projeto.
  4. Modelar um key performance para o projeto, criando ou adaptando uma métrica para medir o resultado acadêmico e funcional da olimpíada. Mostrem os resultados que vocês estimam que o projeto trará.
  5. Criação de estratégias de marketing, divulgação e (potenciais) implementações rentáveis. Recomendação de um público-alvo e canais de divulgação. 
  6. Criar um roadmap de implementação que vai desde a preparação da olimpíada até planos futuros. Estude potenciais riscos, seus impactos, e maneiras de mitigá-los

Entrega:

  • As entregas devem ser feitas até o dia 26/05/2023, por esse link do google forms.
  • As equipes podem ter entre 1 e 5 participantes. Não é necessário a participação de nenhum deles na OBECON 2023, ou em qualquer competição relacionada. Também não há restrições na série escolar, mas colocamos um limite de idade de até 21 anos, apenas para ter uma competição de forma justa para o público alvo, que são estudantes escolares.
  • A entrega deverá compor 1 apresentação em slides de até 10mb, sem limite de slides, e opcionalmente um material adicional de apoio (como planilhas de excel e premissas). Além disso, se assim desejarem, os participantes podem enviar um vídeo de apresentação em que todos os membros apareçam, ou marcar um horário no dia 28/05/2023 (Excepcionalmente, dia 29) para se apresentar ao vivo ao comitê do NOIC, onde avaliaremos pessoalmente a resolução e ofereceremos uma sessão de perguntas e respostas. Não podemos garantir horários para todos, portanto dependerá no número de participantes, e daremos prioridade para participantes da terceira fase da OBECON.
  • A equipe do NOIC se compromete a enviar um feedback até o dia 31/05/2023 para todos os participantes. Posteriormente, postaremos um ranking das equipes participantes.

Dicas gerais:

Primeiro, é fortemente recomendado que você faça o projeto em equipe. Esse trabalho, mesmo com o tempo extenso, é extremamente complicado de se fazer sozinho. Caso esteja à procura de uma equipe, entre na comunidade do NOIC no whatsapp, e procure pelo grupo NOIC - Economia, onde potencialmente haverá outros membros à procura de uma equipe também. Divulgue entre seus amigos para ajudar o projeto e arranjar parceiros.

Segundo, a equipe do NOIC já lançou alguns materiais para auxiliar na montagem do business case e lançará mais ao longo da semana, você pode encontrá-los neste link. A competição tem fins educativos e visa ajudar iniciantes no mundo de soluções de Business Case. Encarem essa competição como um simulado.

Terceiro, recomendamos fortemente que tentem se apresentar presencialmente no dia 28, especialmente se você está participando da OBECON. Caso não possam, tentem enviar o vídeo da apresentação. Preparar um slide autoexplicativo é completamente diferente de preparar um que servirá apenas de apoio para as falas, por isso é importante saber a diferença e praticar, geralmente, para o segundo caso em específico. Lembre-se que isso é um simulado, e você está fazendo isso principalmente por você mesmo. Se precisar de um software para gravar a tela de seu computador, recomendamos o OBS. Ele pode ser complicado de configurar, mas há diversos tutoriais no youtube ensinando como utilizá-lo.

Por fim, seja claro e conciso em sua apresentação, mas não tenha medo de se arriscar. Pense fora da caixa. Procure autoridades no assunto que podem lhe ajudar a entender o mercado de olimpíadas. Fale com professores. Pesquise bastante. Nós da equipe do NOIC estamos sempre à disposição no grupo da comunidade do NOIC. Você consegue 🙂