Problemas - Economia - Semana 9

Escrito por Lucas Rivelli

Iniciante

Luciano estava resolvendo uma questão de economia da faculdade sobre como o PIB pode ser definido. Como ele é preguiçoso, ele decidiu perguntar para os seus amigos (cof cof, AIs), quais era a resposta para a pergunta da prova.
Seu primeiro amigo, GPT, disse que o PIB é o valor dos bens e serviços finais produzidos na economia durante um determinado período.
Seu segundo amigo, Gemini, disse que o PIB é a soma do valor adicionado na economia durante um determinado período.
Seu terceiro amigo, Claude-3, disse que o PIB é a soma das rendas na economia durante um determinado período.
Como as repostas eram diferentes, Luciano viu que teria que utilizar o método arcaico de pensar para responder a pergunta de seu teste.
Qual resposta Luciano deveria colocar? Por que?

Intermediário

Júlia e Fernando são jogadores que não consideram a ética ou moral em suas decisões, focando exclusivamente em benefícios monetários. Paula e Antônio, por outro lado, valorizam tanto os retornos financeiros quanto serem éticos e cooperativos. Ambas as duplas foram convidadas a jogar o "Jogo da Centopeia", demonstrado pela imagem abaixo

No Jogo da Centopeia, dois jogadores se alternam entre a escolha de "continuar" ou "parar". A cada rodada que escolhem "continuar", o prêmio acumula um valor adicional. Se um jogador escolhe "parar", ele recebe a maior parte do prêmio acumulado até então (que está em reais), e o jogo termina. O valor de cima é referente ao pagamento do P1, enquanto o valor de baixo é referente ao valor do P2.

Com base nas características comportamentais de cada dupla, qual será o provável pagamento final para Júlia e Fernando, e para Paula e Antônio?

Avançado

No Noiquistão, uma nova empresa criou um novo mercado em que exerce um monopólio: o mercado de lixeiras octaedras de luxo.
Nesse mercado, os 200 consumidores existentes (muitas vezes milionários), gostam de ser os únicos a ter um item, e gostam de exibir para os outros sobre suas novas aquisições absurdamente caras.
Considere que a quantidade de lixeiras que cada consumidor i irá comprar é determinada pela equação: q_i = 2P -\frac{P^2}{320}- 18.5 - Q , em que P é o preço e Q é a quantidade de lixeiras existentes no mercado.
Considere que a empresa tem a função de custos totais: TC = 520 + \frac{Q^2}{2} + 20Q .
a) Qual o custo marginal da empresa?
b) Qual o preço em que o produto será vendido?
c) Qual o lucro da empresa nessa situação?
d) Que outros exemplos de bens (além de lixeiras octaedras de luxo) podem se encaixar na descrição de bens explícita pelo enunciado?
e) Imagine que, devido a popularidade das lixeiras octaedras, uma nova empresa decide entrar no mercado, porém produzindo cópias falsas e perfeitas das lixeiras existentes (e muito mais baratas). O que provavelmente aconteceria com a demanda pelas lixeiras originais? Por que?