Terceira Fase (Nível Jr)

Escrito por Akira Ito, Matheus Felipe R. Borges, Lucas Tavares, Alex Carneiro, Pedro Tsuchie, João Gabriel Pepato, Gabriel Hemétrio, Paulo Henrique

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Questão 1

João e Maria costumam treinar juntos em uma pista olímpica de atletismo que tem 8 raias, veja a figura. A raia interna tem 400 m de extensão. Certo dia, João, que está se recuperando de uma pequena lesão, deve caminhar enquanto Maria corre. Eles iniciam o treinamento escolhendo o sentido em que vão dar as voltas, começam no mesmo instante e partem da linha de largada. O treinamento termina quando Maria completa a décima volta. Sabendo que ambos usam a raia interna e João e Maria se exercitam com velocidades escalares constantes de, respectivamente, 6,00 km/h e 12,0 km/h, determine:
(a) A distância percorrida por João no instante em que Maria completa a décima volta.
(b) O número de vezes que Maria ultrapassa João, se ambos dão voltas no sentido anti-horário.
(c) O número de vezes que Maria cruza com João, se Maria dá voltas no sentido anti-horário e João dá voltas no sentido horário.

Assunto abordado

Cinemática

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Solução

(a)

Em um mesmo tempo, João percorre metade da distância que Maria percorre. Logo, como em 10 voltas Maria percorre 10*400=4000m, João percorrerá :

\boxed{\frac{4000}{2}=2000m}

(b)

No referencial de João, Maria corre à  6 km/h e à cada 400m ela passa por ele. Ela corre por t=\frac{4}{12}=\frac{1}{3}h. Logo, João a vê andar 6*\frac{1}{3}=2km.

Ela passa por ele :

\boxed{\frac{2}{0,4}=5 vezes}

(c)

No referencial de João, Maria corre à 18km/h e à cada 400m ela passa por ele. Ela corre por t=\frac{4}{12}=\frac{1}{3}h.Logo, João a vê andar 18*\frac{1}{3}=6km.

Ela passa por ele :

\boxed{\frac{6}{0,4}=15 vezes}.

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Gabarito

(a) { d=2000m}

(b) { 5 vezes}

(c) 15 vezes}

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Questão 2.

Ondas de calor no Brasil frequentemente levam a temperatura ambiente muito acima da zona de conforto térmico. Em locais abertos como por exemplo estações rodoviárias, pátios de restaurantes, etc, é cada vez mais comum a presença de sistemas de refrigeração que usam nebulizadores, que podem ou não estar acoplados a um ventilador, como o mostrado na figura ao lado. Suponha que um aparelho desses nebulize 100 ml de água por minuto, em um ambiente aberto com ar quente e seco e que 50% das gotículas de água formada se evaporam.

(a) Explique o funcionamento desses aparelhos em termos dos fenômenos físicos envolvidos. Por que a água deve ser nebulizada? Qual a função do ventilador?
(b) Estime a quantidade de calor retirada do ambiente por segundo, em joules por segundo, J/s ou Watt (1 J/s ≡ 1 W), de funcionamento desse aparelho.
(c) A capacidade de resfriamento de ar condicionados convencionais é usualmente dada em BTU (British Thermal Unit), onde 1 BTU ≈ 0,3 J/s ou 1 BTU ≈ 0,3 W. Qual a capacidade de refrigeração do aparelho dessa questão em BTU?

Assunto abordado

Termologia

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Solução

(a) A água deve ser nebulizada para que as gotículas de água (estado líquido) sejam lançadas no ar seco e quente, promovendo a sua evaporação. Como esse é um processo endotérmico, as gotículas absorvem calor do ambiente ao seu redor e causam o seu resfriamento, como desejado. O ventilador possui a função de dispersar essas gotículas de água rapidamente, acelerando o resfriamento do ambiente.

(b) A cada minuto, 50% dos 100 ml (ou 100 g) de água evaporam, absorvendo uma energia correspondente ao calor latente de vaporização de 540 cal/g:

\dfrac{1}{2}\cdot 100 \cdot 540=27000\,\rm{cal}

Convertendo para Joules e dividindo pelo número de segundos em um minuto (60 s):

\dfrac{27000\cdot 4,2}{60}=\boxed{1890\,\rm{W}}

(c) Basta dividir o resultado anterior pelo valor de um BTU:

\dfrac{1890}{0,3}=\boxed{6300\,\rm{BTU}}

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Gabarito

(a) A água deve ser nebulizada para que as gotículas de água (estado líquido) sejam lançadas no ar seco e quente, promovendo a sua evaporação. Como esse é um processo endotérmico, as gotículas absorvem calor do ambiente ao seu redor e causam o seu resfriamento, como desejado. O ventilador possui a função de dispersar essas gotículas de água rapidamente, acelerando o resfriamento do ambiente.

(b) 1890\,\rm{W}

(c) 6300\,\rm{BTU}

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Questão 3

A força de intensidade P que uma pessoa exerce em um piso horizontal quando está parada de pé sobre ele está aplicada sobre toda a área A de contato se seus pés com o piso. A razão P/A é a pressão média exercida pela pessoa no piso. Se uma pessoa muda a área de contato, por exemplo usando um sapato de salto agulha a pressão média pode aumentar muito a ponto de marcar o piso( imagine um piso de madeira mole, ou seja pouco resistente à pressão aplicada).

Considere a figura abaixo na qual a região sombreada representa o pé direito de uma pessoa quem tem uma massa corporal de 70kg. Considere que o reticulado (quadriculado) da figura tem um espaçamento de 1cm.

 

Assunto abordado

Dinâmica/Estática

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Solução

(a)

É necessário contar os quadradinhos, chegando em algo perto de 150. Como o enunciado pede a área total, devemos multiplicar o resultado por 2, já que são dois pés.

150*2=\boxed{300 cm^2}.

(b)

O peso é segurado, em média, pelos dois pés de maneira igual. Logo cada pé deve fazer uma força de 350N.

A pressão média é:

\boxed{\frac{350}{150}=2,33 N/cm^2}

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Gabarito

(a)  { A= 300 cm^2}

(b)  { 2,33N/cm^2}

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Questão 4

Seja θ a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. A representação esquemática da Terra dada na figura ao lado, além de θ, mostra o eixo de rotação da Terra que passa pelos polos norte (N) e sul (S) e o plano do equador que divide a Terra em dois hemisférios. Considere os casos hipotéticos em que:
(a) θ = 0
(b) θ = 90
Em cada caso, faça um diagrama que mostre a posição da Terra em torno do Sol e a sua orientação. Em cada diagrama, represente os dias A, B, C e D, que marcam, respectivamente os inícios do verão, outono, inverno primavera no hemisfério Sul. Considerando uma cidade de latitude de 10◦ sul, indique o intervalo de tempo de claridade em cada um desses dias.

Assunto abordado

Astronomia/Gravitação

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Solução

(a)

No caso em que \theta=0, todos os momentos do ano são simétricos, de maneira que não há como distinguir estações do ano. O eixo fica perfeitamente alinhado. O intervalo de tempo de claridade é de 12h, metade do dia.

(b)

No caso em que \theta=90, todos os momentos também são simétricos, a única diferença é que o eixo de rotação da terra está deitado agora. Novamente o intervalo de tempo é de 12h, metade dia.

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Gabarito

Ver imagens.

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Questão 5.

Através da famosa equação da equivalência entre massa e energia, E=mc^2, proposta por Einstein, sabemos que a toda reação, nuclear ou química, que libera energia é acompanhada por uma variação de massa. Sejam, m_r a massa dos reagentes e m_p a massa dos produtos, então, a energia liberada na reação é dada por

|\Delta E | = |(m_p - m_r)|c^2

onde c é a velocidade da luz no vácuo.
A primeira Bomba atômica, chamada "Little Boy", detonada sobre a cidade de Hiroshima continha cerca de 64 kg de urânio, dos quais 80% eram o urânio 235, que é a substância físsil, ou seja que sofre fissão nuclear e libera energia. Estima-se que sua explosão liberou uma energia equivalente à explosão de 15 mil toneladas do explosivo químico TNT. A explosão de mil toneladas (1 quiloton, ou 1 kt) de TNT libera, uma energia de, aproximadamente, 4,2\times 10^{12}\,\rm{J}.
Seja \eta = (m_p - m_r)/m_r a variação relativa de massa envolvida em uma reação nuclear ou química.

(a) Qual a variação de massa que ocorreu na explosão da "Little Boy"?

(b) Determine \eta da explosão da "Little Boy" considerando que todo o material físsil foi consumido.

(c) Estime \eta para uma explosão de TNT com energia energia igual à liberada por "Little
Boy". Considere que o único reagente da explosão do TNT é o próprio TNT.

Assunto abordado

Reações químicas/nucleares

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Solução

(a) Como a energia liberada é equivalente à de uma explosão de 15 mil toneladas de TNT, e cada mil toneladas liberam 4,2\cdot 10^{12}\,\rm{J} de energia, temos

\Delta E=-15\cdot 4,2 \cdot 10^{12}=-6,3\cdot 10^{13}\,\rm{J}

Onde escolhemos o valor negativo pois a reação é exotérmica. Pela fórmula dada no enunciado,

\Delta m=m_p-m_r=\dfrac{\Delta E}{c^2}

m_p-m_r=-\dfrac{6,3\cdot 10^{13}}{(3\cdot 10^8)^2}=\boxed{-7\cdot 10^{-4}\,\rm{kg}}

(b) O material físsil corresponde a 80% da massa de urânio na "Little Boy":

m_r=0,8\cdot 64=51,2\,\rm{kg}

Utilizando a resposta do item anterior:

\eta=\dfrac{m_p-m_r}{m_r}=-\dfrac{7\cdot 10^{-4}}{51,2}\approx\boxed{-1,4\cdot 10^{-5}}

(c) Do item (a), sabemos que \Delta E=-6,3\cdot 10^{13}\,\rm{J} e, pelo enunciado, m_r é igual a 15 mil toneladas. Assim,

\eta=\dfrac{\Delta E}{c^2 m_r}=-\dfrac{6,3\cdot 10^{13}}{(3\cdot 10^8)^2\cdot 15\cdot 10^6}\approx\boxed{-4,7\cdot 10^{-11}}

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Gabarito

(a) m_p-m_r=-7\cdot 10^{-4}\,\rm{kg}

(b) \eta\approx -1,4\cdot 10^{-5}

(c) \eta\approx -4,7\cdot 10^{-11}

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Questão 6.

Arquimedes, diz a lenda, descobriu uma maneira de verificar se a coroa do rei de Siracusa era feita de ouro puro ou se tinha sido adulterada com um metal menos denso. Suponha que o rei de Siracusa entregou uma barra de ouro de 1000\,\rm{g} a um ourivez para que ele fizesse uma coroa do mesmo peso. Arquimedes descobriu que o volume da coroa poderia ser medido mergulhando a coroa em água e medindo o volume deslocado. Considere as densidades
aproximadas, do ouro 19,0\,\rm{g/cm^3}, da prata 10,0\,\rm{g/cm^3}, da platina 21,5\,\rm{g/cm^3} e do cobre 9,00\,\rm{g/cm^3}.

(a) Suponha que o ourives entregou ao rei uma coroa feita com 800 g de ouro e 200 g de prata. Qual a diferença de volume entre a coroa adulterada e uma coroa feita toda de ouro?

(b) Considere uma liga de cobre e platina. Qual deve ser a proporção de cada metal, em massa, para que a liga possa ser ser usada em joalheria, em substituição ao ouro, sem que a fraude possa ser identificada pelo método de Arquimedes?

Assunto abordado

Densidade

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Solução

Ao longo da questão, utilizaremos os subscritos Au (ouro), Ag (prata), Cu (cobre) e Pl (Platina) para indicar a densidade desses metais e a massa de determinado objeto pela qual eles são responsáveis.

(a) Seja m_0 a massa da coroa. O volume da coroa de ouro é dado por

V_{Au}=\dfrac{m_0}{\rho_{Au}}=\dfrac{1000}{19}\approx 52,6\,\rm{cm^3}

Para a coroa adulterada, temos

V_{Adulterada}=\dfrac{m_{Au}}{\rho_{Au}}-\dfrac{m_{Ag}}{\rho_{Ag}}=\dfrac{800}{19}+\dfrac{200}{10}=62,1\,\rm{cm^3}

Assim, a variação de volume é

\Delta V=V_{adulterada}-V_{Au}=\boxed{9,5\,\rm{cm^3}}

(b) Para que a diferença entre as coroas não seja detectável pelo método de Arquimedes, tanto a massa quanto o volume delas devem ser idênticos. Da primeira condição,

m_{Cu}+m_{Pl}=m_0

Da segunda,

\dfrac{m_{Cu}}{\rho_{Cu}}+\dfrac{m_{Pl}}{\rho_{Pl}}=\dfrac{m_0}{\rho_{Au}}

Isolando m_{Pl} na primeira equação e substituindo na segunda:

\dfrac{m_0}{\rho_{Au}}=\dfrac{m_{Cu}}{\rho_{Cu}}+\dfrac{m_0-m_{Cu}}{\rho_{Pl}}

m_0\left(\dfrac{1}{\rho_{Au}}-\dfrac{1}{\rho_{Pl}}\right)=m_{Cu}\left(\dfrac{1}{\rho_{Cu}}-\dfrac{1}{\rho_{Pl}}\right)

m_{Cu}=\dfrac{1/\rho_{Au}-1/\rho_{Pl}}{1/\rho_{Cu}-1/\rho_{Pl}}=\dfrac{\rho_{Cu}}{\rho_{Au}}\cdot \dfrac{\rho_{Pl}-\rho_{Au}}{\rho_{Pl}-\rho_{Cu}}\cdot m_0

A fração em massa de cobre na liga é dada por

\dfrac{m_{Cu}}{m_0}=\dfrac{\rho_{Cu}}{\rho_{Au}}\cdot\dfrac{\rho_{Pl}-\rho_{Au}}{\rho_{Pl}-\rho_{Cu}}=0,0947\approx\boxed{9,5\%}

E fração de platina é igual a 100-9,5=90,5\%.

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Gabarito

(a) \Delta V=9,5\,\rm{cm^3}

(b) 9,5% cobre e 90,5% platina

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Questão 7.

Três bolas de brinquedo, A, B, C, de mesmo raio e massas diferentes são abandonadas, em t = 0 \, \textrm{s}, da janela de um prédio, localizada 20 \, \textrm{m} acima de um pátio vazio no piso térreo. A tabela ao lado mostra a altura aproximada das bolas em função do tempo t.

As bolas estão sob a ação da força gravitacional (peso) e da força de resistência do ar, ou força de arrasto, \vec{F}_{ar}. Essa força é oposta ao movimento do corpo e sua intensidade é dada por F_{ar} = bv^2, onde v é o módulo da velocidade do corpo em relação ao ar e b é uma constante positiva que depende da geometria do corpo e da densidade do ar.

A ação de \vec{F}_{ar} pode ser desprezada devido, entre outros, à combinação dos seguintes fatores: (1) velocidade suficientemente baixa e (2) corpo suficientemente massivo.

(a) Qual bola é mais leve? Qual bola é mais pesada? Por quê?

(b) Faça um gráfico com a estimativa da velocidade da bola mais leve nos instantes \{ 1,1; 1,3; 1,5; 1,7; 1,9 \} \, \textrm{s}. Estime a velocidade no instante 1,1 \, \textrm{s}, pela velocidade média no deslocamento entre t = 1,0 \, \textrm{s} e t = 1,2 \, \textrm{s} (os instantes da tabela vizinhos a t = 1,1 \, \textrm{s}), e assim sucessivamente.

(c) Todos os corpos em queda no ar, depois de um intervalo de tempo suficientemente longo, se movem com velocidade constante, chamada velocidade terminal. A bola mais leve já atingiu a velocidade terminal? Quando? Qual seu valor?

Assunto abordado

Cinemática

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Solução

(a) A bola mais leve é a A, e a mais pesada é a C. Pois se observamos as posições das 3, fica claro que A foi a bola que teve o movimento mais atrapalhado por ter chegado menos longe que as outras no mesmo intervalo de tempo e C a que teve o movimento menos atrapalhado pelo motivo inverso, e como a aceleração da partícula depende da geometria (que é igual), da densidade do ar (que é a mesma), da velocidade (que começa igual) e da massa, sabemos então que este tem que ser o fator decisivo e portanto A é a mais leve e C a mais pesada.

(b) Vamos calcular só a velocidade no instante t = 1,1 \, \textrm{s} para demonstrar como fazer e depois só mostraremos o gráfico.

Como a bola mais leve é a A, vamos olhar para as coordenadas dela, temos que:

v = \dfrac{y_A (t = 1,0) - y_A (t = 1,2)}{1,2 - 1,0} \therefore v = \dfrac{15,90 - 14,47}{0,2} = 5 \cdot 1,43

v = 7,15 \, \textrm{m/s}

Esse processo se repete para as próximas velocidades, então omitindo os próximos e fazendo o gráfico, temos:

(c) Se olharmos o gráfico de A, podemos ver que as 2 últimas velocidades se repetem, o que indica que esta bola já alcançou sua velocidade terminal, entre t = 1,5 \, \textrm{s} e t = 1,7 \, \textrm{s}. E esta velocidade vale 7,90 \, \textrm{m/s}.

\boxed{v = 7,90 \, \textrm{m/s}}

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Gabarito

(a) Mais leve: A, Mais pesada: C, Pois C chega mais longe e A chega menos longe.

(b)

(c) Sim, entre t = 1,5 \, \textrm{s} e t = 1,7 \, \textrm{s}, \boxed{v = 7,90 \, \textrm{m/s}}

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Questão 8.

Um copo com base quadrada de lado 5,00 cm e altura 12,0 cm contém 270 cm3 de água. O copo está fixado em uma base de comprimento L = 15,0 cm, que pode ser
inclinada variando-se a altura h, conforme esquema dado
na figura ao lado. Determine:
(a) A altura do nível da água em relação ao fundo do
copo quando a base de fixação é horizontal (h = 0 cm).
(b) A altura h de inclinação da base de fixação quando a água no copo está na iminência de derramar.

Assunto abordado

Dinâmica/Estática

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Solução

(a)

Notação

a \rightarrow largura da base do recipiente; a=5 cm

b \rightarrow altura do recipiente; b=12 cm

H \rightarrow altura da água quando h=0

O volume de água é dado por V=a^2H. Segundo o enunciado V=270 cm^3. Assim:

V=270=5^2H \rightarrow H=\frac{270}{25}=10,8 cm

(b) O recipiente estará na iminência de derramar quando o líquido atingir o vértice superior direito do copo, como representado na figura a seguir.

O volume de água pode ser obtido multiplicando a área do trapézio azul por a.

A área do trapézio é dada por (Base Maior + Base Menor)*Altura \frac{1/2}.

A base maior é b

A base menor é b-d, onde d pode ser obtido geometricamente: d=atg(\alpha).

A altura do trapézio é a

Dessa forma, o volume de água é:

V=(b+b-atg(\alpha))a\frac{1}{2}. Novamente, segundo o enunciado, V=270 cm^3.

Assim:

(2*12-5tg(\alpha))5\frac{1}{2}=270 \rightarrow tg(\alpha)=0,24

Por geometria, vemos que tg(\alpha)=\frac{h}{\sqrt{L^2-h^2}} \rightarrow h=\frac{tg(\alpha)L}{\sqrt{1+tg^2(\alpha)}}=\frac{0,24*15}{\sqrt{1+0,24^2}}=3,50cm

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Gabarito

(a) 10,8 cm

(b) 3,50cm

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