Escrito por Lucas Praça, João Victor Evers, Vitor Takashi, Tiago Rocha, Filipe Ya Hu, Paulo VinÃcius, Felipe Alves, Gustavo Globig
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Problema 1
Suponha que o plano da órbita da Lua ao redor da Terra coincidisse exatamente com o plano do equador terrestre. Nessas condições, o perÃodo entre dois eclipses solares consecutivos seria aproximadamente:
(a) meio dia
(b) 1 dia
(c) 7 dias
(d) 15 dias
(e) 30 dias
Astronomia
O eclipse solar é quando a lua se encontra entre a Terra e o Sol, e o tempo entre 2 eclipses é o perÃodo de translação da Lua, portanto o perÃodo entre dois eclipse solares consecutivos é 30 dias.
Item (e)
Problema 2
Em um laboratório de FÃsica, uma estudante controla o movimento de um carrinho teleguiado que se move em linha reta. Depois da experiência, ela constrói o gráfico mostrado, no qual a posição do carrinho é dada em metros, e o tempo
é dado em segundos.
A rapidez média (velocidade escalar média) do carrinho entre os instantes e
, em m/s, é:
(a) 0,00
(b) 0,04
(c) 0,05
(d) 0,12
(e) 0,15
Cinemática
Em cinemática, podemos definir a rapidez média como , de forma que
Pelo gráfico, pode-se notar que a distância percorrida total é de 2 metros até o ponto de inversão e mais 4 metros até o final, totalizando 6 metros. Basta dividir pelo intervalo de tempo:
Item (d)
Problema 3
As células dos nossos olhos que nos permitem ver as cores são chamadas de cones. Uma pessoa com visão normal tem três tipos de cones, sensÃveis à s cores primárias: vermelho, verde e azul. Já alguns animais, como a aranha saltadora, têm quatro tipos de cones. Suponha que os cones da aranha sejam sensÃveis à s cores: vermelho, amarelo, verde e azul.
Considere as afirmações:
- Um feixe de luz amarela pura (monocromática) estimula um único tipo de cone na aranha e dois tipos de cones em um ser humano.
- Um objeto que reflete uniformemente luz visÃvel de uma lâmpada incandescente branca é visto tanto pela aranha quanto por um humano como branco.
- Dois objetos que a aranha vê como tendo cores diferentes podem parecer da mesma cor para um ser humano.
(a) I
(b) II
(c) III
(d) II e III
(e) Todas
Óptica
Vamos analisar cada item:
I. Verdadeiro. Com base na imagem da mistura de cores, pode-se notar que a cor amarela resulta do estÃmulo dos cones sensÃveis ao vermelho e ao verde:
II. Verdadeiro. É possÃvel que tanto o humano quanto a aranha vejam o objeto como branco, desde que o espectro refletido ative de maneira equilibrada os cones sensoriais relevantes de cada um, ainda que esses cones sejam diferentes entre si.
III. Verdadeiro. A aranha é capaz de diferenciar o amarelo da mistura entre vermelho e verde, o que é impossÃvel para o olho humano.
Sendo assim, o item (e) está correto.
Item (e)
Problema 4
Uma pessoa planeja uma viagem de automóvel até a capital de seu estado, que está a 160 km de distância da cidade onde reside. O primeiro trecho do percurso, com 100 km, é feito por uma estrada simples, onde a velocidade máxima permitida é de 80 km/h. O restante da viagem é feito por uma autoestrada, onde a velocidade máxima permitida é de 120 km/h.
Considerando que a pessoa respeita os limites de velocidade e que não faz paradas, determine
a menor duração possÃvel da viagem, em minutos.
(a) 80
(b) 96
(c) 105
(d) 108
(e) 120
Cinemática
No primeiro trecho, o tempo mÃnimo (em horas) será de ; o restante do percurso (mais 60 km) levará
horas. Somando as duas frações e multiplicando por 60 para encontrar a quantidade de minutos, teremos:
Item (c)
Problema 5
Uma pessoa aplica uma força horizontal em uma caixa inicialmente em repouso em um plano horizontal liso (sem atrito) o que produz um deslocamento
 O gráfico da figura mostra a variação da intensidade de
em função de d =|
|. O trabalho total realizado por
, em joules, é:
(a) 10
(b) 20
(c) 30
(d) 35
(e) 45
Trabalho e energia
Na fÃsica, o módulo do trabalho de uma força pode ser encontrado por meio da área abaixo do gráfico de força por deslocamento. Assim, basta calcularmos a área abaixo do gráfico fornecido. A área entre e
 é a de um triângulo:
A área/trabalho entre e
é a soma da área de um retângulo com a área de um triângulo:
A área/trabalho entre e
e á de um retângulo:
Assim, a área/trabalho total é a soma de cada um dos trabalhos:
Item (d)
Problema 6
Eadweard Muybridge (1830–1904) foi um fotógrafo britânico pioneiro na captura de imagens em movimento e um dos precursores daquilo que mais tarde se tornaria o cinema.
Em 1878, ele filmou um cavalo galopando e resolveu uma antiga dúvida cientÃfica e artÃstica: haveria um instante em que o cavalo ficasse com as quatro patas sem tocar o solo?
Abaixo, apresentamos um dos quadros de sua filmagem, que responde afirmativamente a essa questão.
Seja a força resultante sobre o conjunto cavalo-cavaleiro e
o centro de massa desse conjunto. Desprezando a resistência do ar, é correto afirmar que, durante o intervalo de tempo em que o cavalo não toca o solo:
(a) CM descreve um arco de parábola e
(b) CM descreve um arco de parábola e é vertical e para baixo
(c) CM descreve um arco de parábola e é horizontal e para frente (sentido de movimento do cavalo).
(d) CM descreve um segmento de reta horizontal e
(e) CM descreve um segmento de reta horizontal e e
é horizontal e para frente
(sentido de movimento do cavalo).
Dinâmica
Desconsiderando a resistência do ar, a única força que atua no sistema enquanto não está no solo é a gravitacional. Portanto, a força resultante aponta na vertical e para baixo.
Pela segunda lei de Newton, a aceleração do será igual a da gravidade. Assim, a equação da altura do
é:
O que corresponde a uma parábola. Ou seja, o movimento do centro de massa será um arco de parábola (parte de uma parábola).
Logo, a resposta correta é o item (b).
 Item (b)
Problema 7
Em um laboratório de fÃsica, três estudantes — Ana, Beatriz e Carlos — investigam o fenômeno da interferência entre ondas sonoras.
Ana e Beatriz instalam em seus celulares aplicativos que emitem ondas sonoras e os posicionam sobre uma bancada em uma sala silenciosa. Carlos, por sua vez, usa um aplicativo de medição de intensidade sonora (decibelÃmetro) e percebe que há regiões da bancada onde a intensidade sonora varia significativamente, inclusive pontos em que é praticamente nula.
Os estudantes levantam as seguintes hipóteses:
- As fontes sonoras devem ter a mesma frequência.
- Nos pontos de interferência destrutiva, a energia sonora é convertida em energia térmica.
- Nos pontos de máxima intensidade, esta é maior do que a soma das intensidades emitidas pelos celulares de Ana e Beatriz que seriam medidas isoladamente.
As considerações fisicamente corretas são:
(a) I
(b) I, II
(c) I, III
(d) II, III
(e) Todas
Ondulatória
Vamos analisar cada item:
I. Verdadeiro. Para que haja interferência estável (padrões fixos de interferência construtiva e destrutiva), as ondas precisam ser coerentes, ou seja:
- Mesma frequência
- Diferença de fase constante
II. Falso. Na interferência destrutiva não há dissipação de energia, apenas redistribuição espacial. A energia não desaparece nem se converte em calor localmente.
III. Verdadeiro. As amplitudes se somam nos pontos de máximo. Porém, como a intensidade é proporcional ao quadrado da amplitude, temos um valor maior que a soma das intensidades.
Sendo assim, o item (c) está correto.
Item (c)
Problema 8
Dawid Godziek é um conhecido ciclista de estilo livre nas modalidades MTB e BMX. Ele aceitou o desafio de um fabricante de bebidas e realizou suas manobras em uma pista de BMX montada ao longo de vários vagões de um trem em movimento retilÃneo e uniforme. A proeza foi filmada por uma câmera colocada na estrada, de forma a captar o movimento do trem e do atleta. Em relação à câmera, o atleta praticamente não se movimenta na direção horizontal. ref: https://www.redbull.com/int-en/dawid-godziekinterview-red-bull-bike-express Considerando os movimentos envolvidos, é correto afirmar que:
(a) O ciclista precisa desenvolver uma velocidade horizontal em relação ao trem igual à velocidade do trem em relação ao solo, porém em sentido contrário.
(b) O ciclista precisa desenvolver uma velocidade horizontal em relação ao solo igual à velocidade do trem em relação ao solo, porém em sentido contrário.
(c) O ciclista precisa desenvolver uma velocidade horizontal em relação ao solo igual ao dobro da velocidade do trem, em sentido contrário.
(d) Em relação ao ciclista, nem o solo nem a pista se movimentam na horizontal.
(e) O ciclista não precisa pedalar; as rodas da bicicleta são impulsionadas pela pista em movimento.
Cinemática
Vamos analisar as afirmações feitas por cada item:
(a) Verdadeiro. Dessa maneira, no referencial da câmera, a velocidade do ciclista cancela com a do trem, fazendo com que ele não se mova nesse referencial
(b) Falso. Se o ciclista não se movimenta no referencial da câmera, ele também não se movimenta no referencial do solo. Então, não faz sentido ele se mover neste referencial.
(c) Falso. Se o ciclista não se movimenta no referencial da câmera, ele também não se movimenta no referencial do solo. Então, não faz sentido ele se mover neste referencial.
(d) Falso. A pista com certeza se move em seu referencial, já que ele se move com respeito a ela.
(e) Falso. Se o ciclista não pedala-se, as rodas da bicicleta simplesmente não iriam se mover.
Logo, o item correto é o item (a).
Item (a)
Problema 9
Considere um eclipse solar que, momentaneamente, projeta sua sombra na região equatorial da Terra.
Qual é o sentido do movimento da sombra sobre o globo terrestre? Use seus conhecimentos sobre os movimentos da Terra e da Lua. Considere que a distância da Lua até a Terra é de aproximadamente 60 raios terrestres.
(a) Do sul para o norte.
(b) Do norte para o sul.
(c) Do leste para o oeste.
(d) Do oeste para o leste.
(e) A sombra permanece estacionária.
Astronomia
Como o sentido de rotação da Terra é de oeste para leste, o movimento da sombra da também será de oeste para leste.
Item (d)
Problema 10
A figura mostra o diagrama de fases da água. Com este diagrama, dado um valor de temperatura e pressão
, podemos saber em qual fase (sólido, lÃquido ou gás) a água se encontra. As linhas sólidas mostram linhas de coexistência.
é o ponto triplo da água (onde três fases coexistem). Em
termina uma linha de coexistência, por isso este ponto é chamado crÃtico. Assinale a figura que apresenta um processo que apresenta uma transição gás-sólido (ressublimação) e depois uma transição sólido-lÃquido (fusão):
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
Termodinâmica
Na figura abaixo, está representado cada estado da matéria conforme as regiões do gráfico:
Portanto, queremos uma linha vertical que comece no gás, passe para o estado sólido e continue até o estado lÃquido. Ao analisar as opções no gráfico, fica evidente que a reta que atende esses critérios é a reta do item (b).
Item (b)
Problema 11
Um satélite está em órbita geossÃncrona quando seu perÃodo orbital coincide com o perÃodo de rotação da Terra. Um satélite em órbita geoestacionária permanece sempre sobre o mesmo ponto da superfÃcie terrestre, na perspectiva de um observador fixo na Terra.
Com base nessas informações, analise as sentenças a seguir:
I. Um satélite em órbita geossÃncrona deve estar obrigatoriamente sobre a linha do Equador terrestre.
II. Um satélite em órbita geossÃncrona pode girar em sentido oposto ao giro da Terra.
III. Um satélite em órbita geossÃncrona pode ter um raio de órbita menor que o de um satélite em órbita geoestacionária.
As sentenças verdadeiras são:
(a) I
(b) II
(c) III
(d) I e III
(e) II e III
Gravitação
I (Falso) Um satélite em órbita geossÃncrona só necessita ter o mesmo perÃodo orbital, podendo ter inclinação orbital arbitrária
II (Verdadeiro) Um satélite em órbita geossÃncrona só necessita ter o mesmo perÃodo orbital, podendo girar em sentido oposto
III (Falso) Pela terceira lei de Kepler, Â , portanto se tem o mesmo perÃodo orbital, tem o mesmo raio orbital
Item (b)
Problema 12
Duas caixas metálicas vazias, cúbicas e idênticas — exceto pela cor externa — possuem um pequeno orifÃcio que atravessa completamente suas tampas. Uma das caixas tem a superfÃcie pintada de preto fosco, e a outra, de preto brilhante, conforme mostrado na figura. Ambas são aquecidas até a temperatura de e colocadas em uma sala com temperatura ambiente de
. Sejam
e
as potências irradiadas (taxas de emissão de energia térmica por radiação) pelas superfÃcies externas das caixas preta e branca, respectivamente. Analogamente, sejam
e
as potências irradiadas pelos orifÃcios das caixas preta e branca. Considerando os princÃpios da radiação térmica, assinale a alternativa correta:
(a) e
(b) e
(c) e
(d) e
(e) e
Termodinâmica
A lei de Stefan-Boltzmann relaciona a potência emitida por um corpo com sua temperatura:
em que é a emissividade do corpo. Para uma superfÃcie de cor preto fosco,
e para a superfÃcie de cor preto brilhante,
. Assim,
. Já para o orifÃcio, a parte interna de ambos os cubos atua como câmaras de corpo negro (note que a pintura foi dada somente à parte externa). Logo,
e o item (d) está correto.
Item (d)
Problema 13
Normalmente, quanto maior a altitude, menor é a temperatura do ar. No entanto, cidades situadas em vales ou próximas a montanhas podem apresentar um fenômeno chamado inversão térmica, no qual a temperatura do ar próximo ao solo é menor do que a das camadas de ar mais altas.
Em regiões urbanas ou industriais, esse fenômeno pode agravar a poluição atmosférica. Veja a figura.
Com base no texto e em seus conhecimentos de FÃsica, analise as sentenças a seguir:
I. O fenômeno é mais comum no verão, pois a maior incidência solar aquece as camadas superiores da atmosfera.
II. O ar frio permanece preso nas camadas mais baixas, pois é mais denso que o ar quente das camadas superiores.
III. A fumaça de escapamentos e chaminés, ao subir, pode esfriar e se tornar mais densa que o ar quente acima, dificultando sua dispersão para fora do vale.
São fisicamente corretas as sentenças:
(a) Nenhuma
(b) I e II
(c) I e III
(d) II e III
(e) Todas
Energia
Vamos analisar cada sentença:
I. Falsa: No verão, a maior incidência solar aquecerá principalmente o solo, esquentando o ar próximo a ele e facilitando a convecção a ocorrer, por fim, dificultando a inversão térmica. Para maior coomprensão sobre o assunto, podemos perceber que no inverno, o solo perde calor rapidamente por radiação, ficando mais frio e resfriando o ar próximo a ele, favorecendo assim a inversão térmica.
II. Verdadeira: O ar frio realmente é menos denso que o ar quente, por isso ele fica nas camadas inferiores e o ar quente sobe. Se o solo não estiver quente o suficiente para provocar a troca de calor entre as camadas (convecção), a inversão térmica pode acontecer.
III. Verdadeira: A fumaça inicialmente sobe por ser menos densa, porém conforme sobe, ela perde calor para o ambiente mais frio e sua densidade aumenta até o ponto de se tornar mais densa que o ar quente. Isso mantém a fumaça junto das camadas de ar frio, dificultando sua a dispersão para fora de vale.
Logo, a resposta correta é o item (d).
Item (d)
Problema 14
Considere os seguintes dois experimentos realizados em um laboratório de fÃsica, nos quais pequenas esferas são abandonadas do repouso e realizam uma queda livre vertical.
Experimento A: duas pequenas esferas são soltas da mesma altura , porém com um pequeno atraso de tempo
entre elas.
Experimento B: as duas esferas são soltas simultaneamente, porém de alturas ligeiramente diferentes.
Seja a distância, em função do tempo (com
), entre as duas esferas no caso A, e
a grandeza correspondente no caso B.
Podemos afirmar que:
(a) e
diminuem com o tempo.
(b) e
permanecem constantes.
(c) e
aumentam com o tempo.
(d) permanece constante e
aumenta com o tempo.
(e) aumenta com o tempo e
permanece constante.
Cinemática
Experimento A:
A equação de posição da primeira esfera será , enquanto a da segunda, para
, será
. Logo, a distância entre os dois corpos será
ou seja, muda com o tempo, aumentando.
Experimento B:
A equação de posição da primeira esfera será , enquanto a da segunda será
. Logo, a distância entre os dois corpos será
que é constante, logo, não muda com o tempo.
Logo, aumenta com o tempo e
permanece constante.
Item (e)
Problema 15
Em cidades sujeitas a ventos fortes ou tremores de terra, alguns arranha-céus modernos utilizam pêndulos gigantes como forma de proteção. Esses pêndulos amortecidos pesados, chamados de amortecedores de massa sintonizada, ficam presos próximos ao topo dos prédios e são projetados para oscilar em sentido contrário ao movimento do edifÃcio.
O objetivo é reduzir a amplitude das oscilações do prédio e aumentar a segurança das pessoas dentro dele. Um estudante faz as seguintes considerações sobre o funcionamento do pêndulo:
I. O pêndulo oscila na direção oposta à do vento ou da onda sÃsmica.
II. A oscilação do pêndulo entra em ressonância com a oscilação do edifÃcio.
III. O comprimento da haste de sustentação da massa do pêndulo é determinado pela frequência de oscilação natural do edifÃcio.
São fisicamente corretas as considerações:
(a) Nenhuma
(b) I e II
(c) I e III
(d) II e III
(e) Todas
Oscilações
Vamos analisar cada alternativa.
I. Falsa. O pêndulo oscila na direção oposta à do prédio, não necessariamente do vento ou onda sÃsmica.
II. Verdadeira. O objetivo é que o pêndulo entre em ressonância no sentido oposto para amortecer as oscilações do prédio.
III. Verdadeira. A frequência de oscilação do pêndulo depende do comprimento e da gravidade
. Portanto, para que seja igual a frequência de ressonância o comprimento do pêndulo deve se ajustar.
Isto torna verdadeira a alternativa d.
Item (d)
Problema 16
A figura a seguir mostra parte de uma tubulação em que o ramo principal, de para
, possui um estreitamento na região
e um ramo secundário
, formado por um tubo muito mais fino que o principal, que conecta as regiões
e
.
Sejam ,
e
as velocidades do fluido nas regiões
,
e
, respectivamente. Adotando o sentido positivo da velocidade da esquerda para a direita, assinale a alternativa correta:
(a) e
(b) e
(c) e
(d) e
(e) e
Hidrodinâmica
Pelo princÃpio da continuidade, . Portanto, para E em que a área é menor, a velocidade é maior. Disso segue que
.
Além disso, note que . Pela equação de Bernoulli,
. Ou seja, para que o lÃquido em S permaneça em equilÃbrio precisamos de uma coluna de água maior em E do que em B, de modo a igualar as pressões na parte de baixo do tubo. Ou seja, de modo coerente com a figura, o que indica que
. Com isso, o item e é correto.
Item (e)
Problema 17
Uma mola ideal de constante elástica k está presa ao teto por uma de suas extremidades (conforme a primeira figura à esquerda). Em seguida, dois blocos idênticos de massa m são acoplados à extremidade inferior E da mola por meio de um fio, conforme mostra a segunda figura à esquerda. O sistema encontra-se inicialmente em equilÃbrio estático. Em determinado instante, o fio que une os dois blocos se rompe. Desprezando a ação de forças dissipativas, como se movimenta o ponto E da mola após a ruptura?
(a) Oscila entre as linhas horizontais e
.
(b) Oscila entre as linhas horizontais e
.
(c) Sobe até a horizontal e lá permanece.
(d) Sobe até uma altura acima da horizontal
e lá permanece.
(e) Oscila entre a horizontal e a horizontal
acima dela.
Mecânica
Para resolver essa questão, vamos utilizar uma análise energética. Para isso, vamos primeiro verificar como estava o sistema antes do corte do fio. A tração no fio era de para sustentar os blocos abaixo. Então, podemos encontrar o deslocamento na mola no equilÃbrio:
Agora, após o corte, como o sistema não está mais na posição de equilÃbrio, o bloco irá realizar um Movimento Harmônico Simples(MHS). A distância entre dois pontos da trajetória que possuem velocidade nula é 2 vezes a amplitude do movimento. Então, vamos conservar a energia nessas duas posições:
Logo, o movimento ocorre entre e
. O item correto é o item (a).
Item (a)
Problema 18
Um bloco está apoiado em um plano inclinado liso. A figura que melhor representa as forças exercidas sobre o bloco são:
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
Estática
O bloco sofre da influência de apenas duas forças: o peso, que é sempre vertical e aponta para baixo, e a força de contato. A força de contato é, normalmente, formada por uma soma vetorial entre as forças normal e de atrito. Porém, como a superfÃcie é dita ser lisa, podemos desprezar a força de atrito e afirmar que a força de contato é simplesmente a normal. A normal é uma força que é sempre perpendicular a superfÃcie. Assim, a única figura que representa corretamente as forças do sistema é a da alternativa (a).
Item (a)
Problema 19
Uma estudante de fÃsica, com altura H = 162 cm, está observando-se em um espelho plano quadrado de lado L, fixado em uma parede vertical a uma distância de d = 120 cm à sua frente. O lado inferior do espelho está a uma altura h do solo. Os olhos da estudante estão localizados a 12 cm abaixo do topo de sua cabeça, conforme ilustrado na figura.
Nessas condições, a estudante vê sua imagem ocupando exatamente toda a altura do espelho.
Quais são os valores de h e L?
(a) h = 12 cm e L = 81 cm
(b) h = 24 cm e L = 81 cm
(c) h = 50 cm e L = 75 cm
(d) h = 60 cm e L = 75 cm
(e) h = 75 cm e L = 81 cm
Óptica
Por relação de triângulos, podemos notar que a altura total da menina é igual a duas vezes o comprimento do espelho, já que sua imagem se forma na exata mesma direção oposta que seu objeto. Veja a imagem abaixo:
Logo,
Da mesma forma, pode-se notar que a distância entre o espelho e a altura da menina é exatamente metade da distância entre seus olhos e o topo de sua cabeça, também por semelhança de triângulos. Logo, chamando de a distância entre o topo do espelho e a altura da menina, teremos que
Item (e)
Problema 20
A figura mostra o diagrama (pressão
versus volume
) de um mol de gás ideal. Os sentidos dos processos estão indicados pelas setas.
Sabendo que o processo II é isotérmico, assinale a alternativa que contém o(s) processo(s) em que o gás absorve calor (energia térmica) durante todo o processo.
(a) IV
(b) I e II
(c) I e III
(d) II e III
(e) I, II e III
Termodinâmica
Vamos analisar separadamente se cada processo é endotérmico (o gás absorve calor) ou exotérmico (o gás cede calor para o ambiente):
I. Endotérmico: Como o processo é isovolumétrico (), o trabalho nesse processo vai ser zero. Portanto, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, o calor recebido nesse processo é igual a variação da energia interna. Assim, utilizando a equação dos gases ideias, vemos que se a pressão aumenta enquanto o volume permanece constante, a temperatura também aumenta. Ou seja,
, o que implica
, o que significa que o calor foi absorvido pelo sistema.]
II. Endotérmico: Como o processo é isotérimco, a variação de energia é zero. Logo, de acordo com a primeira lei, o calor absorvido é igual ao trabalho feito
pelo gás. Além disso, sabemos que no diagrama, o trabalho
realizado é positivo, ou seja,
e o calor foi absorvido pelo sistema.
III. Ambos: Durante esse processo, tanto a energia interna quanto o trabalho realizados mudam sua contribuição para o calor. Assim conseguimos provar que, inicialmente, o gás começa a absorver calor e depois começa a ceder. Portanto, ele não absorve calor durante todo o processo e não deve ser considerado nesse problema.
Para um maior entedimento geral da situação, assumindo que o gás é monoatômico (por simplificação), o calor absorvido entre os pontos (1V, 4P) e (2V,3P) é:
Já o calor absorvido entre os pontos (3V, 2P) e (4V,1P) é:
Ou seja, em uma parte do processo, o calor é absorvido e em outra ele é cedido.
IV. Exotérmico: Nesse processo isobárico, podemos analisar separadamente a variação da energia interna e o trabalho
realizado pelo gás. Sabemos, de acordo com a lei dos gases ideias, que se o volume diminui enquanto a pressão é constante, então a temperatura diminui, o que implica
. Além disso, pelo diagrama vemos que o volume do gás diminui nesse processo, implicando
. Por fim, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, se a variação de energia interna e o trabalho são ambos negativos, o calor recebido também será, ou seja, o gás cedeu calor para o ambiente.
Logo, a resposta correta é o item (b)
Item (b)