Os famosos Physics Fights, ponto principal da IYPT, contam com 3 papéis principais: Relator, Opositor e Avaliador.
O Relator
Apresenta o problema escolhido, deve ser preparado pra responder muitas perguntas e mostrar que tem conhecimento da física por trás (mesmo se isso não for totalmente verdade). O Relator deve ser claro para defender a sua resolução e conseguir destacar os próprios pontos fortes.
O Opositor
A arte de criticar e elogiar de maneira equilibrada. O seu papel é esclarecer pontos da apresentação para o júri, testar os limites/aproximações do modelo, e dar sugestões de melhora sempre que possível! Não seja rude ou maluco, o seu papel não é "humilhar" o relator!! Conduza o PF com as suas perguntas e mostre que você também sabe.
O Avaliador
O que ficou faltando nessa discussão? É papel do avaliador descobrir! Destaque os pontos fortes e fracos da equipe Oponente e Relatora. As perguntas devem ser bem elaboradas, pois o avaliador teve muito tempo para ouvir a discussão e analisar os slides. Questione ambos, cite pontos que foram deixados de lado e se posicione.
Regras Gerais
Os representantes das 3 funções devem saber discutir e analisar o fenômeno, pois todos são submetidos as perguntas do jurados. O Relator possui os 10 minutos iniciais, mas o Opositor e o Avaliador também fazem apresentações ao longo do PF.
Inclusive, existe uma ordem muito clara dos momentos em que cada papel deve falar. A Organização da IYPT Brasil disponibilizou um anexo sobre isso, que pode ser encontrado aqui.
Após entender o que são os Physics Fights, vale a pena assistir os PF's de outras pessoas, para internalizar melhor modelo! Primeiro, veja os mais recentes da IYPT Brasil, em seguida, é bacana assistir de outros países também! Não se apegue ao formato do Fight, o Brasil segue o modelo usado nas Internacionais, mas outros países não (tipo na Alemanha, onde as equipes são compostas de duplas ou trios, e após a apresentação eles já seguem com o Fight de 12 minutos).
Segue algumas playlists com os Physics Fights de anos anteriores!