Tipos de garrafas PET

Tipos de Garrafas para a Elaboração do Foguete de PET.

 

Olá, fogueteiro! É um prazer tê-lo aqui!

Neste material vamos falar sobre as garrafas mais utilizadas para a elaboração de um bom foguete de garrafa pet. Se você tem dúvidas sobre o modelo que deve usar para fazê-lo e os prós e contras de cada molde, esse material é para você!

 

Molde garrafa Coca-Cola pet:

Prós: são garrafas fáceis de encontrar e boas para testar a elaboração de seu primeiro foguete. Seu formato é bom e aerodinâmico.

Contras: por ser uma garrafa pet, seu material é mais fino e menos resistente, o que dificulta no momento de suportar grandes pressões, pois o risco da garrafa explodir é maior. Além do mais, por ter um material mais fino, o risco de vazamento do combustível acaba sendo maior. Também, por ser fina, seu desgaste é maior, não podendo ser reutilizada várias vezes.

Dica: se for utilizá-la, dê preferência para a de 2 litros.

 Imagem 1: modelo garrafa Coca-Cola pet.

 

Molde garrafa Schweppes “arredondada”:

Prós: por ter uma modelagem arredondada, ajuda a ter uma aerodinâmica muito agradável!

Contras: por ser pet, é muito sensível e suporta pouca pressão. Também desgasta com facilidade, o que prejudica no momento de sua reutilização, além da facilidade de vazamento de combustível.

Obs.: o modelo arredondado da Schweppes só possui a garrafa de 1,5 litro.

  Imagem 2: modelo garrafa Schweppes

 

 

Molde garrafa Coca-Cola retornável:

Prós: por ser retornável, possui um material muito mais resistente, aumentando sua durabilidade, resistência e suportando grandes pressões. A maioria dos recordistas recomendam e usam as retornáveis pois, além de ter um material mais grosso, ajuda a evitar possíveis vazamentos de combustível. Suporta uma quantidade maior de combustível também. Pode ser reutilizada mais de 1 vez sem que apresente consideráveis deformações (exceto em casos específicos de superpressão)

Contras: por ter um material mais resistente, costuma ser mais cara, o que dificulta a compra de muitas unidades e troca constante. Além do mais, por ser mais grossa, pode ter uma facilidade maior de ficar presa no cano de lançamento se esse não for bem adequado ao tamanho da circunferência da “boca” da garrafa. 

Obs.: existe um modelo (de 1,5) que tem poucas unidades por ser fabricado apenas em estados específicos. Esse modelo é altamente utilizado por recordistas devido à sua modelagem mais aerodinâmica.

   Imagem 3: modelo da Coca-Cola retornável de 2 litros.

 

DICAS:

Sempre preste atenção na quantidade de combustível que coloca na sua garrafa! Em exagero, pode causar explosões! Habitue a quantidade de acordo com o material e volume suportado pela garrafa.

 

 

 

Esperamos que tenham gostado desse conteúdo! Compartilhem e entrem para nossa comunidade no Whatsapp!