Olimpíada Internacional de Informática

A IOI (International Olympiad in Informatics) é a principal e mais prestigiada competição de Informática. Nela, os países participam com equipes de até 4 alunos por país, que são selecionados através de suas respectivas olimpíadas nacionais e testes. Participam cerca de 88 países, totalizando mais de 350 alunos. Todo ano, a olimpíada é sediada presencialmente em um país diferente, o qual é escolhido pelo comitê da olimpíada como país organizador. A primeira IOI ocorreu em 1989 e aconteceu na Bulgária.

Formato

A competição é de caráter individual, i.e., todos os alunos competem entre si, inclusive os do mesmo país. A avaliação consiste em dois dias de prova, com cada dia tendo 3 problemas para 5 horas. Cada problema vale 100 pontos, totalizando 300 pontos por dia e 600 pontos nos dois dias. A pontuação total é simplesmente a soma da pontuação em cada problema individualmente. Os problemas sempre tem pontuação parcial, sendo através de subtasks ou problemas de otimização. Além disso, é muito comum que caiam problemas com estruturas diferentes de apenas entrada e saída, como interativos, comunicativos e output-only.

Premiação


  • Medalha de ouro ?: Primeiros 1/12 dos competidores.
  • Medalha de prata ?: Próximos 1/6 dos competidores (ouro + prata é 1/4).
  • Medalha de bronze ?: Próximos 1/3 dos competidores (ouro + prata + bronze é 1/2).
  • Menção honrosa ?: Participantes que não ganharam nenhuma medalha mas perfomaram melhor que 1/2 dos competidores em pelo menos um dos dias. Basicamente os competidores que perfomaram como bronze em pelo menos um dos dias.

 

Como participar

Para competir na IOI representando o Brasil, é preciso primeiro participar da OBI na modalidade Programação Nível 2 e ser convidado para a seletiva, que acontece na UNICAMP. A seletiva consiste de 4 dias seguidos de provas e no final os 4 primeiros colocados se classificam para a IOI. Para mais informações acerca da seletiva IOI do Brasil, visite a página de informações da seletiva [colocar o link]. Vale ressaltar que é possivel participar da IOI no primeiro ano da faculdade caso no ano anterior você estivesse no ensino médio. Por exemplo, se você fez o terceiro ano do ensino médio em 2023, pode participar da IOI 2024. Isso acontece porque a OBI 2023 que classifica para IOI 2024.

Brasil na IOI

O Brasil tem o costume de ir medianamente bem na IOI, ficando perto da 20ª posição nos ranks de soma das pontuações de cada membro nos últimos anos (2021, 2022). Nosso país conta com 34 bronzes, 17 pratas e 3 ouros desde a sua primeira participação, em 1999. Lembrando que esse blog está sendo escrito antes da IOI 2023, entào entre na página oficial do Brasil na IOI para mais informações. As 3 lendas que foram ouro na IOI pelo Brasil foram:

  • Felipe Abella: Participou 3 vezes na IOI, ganhando 2 pratas em 2009 e 2010, e ganhou o primeiro ouro do Brasil na competição em 2011. O mais impressionante é que ele foi o terceiro lugar, perdendo apenas para um chinês e para a maior lenda da programação competitiva da história, o tourist.
  • Renato Ferreira: Ele foi incríveis 5 vezes para a IOI, ganhando 2 bronzes em 2010 e 2011, prata em 2012 e terminando com um ouro em 2013, ficando em sétimo lugar. Hoje em dia estuda na Universidade de Waterloo.
  • Pedro Sacramento: Sua primeira participação na IOI foi em 2016, ano em que ele nào ganhou nada. Inicialmente ele estudava mais para matemática, tanto que ganhou um prata na IMO, mas no ano seguinte ele estudou mais para informática e conseguiu uma medalha de ouro, ficando em vigésimo quarto lugar.

Links e mais informações

Caso queira conferir informações mais detalhadas sobre a IOI ou explorar os problemas da competição, anexamos alguns links abaixo.