OBI

https://olimpiada.ic.unicamp.br/static/extras/misc/logo_obi.png

(Adaptado da página de apresentação e do regulamento da OBI)

O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está a cargo do Instituto de Computação da Unicamp.

A OBI está organizada em duas modalidades, e cada modalidade é dividida em níveis. As duas modalidades, denominadas Programação e Iniciação, são descritas a seguir.

Em todas as modalidades e níveis os alunos competem individualmente. Cada aluno poderá ser inscrito e participar em apenas uma modalidade e nível.

Modalidade Programação

A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação e é necessário prover um computador por participante, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, como noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.

Os níveis da Modalidade Programação são:

  • Nível Júnior, para alunos de qualquer ano do Ensino Fundamental;
  • Nível 1, para alunos do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio;
  • Nível 2, para alunos do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio;
  • Nível Sênior, para alunos do 4º ano do Ensino Técnico e alunos cursando pela primeira vez o 1º ano de um curso de graduação.

Para saber melhor como se preparar para essa modalidade, confira o Roteiro de Estudos e o Guia de Estudos do NOIC.

Modalidade Iniciação

Na modalidade Iniciação, alunos que ainda não sabem programar competem resolvendo problemas de lógica e problemas de raciocínio computacional, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por programação de computadores e detectar talentos potenciais para raciocínio computacional e programação.

A modalidade Iniciação tem três níveis:

  • Nível Júnior, para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 1, para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 2, para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Fases

A OBI é realizada em três fases: Local, Estadual e Nacional. Em cada fase, os melhores classificados serão convocados a participar da fase seguinte, conforme descrito a seguir.

  1. Em cada fase, somente serão convocados para a fase seguinte os candidatos que tiverem obtido ao menos 1/3 dos pontos da prova na fase corrente.
  2. Serão convocados para a Fase Estadual, para cada modalidade e nível:
    1. os melhores classificados na Fase Local em cada Escola, até o limite de 15% dos participantes efetivos da Escola na respectiva modalidade e nível;
    2. os melhores classificados nacionalmente na Fase Local, até o limite de 5% dos participantes efetivos na respectiva modalidade e nível.
  3. Serão convocados para a Fase Nacional, para cada modalidade e nível:
    1. os melhores classificados na Fase Estadual em cada Estado, até o limite de 15% dos participantes efetivos do Estado na Fase Estadual, na respectiva modalidade e nível;
    2. os melhores classificados nacionalmente na Fase Estadual, até o limite de 5% dos participantes efetivos do Estado da Fase Estadual na respectiva modalidade e nível.

Em geral, as notas de corte para a segunda e terceira fase são um pouco mais que metade da prova e podem ser alcançadas com um conhecimento básico de programação e raciocínio lógico.

Premiação (Modalidade programação)

Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze. Não há um critério pré-estabelecido sobre a quantidade de cada medalha ou a nota de corte para cada uma delas e há uma grande variação de ano para ano, mas é possível estimar aproximações desses dados:

  • 5 ouros, nota de corte ~ 400-450
  • 10 pratas, nota de corte ~ 300-400
  • 10 bronzes, nota de corte ~ 250-350

As notas de corte, em geral, estiveram na parte mais alta das aproximações nos últimos anos, e, entre os níveis, as notas de corte da PJ e P2 estão na parte mais alta das aproximações e as notas da P1 estão na parte mais baixa. Além disso, é importante ressaltar que a nota de corte varia bastante em relação à dificuldade da prova, então não calcule sua colocação somente baseado nos dados acima - leve em conta a dificuldade subjetiva da prova daquele ano.

Semana Olímpica

Os melhores colocados das modalidades Iniciação (exceto os do Nível Júnior) e Programação (exceto os do Nível Sênior) serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da Unicamp, durante a qual os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado. Os alunos da Modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação e os alunos da Modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da Unicamp e acontecerão em datas divulgadas oportunamente.

Para os alunos da Modalidade Programação Nível 2, a Semana Olímpica é conhecida como a Seletiva, pois nela ocorre uma série de provas para escolher os integrantes das competições internacionais das quais o Brasil participa. Veja mais sobre a Seletiva aqui.