O Torneio Feminino de Computação (TFC) é uma iniciativa do Movimento Meninas Olímpicas do Brasil da Universidade Federal de Santa Maria com o apoio da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), tendo o objetivo de incentivar a participação feminina na modalidade programação da OBI, criando modelos de inspiração e representatividade em um cenário estereotipadamente masculino. A competição foi inspirada na European Girls' Olympiad in Informatics (EGOI).
Formato
A competição é individual e totalmente online, usando o mesmo sistema da OBI ("Área competidores" do site). As competidoras devem ter um computador e acesso à internet disponíveis durante o horário da prova, sendo necessário só entrar no site durante o horário especificado, com somente uma fase e tendo 3 horas no intervalo de tempo indicado para resolver 4 problemas de programação, contadas a partir do horário do primeiro acesso. As linguagens de programação permitidas seguem o regulamento da OBI.
Premiação
- Todas as participantes, coordenadores(as) e colaboradores(as) terão direito a certificados. Os melhores classificados terão direito a medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, em quantidades a serem determinadas pela Comissão Organizadora, dependendo da quantidade de participantes e dos resultados. Serão oferecidas menções honrosas, a critério da organização do TFC.BR.
- Menções Honrosas: certificado digital do prêmio e convite para participar da Fase 3 da OBI.
- Medalhas de ouro, prata e bronze: certificado digital do prêmio, camiseta, medalha e convite para participar da Fase 3 da OBI.
Como participar
Todas as meninas que se inscreveram para a OBI em qualquer modalidade programação podem participar, sem necessidade de outra inscrição. Mais informações no site da OBI: https://olimpiada.ic.unicamp.br.
Links e mais informações
Caso queira conferir informações mais detalhadas sobre o TFC ou explorar os problemas da competição, anexamos alguns links abaixo.