Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA)

olaa

A Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) é uma olimpíada internacional realizada na América Latina onde competem alunos de até 20 anos que não estejam matriculados em ensino superior. Cada país manda para o país sede da competição uma equipe de até 5 integrantes, sempre havendo pelo menos um representante de cada sexo (feminino e masculino).

Durante a OLAA os estudantes terão que realizar provas teóricas, de observação do céu e de lançamentos de foguetes, sendo algumas dessas de grupo. No final da olimpíada, aqueles alunos com maiores pontuações serão agraciados com medalhas e menções.

No Brasil, a seleção das equipes da OLAA é feita a partir da OBA. Em torno de 5000 alunos com melhores desempenhos na olimpíada nacional, são convidados para participar de uma etapa inicial de seleção que consiste em provas online. A partir destas provas são selecionados cerca de 100 alunos para participarem de provas presenciais em Barra do Piraí. Os 40 alunos com melhores notas nessa fase serão classificados para mais dois treinamentos em Vinhedo, SP, que possuirão provas semelhantes as da fase anterior, entretanto mais difíceis. Conforme o desempenho nesses treinamentos, serão selecionados os representantes para a IOAA e OLAA.

Para mais informações, acesse: